Seu Blog trouxe alguma vantagem para você?

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Milhares de Blogs espalhados na internet e sempre me pergunto: será que isso serve para alguém ou alguma coisa? Mesmo que um blog não tenha milhares de visitas, ele precisa ser útil de alguma forma ao menos para o próprio blogueiro(a) que o criou. Você já parou para pensar se seu blog trás benefícios, diretos ou indiretos, para você, de forma que valha a pena insistir e continuar blogando? Essa pode ser uma boa motivação até para você não abandonar mais seu blog.

O que é útil ou benéfico para alguém pode não ser para outros, então a pergunta desse post e os pontos levantados são pessoais mesmo.

Gostaria muito que você comentasse nesse post dizendo qual benefício o seu atual/principal blog trás para você: o que seu blog faz de bom para você mesmo(a)? Podemos ir muito além de um simples comentário: Publique em seu blog, dizendo aos seus leitores, quais os benefícios pessoas de seu blog, compartilhe sua experiência pessoal com eles.

Depois, volte aqui e deixe o link nos comentários para outros lerem.

Eu mesmo poderia aqui fazer uma lista de “benefícios” que um blog pode oferecer para quem tem um, mas fica mais interessante se podemos compartilhar nossas experiência pessoais, de modo que sirva de exemplo para outros.

Cada caso é um caso

A lista de benefícios ou vantagens pode ser de todo tipo:

  • Financeiro = meu blog é uma renda extra.
  • Networking = amplie minha rede de contatos profissionais.
  • Profissionalismo = foi possível tornar-me um profissional melhor em minha área.
  • Diversão = é meu passa tempo preferido, divulgar conteúdo que gosto e falar com pessoas que gostam das mesmas coisas.
  • Conhecimento = aprofundei meus conhecimentos estudando mais sobre o meu nicho…
  • Escrevo melhor = meu blog melhorou a minha capacidade de escrita e incentivou mais a leitura…

Poderia fazer uma lista de centenas de coisas e tentar determinar o que mais beneficia a vida de uma pessoa o fato de ter um blog. Mas isso fica mesmo mais interessante se todos puderem fazer sua própria avaliação, ampliar o debate e compartilhar o assunto.

Comente e publique

Como no desafio dos 7 links, gostaria que você comentasse o que pensa ser um benefício pessoal que seu blog lhe trouxe e ainda ampliasse o debate em seu próprio blog.

Escreva um artigo sobre esse assunto (link para esse artigo para incentivar outras pessoas e explicar suas motivações em escrever sobre isso) e depois volte aqui para compartilhar seu link e servir para outros blogueiros.

Não faça uma lista, mas descreva mesmo como o seu blog trouxe vantagens para suas atividades pessoais, profissionais ou de qualquer outra ordem, como uma “testemunho” de como é bom ter um blog e como isso pode melhorar a sua vida e a de outros.

Se gostou da ideia, mãos à obra!

.

27 Comentários

  1. Criei um blog para centralizar as postagens e replicar em diversas redes sociais, o meu objetivo não é financeiro, não vendo nada, EU DÔO!
    Estou apenas a 70 dias no Blogger, média crescente de 250 pageviews/dia, mas geram muitas doações :),
    Sou uma dona de casa, leiga no assunto, o que eu sei são graças aos excelentes instrutores como vcs do Ferramentas Blog e preciso aprender muito ainda.
    Dôo grãos de um lactobacilo chamado KEFIR que não é vendido em lojas, mas sempre tem alguem querendo levar vantagens e vendendo.
    É por pura satisfação pessoal mesmo! Ajudar quem precisa, e acabo com o mercado negro dele, reúno centenas de doadores tdos gratuitos em meu blog virando um ponto de encontro e posterior amizade na fan page…
    Estou feliz. Está valendo a pena SIM.

