Seu Blog tem uma identidade visual?

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Aqui no [ Ferramentas Blog ] insisto muito na importância do conteúdo e na qualidade do que é publicado para atrair e fidelizar seu público alvo. Mas existem outros elementos importantes que ajudam e facilitam esse processo. Algo extremamente importante é fixar sua marca/nome na mente, na memória de seus visitantes. Se não se esquecem de seu blog, maiores as chances de voltarem.

Quando falo aqui de identidade visual, refiro-me a todos os aspectos que podem atrair a atenção do visitante que vai além dos posts. Isso inclui especialmente a estrutura de layout de seu blog, que deve ser sempre agradável e de fácil navegabilidade.

blog_logo-tipo-letras

Mas é de extrema importância ter uma marca, algo como uma logo, uma imagem com a qual o seu público possa se identificar. Veja o caso de marcas famosas e como nos lembramos do nome delas e os produtos/serviços relacionados a elas só de olhar para suas marcas.

Nos dois exemplos de identidades visuais citados acima é preciso um mínimo de conhecimento técnico ou será necessário contratar alguém que possa fazer isso para você, seja criar um layout para seu blog ou uma logomarca. Esse é um tipo de custo, como é também o registro de um domínio próprio.

Falando em domínio próprio, passa pela identidade visual também o nome de seu blog. Um nome fácil, simples e objetivo, que diga do que se trata seu conteúdo ou remeta ao que é mais importante para você, também ajuda na fidelização dos visitantes. Um bom nome quando corretamente aplicado e usado, pode até se tornar uma grande marca.

Aqui neste blog uso uma identidade visual bem distinta e simples.

Sabe dizer qual é?

Artigos que podem te ajudar nisso:

.

7 Comentários

  1. Bem interessante esse assunto! Eu sem querer querendo acabei criando uma identidade visual para o meu blog. Sem pensar sobre isso. Hoje, vejo que ele possui uma identidade visual que considero muito boa depois de muito custo.

    Marco Damaceno

    Responder

  2. sobre o que você falou de marcas que são lembradas só de olhar, esses dias vi um amigo erguendo uma prancheta sobre o peito…. isso me lembrou do comercial do primeiro sutiã feito pela agência W/Brasil, criação de Washington Olivetto, certamente os mais novos nem sabem do que estou falando esse foi um comercial é de 1987 mais ou menos.

    se tanto tempo depois eu posso me lembrar disso certamente ter uma marca, logotipo que faça todos lembrarem você, seu blog ou empresa sem duvida é muito importante

    Responder

  3. Olá Marcos. Gostei muito desse artigo, acredito que a marca é algo que fica gravado na mente das pessoas, por isso é preciso se ater ao nome do blog ou site, é preciso que seja um nome forte e expressivo. Parabens pela informação, obrigado por clarear cada vez mais minhas idéias, pois sou nova no ramo da internet. Acredite, gosto muito de seguir o seu blog. Sucesso hoje e sempre. Forte abraço

    Responder

  4. Identidade Visual é muito mais importante do que o povo pensa. Infelizmente o pessoal não dá valor para isso. É difícil ver um blog que segue uma identidade visual (cores, logotipo, estrutura).

    Acho que escrever o nome do seu blog como você escreve: [Ferramentas Blog] é uma forma de identificar. Por tanto é uma forma simples e que faz parte da representação do seu blog, seria isso? (respondendo a pergunta).

    abraços

    Responder

  5. Pingback: Escolhendo um Layout para seu blog #VocePergunta [Vídeo] | [ Ferramentas Blog ]

  6. Esse artigo é bem interessante. Acredito muito no poder visual, pois imagem é tudo no mundo virtual, e às vezes até mesmo no mundo real. Muitos blogueiros não se importam com o visual de seus blogs, mas eu penso diferente. Desde que tive a idéia de criar meu blog demorei seis meses para abrí-lo. E todo esse tempo estive pesquisando e aprendendo mais sobre o universo dos blogs e sobre a edição html e css. E agora que a identidade visual de meu blog está pronta só vou me preocupar em criar postagens para faze-lo crescer.

    Responder

  7. Pingback: Seu Blog precisa de Médico - [ Ferramentas Blog ] | [ Ferramentas Blog ]

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.