Seu Blog tem medo de Pinguins e Pandas? Google Penguin Update

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Sobre o Google Penguin, SEO e assuntos complementares.
A imagem de pinguins e pandas para a imaginação geral é de bichinhos inocentes e bonitinhos, totalmente inofensivos. O problema é que a Google usou estes nomes para as atualizações mais importantes no seu algoritmo, para a forma como classificam os resultados nas buscas. Muitos blogueiros e sites perderam posições, visitas (tráfego) e receita por conta disso, passando a temer Pinguim e Panda.

Google Penguin


Para quem não sabe sobre as atualizações do Google com o Panda e como eles vêm melhorando o sistema de indexação para garantir melhore resultados nas buscas e técnicas de SEO, recomendo que leia:

Agora a Google reformulou seu algoritmo mais uma vez, implementando mudanças que atingiram muitos sites, derrubando muita gente do topo dos resultados, o que causou principalmente perda de visitas. A mudança veio em Abril/2012 e não parou lá. Quando a Google reformula sua forma de administrar os resultados, essas mudanças levam meses para serem aplicadas totalmente e são refinadas ao longo do tempo, até chegarem a uma versão final.

Depois do “Panda”, então veio o “Google Penguin Update” (Pinguim) para atormentar os desenvolvedores de conteúdo, blogueiros, e webmasters. O objetivo principal da Google é sempre melhorar a experiência do usuário que faz a busca, apresentando os melhores resultados. Assim, o Google é um sistema em constante atualização.

Na prática isso afeta diretamente aqueles que querem apenas levar vantagem e, de forma irregular, aparecer bem posicionado no Google sem oferecer conteúdo real ou de qualidade. O que a Google sempre buscou para seu índice foi conteúdo relevante, útil, bem organizado, fácil de navegar, de qualidade e originais.

Não é um tiro no escuro. A Google oferece um guia de “boas práticas” (Diretrizes de qualidade) sobre o que espera de nós na hora de criar conteúdo.

O que faz o Penguin?

Baseada nessas diretrizes, é que a Google agora reformulou boa parte de seu algoritmo, a atualização Penguin, justamente para combater conteúdo SPAM ou qualquer coisa cujo objetivo seja enganar o visitantes, não tendo conteúdo realmente relevante e útil.

Agora estão combatendo mais fortemente tudo o que vai contra sua concepção de “qualidade” para os conteúdos dos sites, blogs, fóruns e até redes sociais.

O que se busca é que os desenvolvedores pensem na experiência do usuário que visita seus blogs, sites, e interagem com o conteúdo ali apresentado. Justamente o que sempre ensinamos aqui no [ Ferramentas Blog ].

Por isso mesmo que é preciso destacar o conteúdo, produzir algo original e pensar sempre em ser o mais relevante possível para seus visitantes. Os principais espaços do seu blog precisam ser ocupados por conteúdo e nunca podem ficar escondidos por banners ou anúncios.

Os links deve realmente apontar para artigos e páginas que complementem a informação e até as imagens devem ilustrar o que está descrito no artigo. Os títulos e parágrafos devem ser formulados pensando sempre na facilidade de leitura para o visitante, usando as palavras chave certas.

Há muitos outros fatores do Penguin que ainda não estão evidentes e a própria Google não revelou tudo. Assim, o que formos aprendendo, vamos ensinar aqui no Blog para você.

Fonte: Another step to reward high-quality sites

.

13 Comentários

  1. Olá!!

    Nosso site perdeu 30% do volume de visitas e ainda não entendemos o motivo. Em outras atualizações, conseguimos nos adequar, mas desta vez, não localizamos qual foi a punição que recebemos.

    Responder

  2. Assim como na chegada do Panda, agora também entrei numa gelada com o Penguin. Mas tenho observado muitos blogs que são referencias para blogueiros que estão na mesma situação.

    Então, é levantar a cabeça e seguir em frente, o meu medo é a hora que eles lançarem o “Lion Google” para completar o Zoológico.

    Responder

  3. Eu tenho duas perguntas:

    Afinal de contas, eu posso usar plugins para otimizar SEO ou não?
    Se eu posso usar, qual seria o mais recomendável?

    O Google está burocratizando muito, fica difícil acompanhar tantas mudanças.

    Responder

    • Leandro,
      Pode usar sem problemas.
      Há vários plugins para SEO que funcionam muito bem no WordPress.org. O mais conhecido é o “All in One SEO”, mas você pode procurar e testar o que funcionar melhor no seu blog. O certo é usar apenas um.

      Responder

  4. Marcos,

    Gostei muito do pos, e além do mais, até agora não sofri com a atualização, foi ao contrario meu blog recebe m,ais visitas pelo buscador. Este post me inspirou a falar também sobre o Google Pinguin.

    Abraços.

    Responder

  5. Desde o início do mês venho notando que aumentou em 20% com picos de 40% o número de visitantes, estranhei este aumento, mas lendo este post do Ferramentas Blog tudo faz sentido. Minhas imagens ilustram o que está descrito no artigo e coloco links que complementam as informações.

    Responder

  6. Pingback: Plagiadores vão perder posições no Google - [ Ferramentas Blog ] | [ Ferramentas Blog ]

  7. Pingback: O Google odeia seu Blog ou só quer o seu Conteúdo - [ Ferramentas Blog ] | [ Ferramentas Blog ]

  8. Então estou seguindo as “regras”, pois no ano passado, meu blog recebia 2.000 visitas por dia, vindas da pesquisa google e ask. Esse ano, a média diária subiu para 7 mil. Estou muito contente em saber que o meu conteúdo original chamou atenção do google.

    Responder

  9. Pingback: Você está preparado para o NOVO Ranking do Google? - [ Ferramentas Blog ] | [ Ferramentas Blog ]

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.