    Responder

  2. Iniciei o blog por brincadeira, até para evitar ficar distribuindo spam nas caixas de correio eletrônico dos amigos, ou seja, quem quisesse continuar lendo o que eu escrevia era só visitar o blog.
    Comecei a perceber que blogar não era tão simples quanto eu pensava, o que me fez ir atras de informações a respeito, veio então a primeira vantagem, o conhecimento.
    Certa vez fiquei muito doente, o que me limitou os movimentos e me trouxe muita dor, entrei em depressão, veio aí a segunda vantagem, o blog serviu de auxílio à terapia, antecipando minha recuperação.
    Um determinado candidato a prefeito da capital paulista conheceu meu blog e me convidou para fazer um igual para ele, veio aí a terceira vantagem, a financeira, fechei um contrato de manutenção do blog dele.
    E a vantagem maior, ganhei amigos valiosos e tenho perspectivas infinitas de aprendizado e crescimento.
    Eu acho que deu para resumir a vantagem que tenho em manter meu blog.
    Um grande abraço

    Responder

  3. Comecei a blogar a poucos três meses, desde então, tenho obtido inúmeros benefícios tais como:

    *Melhorei minha escrita
    *Melhorei minha identidade profissional, já tendo recebido uma oferta de emprego graças ao blog ( que não pude aceitar por morar bastante longe)
    *Aprendi a pesquisar melhor
    *Satisfação pessoal de ser útil para outras pessoas.

    Blogar é muito mais do que dinheiro, pelo menos para mim. claro, se eu puder viver disso seria lindo. Quem sabe um dia…

    Responder

  4. Bom, comecei com blogger com 12 anos e isso foi em 2010. Na época criei por diversão um blog sobre o meu jogo eletrônico favorito, passado 2 anos eu obtive muitas experiências e conheci bastante sobre o assunto, chegando até a conseguir contato com os produtores do jogo.

    Até o presente momento ainda não monetizei o blog, visto que escrevo por diversão. Porém pretendo algum dia poder tirar algo do meu trabalho ao longo desses anos.

    Com essa experiência eu obtive esses resultados: melhorei minha escrita, ganhei conhhecimentos de outras linguas, conheci bastante coisa sobre programação, consegui contatos profissionais, e claro, conheci pessoas de mesmo interesse por jogos e pude ajudar aos novos jogadores.

    Resumindo, meu blog ainda não recebe grande número de visitas ( em torno de 800 diárias) porém fiquei muito satisfeito com o resultado, e feliz que consegui leitores fiéis ao blog.

    Responder

  5. Olá Marcos, infelizmente não posso colocar lá no meu blog sua resposta pois o nicho dele não cabe, porém gostei da ideia e te responderei aqui.
    Sou psicóloga e sempre trabalhei com RH, sempre quis ajudar pessoas a conseguir emprego e com meu blog consigo isso todos os dias! Isso me dá uma realização pessoal inimaginável!
    Após cinco anos e meio de trabalho árduo, o retorno financeiro também tem me deixado muito feliz, hoje em dia vivo dele, porém com muito trabalho, apesar do que as pessoas acham, que trabalhar como problogger é uma brincadeira.
    Eu pude criar meu filho de perto, pois trabalho em casa e hoje em dia meu marido trabalha comigo.
    Além disso, o reconhecimento do meu trabalho tanto por parte das empresas quanto por parte dos candidatos é uma coisa que me deixa muito orgulhosa, eleva a auto estima. No outro dia meu marido teve que achar uma pessoa para resolver um problema de documentação do nosso carro, ele se apresentou, era uma situação delicada, mas quando ele falou que tinha um site, falou o nome do site, a filha dela disse que conhecia e as portas se abriram, pois o site tem uma ótima reputação e por consequência nós também.
    É isso, meu site me trás benefícios em todas as áreas da minha vida!

    Responder

  6. Bom tema, Marcos! Muita gente cria um blog, mas nem sabe o que está fazendo. É por não dar retorno – muitas vezes financeiro – que muita gente acaba desistindo.

    No meu caso, o blog é a minha fonte de renda extra. Não só isso. Já consegui um emprego por eu ter um blog de tecnologia entre os candidatos. Num outro processo, só não consegui a vaga porque outro candidato tinha mais tempo de experiência. do contrário, a vaga era minha.

    É por esses motivos que não vu desistir tão cedo de blogar.

    Responder

  7. Comecei a blogar no início de 2008 após conhecer uma assistente de palco do SBT no final de 2007, admirando seu trabalho na emissora e passando a ser amigo dela, me prontifiquei a ajudá-la em suas divulgações. Ela mesma tinha um blog, mas por não ter tempo hábil disponível para se manter atualizada, criei outro que serve também de fã clube. Atualmente não é tão comentado, mas mesmo assim a cada dia que passa gosto mais de blogar e espero continuar com este blog por muitos e muitos anos. Nos primeiros meses via apenas como um hobby, mas agora se eu ficar um dia sem atualizar os posts, sinto que falta algo.

