Seu Blog precisa de regras para comentários?

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Um dilema levantado nos últimos dias me fez pensar: um blog precisa mesmo de Política para Comentários? Precisamos de expor regras para a forma como moderamos e aprovamos os comentários que recebemos ou tudo pode ser livre, sem limites? Não é uma questão fácil, mas é algo extremamente relevante que precisa ser analisado com calma. Penso que tais “Políticas” garantem a coerência do blogueiro e o protegem de eventuais problemas futuros, até de possíveis problemas legais. Mas vamos ver também até que ponto isso é realmente relevante.

Já publiquei aqui sobre a importância de seu blog ter “Políticas”, alguns tipos de regras que explicam sua forma de agir e administrar seu blog, especialmente no que diz respeito ao conteúdo e publicidade:

Vamos levantar alguns pontos e refletir para ver se estamos agindo corretamente e até que ponto precisamos de políticas e regras para mantermos nossos blogs, seu nível de qualidade e até garantir sua sobrevivência a longo prazo. O artigo que segue é grande, mas vale a pena ler cada palavrinha.

Regras são uma forma de Censura?

Até a liberdade tem seus limites. É o velho ditado: a sua liberdade termina onde começa a liberdade do outro.

É muito bonito levantarmos bandeiras pela liberdade de expressão, mas esquecermos de nossos responsabilidades ao dizer o que pensamos. A liberdade de expressão exige que quem se expressa tenham ao menos a mínima capacidade de entender que o outro a seu lado também irá se expressar e poderá ser em contrário a si.

Por incrível que pareça, são regras que garantem qualquer tipo de liberdade. Essas regras são os fundamentos da democracia a até de alguns níveis de sistemas anárquicos.

Alguns podem pensar que uma Política para Comentários está Censurando e proibindo o direito de expressão do outro. A verdade é que o Blog não é uma praça pública, mesmo sendo acessível a todos. Quem se expressa primeiro deve ter coragem de dizer seu nome, mostrar sua cara. O anonimato não é coerente com a exigência de liberdade de expressão.

Também devemos observar que o dono do Blog tem o direito de delimitar como e onde as pessoas podem expor suas opiniões e isso é questão de organização.

O dono do Blog faz o papel de moderador de um debate. Ele é responsável pelo espaço, mas não é responsável por aquilo que os outros pensam e escrevem. Uma política de comentários precisa contemplar isso, separando a opinião do autor com a opinião dos comentadores.

Recomendo como exemplo ler os seguintes links:

Todo blog tem Política para Comentários?

Nem todos os blogs têm políticas para comentários. Aqui no [ Ferramentas Blog ] mantemos uma com regras bem rígidas e que geram até polêmica na blogosfera. Pode parecer exagerada, mas ajuda-me a manter o nível de qualidade que espero para o conteúdo do blog.

O conteúdo de um blog é completado pelos comentários que ele recebe e isso fará parte da estrutura permanente do Blog. Se você pensar a longo prazo, verá que os comentários estarão atrelados a seu blog enquanto ele existir. Quem visita o seu blog tomará os comentários como medida de qualidade do conteúdo também.

TODOS os melhores blogs que conheço têm políticas para comentários tão rígidas quanto a que mantenho aqui e que causa tanta polêmica para alguns. Olha só o que faz por exemplo o Blog TechTudo (Globo.com):

“A necessária conexão à Internet para utilização da ferramenta é de inteira responsabilidade do Usuário, devendo este responsabilizar-se pelas contratações e custos inerentes.”

Foi isso mesmo que você leu: eles explicam à pessoa que, para comentar no blog deles é preciso que o usuário pague pela própria conexão à internet. Com toda certeza pode parecer exagero do jurídico, mas existem Trolls (espíritos de porco) que poderiam dizer “eu quero comentar no TechTudo, mas eles só permitem quem tem acesso à internet…“, vai ter gente alegando que o TechTudo é contra a liberdade de expressão…

Certo… isso é demais. Vamos pensar em algo mais próximo.

Um dos blogs mais admirados é o Criar Sites do Celso Lemes. Ele tem uma política de comentários bem comum, mas muito rigorosa, aos moldes do que a maioria dos blogs tenta fazer. Fica o resumo logo perto do formulário de comentários, no rodapé dos posts, na esperança de que as pessoas leiam antes de continuar:

Não está escrito explicitamente, mas para quem sabe interpretar texto e leu com atenção, fica evidente que o Celso excluirá qualquer comentário que esteja fora das regras.