    Responder

  8. Olá Marcos. Quando iniciei no meu blog, pensei estar criando apenas uma vitrine para meus trabalhos de artesanato, pois em setembro de 2009 quase morri, fiquei 28 dias internada, mas no final dia 11 de setembro, apenas perdi um rim e fui salva na última hora graças a DEUS, o que me fez pensar em mostrar alguma coisa que faço, além de ser dona de casa. Imaginei que ali apenas colocaria as fotos para que as pessoas conhecessem o que eu amo fazer.Com o passar do tempo, percebi que eu estava aprendendo e também ensinando alguma coisa e não só técnicas de artesanato, mas também aprendendo sobre a vida. Conhecendo pessoas e seus problemas, suas alegrias e principalmente suas habilidades. Muitos já viram em nossos blogs e já me perguntaram o que é PAP, que usamos demais. Pap, significa passo a passo, como fazemos e ensinamos um determinado trabalho. Nós artesãs somos muito unidas através de nossos blogs. Existe inveja e egoísmo? É claro que sim, mas a maioria, sente prazer em ter algo para ensinar e algo para aprender. Como te disse uma vez, somos muito visadas e roubadas na internet, por isso colocamos marca d’água em nossos trabalhos, porque existem pessoas até em nosso meio que usa nossas fotos como se fossem suas. Meu trabalho começou a ser conhecido e apreciado, vendido em todo o país e finalmente valorizado, não como deveria ser, mas melhor que antes. Hoje vejo que ter um blog é muito mais que postar fotos e uma responsabilidade, é um desafio e você doar um pouco de seu tempo para pessoas que você jamais conheceu pessoalmente. Sinto que preciso melhorar mais e mais a cada dia, pois é isso que meus seguidores, os que ainda serão meus seguidores e aqueles que apenas me visitam esperam o melhor de mim. No momento, não estou tão preocupada como números, estou mais preocupada com qualidade e me esforçando para melhorar, pois assim os números virão. Um abraço

    Responder

  9. Comecei meu blog justamente com a finalidade de desviar a minha atenção de coisas que não considero “produtivas” na internet… como gosto de digitar e é inevitável estar online (pois trabalho a maior parte do tempo na frente de um computador), fui aos pouquinhos tendo a ideia de criar um blog de História, coisa que sempre gostei. Reuni diversos livros meus e com o tempo fui estudando e compartilhando material, através de muita pesquisa, folheando diversos livros, revistas, jornais… e descobri que adoro fazer isso… o que se tornou um ótimo passatempo pra mim, fora que, além de estar sempre aprendendo algo novo, ainda tomei algum conhecimento sobre como incrementar um blog… acho que mexi no layout do meu umas mil vezes de tanto que me diverti descobrindo as possibilidades…hehehe

    Responder

  10. Diversão = é meu passa tempo preferido, divulgar conteúdo que gosto e falar com pessoas que gostam das mesmas coisas.
    Conhecimento = aprofundei meus conhecimentos estudando mais sobre o meu nicho…
    Escrevo melhor = meu blog melhorou a minha capacidade de escrita e incentivou mais a leitura…

    meu blog me deu vontade de viver outra vez

    Responder

  11. Com toda a certeza, o meu Blog me trouxe vários benefícios, entre eles eu destaco o conhecimento em programação, hardware e sistemas em geral que obtive ao estudar para publicar minhas matérias. Depois de um tempo de Blog eu investi também no Adsense, e estou tendo bons resultados.

    Mas o que mais me ajudou foi sem dúvida o Português. Aprendi a escrever melhor.

    Responder

  12. Olá marcos gostei da idéia. Normalmente a gente fica meio sem jeito e inseguro de se expor. Principalmente porque muita gente nos crítica, principalmente alguns familiares.

    Quando montei um próprio negócio, meus irmãos principalmente pegavam no meu pé, do tipo: Olha o fotografo aí! Eu ficava incomodado e isso criava uma repercussão negativa em minha mente. Entende? Acho que isto pode ser uma das grandes dificuldades para publicar um blog.

    Demorou até eu me firmar e provar pra mim e para minha família que estava no caminho certo. Hoje meus irmãos comentam! É se eu tivesse começado na mesma época que você hoje poderia estar bem. Mas com o medo de serem taxados de loucos não vão começar nunca.