Gosto do modelo de politica do Paulo Faustino no Escola Dinheiro. Como faço aqui, ele também mantém uma página só sobre suas regras para comentários recebidos. O mais interessante é que o Paulo escreveu um texto bem positivista.

“Tenha em atenção também que os autores da Escola reservam o direito de eliminar comentários de utilizadores que apenas têm como objectivo a auto-promoção dos seus produtos, serviços ou endereços URL e que em nada ajudam à evolução e partilha de conhecimentos na Escola.”

O texto é um pouco mais longo e pode ser lido aqui: Política de Comentários do Escola Dinheiro. Nas entrelinhas podemos ver que o Paulo e sua equipe tratam os comentários com muito cuidado, prezando pela imagem de seus conteúdos.

A blogueira mais respeitada na blogosfera brasileira, a Juliana Sardinha do Dicas Blogger, tem termos de uso muito rígidos, tanto quanto os meus aqui. Ela escreve o seguinte logo no início dos Termos de Uso:

Não há argumentos nem choro: se estiver fora das regras, não serão aprovados. No Blog da Juliana eles moderam 100% dos comentários recebidos, até de quem sempre está por lá comentando e é amigo.

Mostrando esses 5 exemplos, incluindo o [ Ferramentas Blog ] vemos que essa é uma prática importante para manter a estrutura do seu blog. Você vai encontrar milhares de blogs que não usam regras para comentários, mas eu prefiro me espelhar no exemplo dos melhores do que apenas no que faz a maioria.

Poderia citar aqui grandes blogs internacionais, mas acho que já deu pra entender.

Está certo moderar e impor regras nos comentários?

Penso que está certo na medida em que as regras e a moderação sejam coerentes e as atitudes sejam justificadas e expostas claramente para o público. Agindo de forma aberta e sincera com o seu público, eles participarão por sentir mais segurança na estrutura do blog.

A segurança e firmeza são muito importantes para que o seu público se sinta motivado em comentar, por saber que aquele é realmente um espaço democrático e que sua opinião será respeitada e aceita, sem violência, discriminação ou risco de ser atropelado por pessoas ignorantes.

Moderando os comentários você garante que cada artigo do seu blog terá uma ampliação do conteúdo e que tudo que for postado será definitivamente relevante para o debate proposto.

Os comentários são altamente relevantes para as técnicas de SEO, pois agregam palavras chave, links e integrações. Mostra ao Google que seu blog está sempre ativo e que aquele conteúdo foi relevante para um amplo público que interagiu diretamente com ele.

Por tanto, a moderação de comentários é também uma técnica de SEO baseada na contextualização e na qualidade do conteúdo que você mantém em seu blog. O comentário é conteúdo também.

Devemos ficar intimidados e parar de comentar?

Alguns poderão argumentar que muitas regras acabarão intimidando a participação das pessoas e pode até afastar as pessoas. Há até os que julgam-se no direito que querer proibir os outros de ter regras e moderação em seus blogs.

Se você não quer impor limites aos comentários e participações em seu blog, esse é um direito seu, mas que precisa ser consciente e coerente com suas atitudes. Seu blog estará sujeito a comentários e participações e atuações indesejadas, que poderão afastar mais gente do que simples regras afastariam.

Imagine se um grupo de pessoas resolvesse ir até o seu blog só para comentar ofendendo você e seus leitores. Se você mantém livre e sem regras aquele espaço, então nunca poderá apagar ou moderar as ofensas. Nem mesmo poderá moderar e excluir SPAMs, pois é um “direito à liberdade de expressão” espalhar SPAM, certo?

Mas não vamos exagerar, sejamos mais realistas.

Você mantém um blog de receitas vegetarianas e naquele post da “Polenta gratinada com brócolis e queijo” aparece alguém perguntando sobre como temperar uma picanha maturada pro churrasco do fim de semana na lage. Ora! Picanha maturada é uma afronta às receitas vegetarianas. Você é obrigado a aceitar o comentários e ainda tem que responder?

Temos que responder todos os comentários recebidos?

Por fim a dúvida que não quer calar: todos os comentários recebido precisam de uma resposta do autor?

Um único exemplo para ilustrar e fechar este artigo longo que escrevi hoje. Muitas pessoas vão comentar concordando com o meu ponto de vista aqui retratado em mais de 1500 palavras. Outros irão discordar. Se em algum momento eu precisar defender meu ponto de vista e adicionar mais informações, então responderei ao comentário. Mas se o visitante escreve algo que amplia o debate e eu não tenho nada a dizer? Só por educação e pra mostrar que sou um “blogueiro legal” vou responder qualquer coisa para multiplicar números e parecer que estou interagindo?

O exemplo do blog de receitas vegetarianas: Você fez a receita em sua casa, volta ao blog para agradecer e contar sua ótima experiência, dizendo que tudo deu certo. A autora do blog precisa dizer “Parabéns, você brilhou” só para o leitor saber que a autora viu o comentário dela?

É precisa saber a hora certa pra cada coisa. Hora pra apagar comentários, hora de aprovar, hora de responder e até a hora de fechar os comentários e proibir tudo de vez.

.

33 Comentários

  1. Devido a polêmica num dos últimos posts e a algo parecido ocorrendo comigo em meu site, decidi também criar uma página com politicas de privacidade, comentários e parcerias. creio que agora lidarei melhor com algumas pessoas que fizeram mimimi por eu ter excluído alguns comentários que não tinham relação com o post em questão.

    Responder

    • Thiago,
      Penso que essa é a forma mais simples de resolver possíveis problemas: quando deixamos claro e bem explicado nossa forma de agir. Você expõe o que pensa e espera dos comentários e o visitante tem uma linha a seguir.
      Realmente facilitará o seu trabalho de moderação, e para isso é bom ter critérios bem definidos.

      Responder

  2. É isso aí! Marcos, mais uma vez você foi num ponto X que os visitantes não estavam entendo, levando ao lado pessoal! Aqui estamos para aprender, aproveitar cada momento. Não devemos ser crianças ao ponto de levar na blogosfera em geral para ofender a pessoa e o seu blog. Como você mesmo escreveu, citou e até acompanho os outros blog. Se existe uma Política para comentários é para ser respeitado! Antes de fazer um comentário em qualquer blog/site lê o artigo primeiro e depois releia para fazer um comentário que complementa o artigo, para não ficar escrevendo besteira e até mesmo ofendendo os donos dos blog/site, procuro acompanhar cada comentário escrito pelos visitantes, às vezes concordo e outras vezes discordo de alguns comentários, mais não chego a querer levar algo pessoal, pelo contrário peço até perdão pelo meu comentário se ofendi o visitante.
    Marcos, parabéns mais uma vez pelo artigo!

    Responder

    • Wagner,

      A melhor forma de defendermos nossa opinião é explicando nossa forma de pensar, sem deixar de respeitar o que os outros pensam. Meu propósito é unicamente levantar um ponto de vista, fazer uma reflexão sobre um assunto que acho importante, dizendo o que acho, sugerindo aos outros blogs.
      Isso é fazer debate. Sem precisar citar ninguém oferecemos uma posição firme e bem sustentada sobre um determinado assunto.

      É uma pena não termos muitas pessoas capazes desse nível de argumentação e debate. Isso ajudaria muitos outros blogueiros.

      Responder

      • É exatamente isso Marcos!

        Eu recebi um email hoje e até marquei como importante no gmail para lê mais tarde e sei que é algo sobre debates na Blogosfera e o engraçado disso Marcos, me pareçe, só não tenho certeza que é um dos visitantes que entendeu de forma errada e levando para algo pessoal. O que eu fiz hoje, não mandei uma mensagem no CONTATO? E eu sei a sua resposta. Agora, a pessoa que se diz blogueiro e ainda levando para algo pessoal, só porque não gostou do seu comentário excluído, por favor gente tenha dó! Esta pessoa não merece nem o seu blog/site visitado, vou lê o email e vou me pronunciar com artigo que ela escreveu. Desculpa Marcos pelo comentário, estou vendo que os ofendidos levaram para pessoal do que aprendizado!

        Responder

  3. Eu modero TODOS os meus comentários. Meu blog não é enorme, nem famoso, mas tenho bastante visitas e comentários.
    Não admito algo tipo “pixação de paredes”, isto é, comentários nada a ver com o assunto e palavras chulas. Afinal o Blog é minha casa na Internet e respeito é bom e eu gosto.
    Nunca tive problemas, ainda bem. E tenho 3 blogs.
    Obrigada pela postagem, muito boa.
    Até.

    Responder

  4. Marcos meu amigo estou de acordo com a moderação de conteúdo, é importante ter esse tipo de barreira para não aparecer comentários sem noção, etc. Aqui no meu blog estou com moderação no meu painel wordpress e pretendo continuar, abraço.