    Quando meu blog foi ao ar foi à mesma coisa que eu citei acima, o blog era publico. Embora ainda não obtivesse o tão esperado sucesso com ele, pois estou apenas começando, já tive muitas vantagens, pois melhorei muito minha comunicação em geral, e até meu alto estima. Porém antes eu gastaria dez vezes mais tempo apenas para digitar este comentário.

    Já estou começando e quero me interagir mais com meus clientes através do meu blog. Embora ainda tenha algumas dificuldades.

    Desejo muito sucesso a vocês!

    Responder

  13. A primeira motivação para criar um blog surgiu após a leitura do e-book Blogar – O processo de criação de blogs produzido por Marcos Lemos. Concluída a leitura do e-book eu tive a certeza de que poderia
    criar um blog. Quando publiquei o primeiro post no blog, senti a emoção de estar publicando um livro.
    Esta foi a minha segunda motivação; publicar. Produzir conhecimento para um público distinto. E como o meu blog é sobre relato de viagens senti que deixaria registrado virtualmente algo em que os meus netos
    poderiam se orgulhar. Detalhe: ainda não tenho netos.
    A terceira motivação é a aprendizagem. Por um lado tenho que me esforçar bastante para produzir conteúdo “relevante e de qualidade”, e, por outro lado, identificar e aplicar os conhecimentos de gerenciamento de um blog. Sou leitora assídua do blog Ferramentas Blog e outros metablogs. Mesmo com pouco acessos tenho orgulho de produzir o blog Viagens Vamos Nessa, e trabalho com dedicação e persistência para o seu aprimoramento. Viagens Vamos Nessa

    Responder

  14. Ter um Blog trouxe-me reconhecimento enquanto profissional de Marketing Multinivel, muitos contatos e vontade de ajudar todas as pessoas que confiam no meu trabalho, mesmo através da Internet.

    Abraço

    Responder

  15. Criei vários blogs, mas assim como as estatísticas apontam, estava entre os que abandonavam-os. Isso foi em meados de 2008. O objetivo era curiosidade e aprendizado.

    Em seguida criei um Projeto visionário de divulgação do município local (O Panelas Pernambuco), meu principal Blog e cujo o mesmo me proporcionou: mais conhecimento local, pessoas, Internet/Web e outras coisas mais na área profissional que tenho como foco, e o nicho dele nem mesmo faz parte da minha formação.

    Hoje tenho vantagens sim com ele:
    Network, conhecimento profissional, escrita, pessoas, e até financeiro.

    Na minha jornada um dos blogs que me acrescentou bastante, foi exatamente este aqui, o Ferramentas Blog.

    Obrigado por tudo!

    Responder

  16. Quando criei meu primeiro site ( o acima) queria divulgar textos de autores conhecidos, minha arte digital, minhas poesias, artigos relacionados a História,Educação, Filosofia.

    Não imaginava que dava para ganhar dinheiro (não ganhei nenhum ainda ) mas ampliei meus conhecimentos em história, educação, e cursos como Webmaster (estou praticando), Como fazer Curso à distância, Curso de Gestão e Planejamento de Carreira, Gestão Escolar, escrevo artigos em um site de Educação (gratuito), fiz curso de Propaganda e Marketing e descobri que quero trabalhar com internet porque cada link que você acessa abre um Universo de Informções que alimentam meu conhecimento.

    Se eu vir a ficar milionário (ótimo) mas seu conseguir viver dignamente com o ganho de webmaster ou blogueiro já estarei feliz.

    abraços
    Marcos Cordeiro.

    Responder

  17. Pingback: Esse blog já mudou bastante minha vida! | Ajuda Blogueiros

  18. Inicialmente criei o nosso Blog com o intuito de divulgar nossos produtos, mas em pouco tempo vi que isso, além de não funcionar, não estava agregando nada pra ambos.

    Foi depois que comecei a divulgar informações relevantes e principalmente a tirar dúvidas dos leitores, que comecei a ter satisfação e querer contribuir cada dia mais.

    Abraço.

    Responder

  19. Gostei da Postagem! Pois eu posso dizer que minha vida profissional é dividida entre antes e depois do meu blog.
    Foi incrível o que ele me proporcionou em termos de contatos e consequentemente, oportunidades profissionais.
    Estarei fazendo essa publicação no meu blog e linkarei pro seu!
    Abraços

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.