    Responder

  5. Isso é fundamental para um blog/site tanto regras, quanto a moderação… isso porque tudo aquilo q é postado dentro de um site/blog é de total responsabilidade do responsavel “legal do website/blog” podendo o prejudicar. vlw ae Marcos por postar isso, agora vc me fez ver com mais clareza regras de utilização de um website

    Responder

  6. Já há um bom tempo eu coloquei página de regras, privacidade e comentários no meu blog, pois percebi que grandes portais o tinham e evitava muita dor de cabeça com leitor folgado e mal educado. Acho que todo blog deve ter uma, blogs não podem ser casas da mãe Joana, aceitando tudo e até ofensas em nome da “liberdade de expressão”.

    Ótimo post! 😀

    Responder

  7. As minhas regras de comentar são

    – palavrõs/ofensas,spam/promoções ou e-mail/senha vão ser deletados
    – Para deixar o endereço de sua Pagina da internet clique aqui e copie o codigo e cole no seu cometario

    Responder

  8. Sempre é bom colocar algumas regras, isso porque tem sempre um engraçadinho que adora causar confusão. Há mais de um ano eu coloquei o sistema de comentários do Disqus no meu site.

    Sempre deixei a opção livre, ou seja, a pessoa comenta e o mesmo já aparece sem a minha aprovação. Porém, eu sempre leio os comentários dos visitantes que chega na minha caixa de e-mail. Até que um dia, um engraçadinho ao envés de fazer um comentário construtivo, não, ele fez questão de xinga todos os usuários que deixaram o comentário. Tudo bem que ele não concorde com os outros cometário, mas a opinião dos ouros deve ser respeitada.

    Então, não tipo opção, removei o comentário ofensivo e ainda deixei o recado para quem quiser saber o por que aquele comentário foi removido.

    Resumindo Marcos: Regras e uma politica do site é necessário sim. Pois sempre á aquele que quer causar um barraco.

    Responder

  9. Pingback: Criando uma política para comentários | DicasWP

  10. Oi Marcos, Qual é o melhor, a moderação ativada, aceitar os comentarios mesmo que ofenda o autor ou outro comentarista, ou a moderação desativada e não aceitar os comentarios mesmo que ofenda o autor ou outro comentarista ?

    Responder

    • Angelo,
      Nenhum tipo de ofensa é aceitável.
      Considero importante moderar os comentários como parte da atividade do blogueiro que é responsável pelo que é aprovado ou não. Você precisa estabelecer as melhores regras para o seu tipo de público.

      Responder

        • Angelo,
          Fica a seu critério decidir o que é melhor para o seu blog. Eu não acho uma boa ideia publicar ofensas. Liberdade tem limite e precisamos preservar um mínimo de qualidade e coerência dentro do blog, inclusive nos comentários.

          Responder

  11. Olá Marcos,
    Obrigado pela indicação. Eu acompanhei alguns artigos falando sobre este tema nos últimos dias e acredito que com isso, a blogosfera de um modo geral, aprendeu uma nova lição.

    Quanto ao artigo, realmente é necessário ter uma política nos comentários que dê liberdade ao blogueiro de eliminar qualquer comentário que seja ofensivo, de auto promoção ou que não seja coerente.
    É claro que eu não sou severo em relação as minhas próprias regras, tem muitos comentários que não deveriam, mas eu deixo passar. Apenas deleto os que estrapolam.
    Quanto a responder a todos os comentários, eu também concordo. Nem sempre é necessário uma resposta.

    Abraço!

    Responder

    • Celso,

      Muito obrigado por vir mais uma vez ao meu blog e compartilhar seus conhecimentos e opinião. Seu trabalho é referência há muitos anos e acompanho sempre seus artigos.

      Responder

  12. Olá,

    Acho importante a criação de regras para comentários, principalmente quando o seu blog começar a receber um fluxo maior de visitantes.

    Eu, por exemplo, criei recentemente uma política de comentários que vale para meus dois blogs, e a partir de agora sempre recomendarei no final de cada artigo que o leitor leia essa política antes de comentar. E, bem no cabeçalho da política de comentários, deixo bem claro que não se trata de censurar quem quer que seja, e sim de garantir que os comentários exibidos no meu blog sejam úteis e interessantes a todos os visitantes. São 10 regras atualmente, mas que são perfeitamente possíveis de cumprir; afinal, tomei o cuidado de não ser muito rigoroso, mas deixando claro que mesmo a liberdade de expressão tem limites, como bem dito neste artigo.

    Muito bacana seu trabalho, Marcos.

    Abraços!

    Responder

  13. Já que a responsabilidade é do autor do blog, então é preciso sim moderar, pelo menos ler os comentários.

    Responder

  14. Eu encontrei um maneira bem prática e útil de administrar os comentários. Coloquei o aplicativo do Facebook para Developers que permite inserir comentários no seu site e automaticamente o comentário do visitante fica postado no perfil dele dentro do Facebook. Isso aumenta o número de visitas através das pessoas que vão ler o comentário no facebook. Outro lado positivo, é que a própria pessoa está se expondo ao comentar, então ela pensará duas vezes em escrever algo indecente ou coisa do tipo, afinal todos amigos(a) do facebook dela vão ficar sabendo, e se rolar alguma questão judicial pelo perfil do visitante você pode re-passar a co-responsabilidade pelo comentário indevido. #Ficaadica

    P.s: Depois de 02 meses eu desativei o app do Facebook do meu site, devido ao número baixo de comentários postados. Mas pra quem procura uma solução para gerenciamento de comments, deixo minha dica pra vocês.

    Responder

  15. Excelente artigo.
    E muito útil esses exemplos de política de comentários. Muito bom mesmo.

    Aproveitando…
    Eu ultimamente estou utilizando um código de comentários do Facebook… você recomenda essa prática ? Já que não posso apagá-los…
    Utilizo por uma questão de difusão… A pessoa comenta ao mesmo tempo que pode compartilhar em seu perfil e divulgar o conteúdo …

    Abraços!

    Responder

  16. Marcos, você me surpreende a cada dia que passa!!!

    Suas palavras de sabedoria me ajudam a cada dia em meu blog!

    Penso como você, também tenho política de comentários no meu blog…

    Esses tempos passei por uma situação desagradável em um outro blog.

    Fiz um comentário nesse blog e uma pessoa quis me ofender usando o anonimato.

    Quando o blog é seu, você sabe como agir, agora no blog de outras pessoas é complicado lidar com esse tipo de situação!

    Fica um clima chato e o leitor ofendido acaba se afastando…

    O mais engraçado é a pessoa exigir respeito fazendo comentários anônimos…

    Como alguém quer impor respeito, se ela mesma não tem respeito por ninguém?

    Definitivamente comentários anônimos não tem significado algum, mesmo que seja um comentário pertinente!

    A grande maioria dos comentários anônimos são apenas para ofender, por isso nunca aprovo esse tipo de comentário!

    Responder

  17. Olá Marcos,
    Este artigo é justamente o que eu estava procurando. Tenho um blog faz pouco tempo e estava preocupada em colocar algumas regras (e como colocar), visto que recebo alguns comentários que não tem nada a ver com o post.
    Parabéns pelo post!

    Responder

    • Muito bom o conteúdo,Já me deparei com comentários de ridicularizar certas atitudes de algum grupo, mais quem mesmo fazem fazer escárnio de.
      Ridiculizar.com certos nomes e apelidos não mostrar quem és de fato, tem uma foto forma de desenho A grande maioria dos comentários anônimos são
      assim não tem a coragem de mostrar quem são,usam uma mascara ,realmente constrangedor,ótimo artigo,sucesso.

      Responder

  18. Pingback: Blogs interessantes para quem trabalha com internet

  19. Eu ponho regras pra comentar no meu blog, mas é porque ele é cheio de anônimos que só chegam pra dizer ”lol seu blog é uma merda vai tomar no c* sua forever alone, nunca mais virei aqui”.

    Só que as regras lá são mais simples do tipo: só comente se for alguma coisa sobre o post, não faça spam (mas eu permito o link do blog no final, contanto que seja um comentário decente), não peça pra eu seguir/recomendar seu blog, não peça parceria fora da página de parceria, não peça dados pessoais dos outros leitores, etc.

    Quanto a xingamentos e etc, eu permito… quem tá xingando é o comentarista, se ele gerar briga com o pessoal, o problema não é meu! Eu também permito os anônimos, porque muitos só comentam no anonimato por segurança (ou até mesmo por timidez), mas os anônimos trolls sempre recebem uma ”cortada” e se mandam ^^

    Eu achei legais as suas regras pra comentários, mas sei lá, são escritas de uma maneira meio dura demais. É o que eu acho. Fui.

    Responder

  20. Eu também concordo com a moderação e passei aqui pra ter ideias de que regras colocar nos meus blogs.

    PS: a receita do brocolis ta parecendo uma delícia!

    Responder

  21. Pingback: Regras para comentários | Blog do Parques e Praças de Curitiba

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.