Simule que está migrando do Blogger para WordPress.org de graça em seu computador

FBlogHost - Hospede seu Blog

Vejo uma infinidade de pessoas pensando em migrar para o WordPress.org, porém elas tem medo de pagar por uma hospedagem e não gostarem da plataforma. Outras preferem instalar o WP em hospedagens gratuitas para testar, o que pode ser ruim, já que hosts gratuitos normalmente são bem limitados e podem dar uma experiência errada sobre a CMS. Também observamos outras pessoas tentando experimentar através do WordPress.com que é totalmente limitado, bem pior que o Blogger.

Hoje vamos ver como fazer o WordPress.org rodar em seu computador (sejá ele Windows, Linux ou MAC). Assim será possível testar o WordPress.org SEM PAGAR POR NADA, além de ser possível assim desenvolver temas para ele em sua maquina, criar temas até mesmo com o Adobe DreamWeaver (já respondendo a dúvida de muitos que tentam editar temas pelo programa).

O melhor de tudo que será possível você simular que esta migrando do Blogger para o WordPress sem correr nenhum risco. Veja abaixo esse maravilhoso tutorial que ajudará você a decidir qual é melhor para o seu Blog.

Já ensinamos como migrar do Blogger para o WordPress.org e promovemos um amplo debate sobre qual a melhor plataforma para ajudar você a escolher onde manter e desenvolver seu blog:

Mas sem poder testar e usar as duas plataformas e ver o seu blog funcionando de verdade, não dá pra saber qual será a melhor escolha e a melhor solução para tudo o que você espero de um blog. Por isso criamos esse tutorial que segue: Você pode fazer todos os testes em seu computador e de graça.

Este tutorial é longo e muito abrangente, leia-o com atenção.

Instalando ambiente Apache e Banco de Dados MySQL em seu computador:

O WordPress funciona com PHP, o que significa que você precisa de um ambiente Apache para ler este PHP e também de um Banco de Dados MySQL para guardar todas as informações do blog, posts, páginas, usuários e etc.

Iremos usar o XAMPP, que é um programa muito fácil de ser instalado e faz toda a parte complicada sozinho, pois ele instala tudo o que precisamos em poucos cliques e ainda funciona em Windows, Linux, Mac e Solaris.

No tutorial iremos ver o exemplo para Windows, já que é o sistema operacional da maioria dos visitantes do [ Ferramentasblog.com ].

Faça o download do XAMPP através deste link, vá até a parte de downloads e observe que existem 3 versões, porém baixe a versão “Instalador” que não exige muitos conhecimentos.

No site do XAMPP, como vocês viram, existe também já um tutorial em português ensinando sobre diversas questões do programa, caso seja necessário utilize ele.

Depois de realizado o download do XAMPP versão Instalador, dê dois cliques nele e instale o programa, basta apenas clicar a avançar. É importante deixar ele instalar no diretorio “c:” de seu computador para tudo funcionar.
Para quem usa Windows Vista isso pode ter problemas para instalar algo diretamente no “c:”, então dê permissão para ele ou reduza o nível de segurança de seu computador na instalação e não esqueça de voltar o nível de segurança ao normal depois de instalar.

Depois de instalado abraça o “XAMPP Control Panel.exe” em sua área de trabalho para abrir o programa.

Com ele aberto veja que temos as opções Apache e MySQL, clique me Start nas duas (não é obrigatorio ativar o Module Svc, esta opção é para iniciar as opções junto com o Windows, uso muito ele praticamente todo dia por isso esta ativado no meu).

Depois disso você já tem um ambiente completo para rodar o WordPress.org em sua maquina, exatamente como se estivesse em um Host (um serviço de hospedagem pago).

Criando uma tabela no banco de dados MySQL para o WordPress:

Já com tudo funcionando clique em Admin ao lado de Apache no painel de controle do XAMPP. Você será levado para seu navegador de internet (Internet Explorer, Chrome, ou FireFox, por exemplo) no endereço:

http://localhost/xampp/

Aqui temos opções de idiomas, escolha “Português (Brasil)”.

Você será levado finalmente para parte onde é possível administrar o XAMPP e configurar algumas coisas. Aqui iremos direto para o menu “Ferramentas”: clique em phpMyAdmin para ir à página onde é gerenciado o seu banco de dados MySQL.

Aqui precisamos criar uma tabela para que funcione seu WordPress.org.

No campo “Criar novo Banco de Dados” digite o nome dele, pode ser qualquer um, aqui no exemplo que estou fazendo criei como “wordpress”.

Depois de criado você é redirecionado à página dele com uma mensagem “Banco de dados wordpress foi criado”: pronto, você já pode fechar esta janela.

Baixando e instalando o WordPress.org em seu computador:

Agora faça o download da última versão do WordPress pelo site oficial WordPress Brasil.

Você precisa descompactar ele dentro de uma pasta dentro do XAMPP, o caminho é:

C:\xampp\htdocs

Tudo o que você for desenvolver em PHP deve estar nesta pasta “htdocs” dentro de onde foi instalado o XAMPP em seu computador.

Descompacte e deixe o nome da pasta como “wordpress” mesmo para facilitar na hora de digitar seu endereço.

Depois de pronto digite o seguinte endereço em seu navegador de internet, como se fosse navegar:

http://localhost/wordpress/

Agora estamos na instalação padrão do WordPress.org, você pode ver mais detalhes sobre a instalação do WordPress no seguinte post:

O segredo agora esta na tela onde é configurado o WordPress:

Preencha o campo “Nome do Banco de Dados” com o nome que você deu para ele no passo anterior deste tutorial.
Em nome de Usuário deve ser preenchido como “root” e deixar o campo senha sem nada. Servidor do Banco de Dados é “localhost” e a última opção pode manter como “wp_” neste teste.

Caso você tenha dado o nome para o Banco de Dados de “wordpress” basta apenas deixar como configurei e clicar em Enviar.

Na outra tela você escreve o nome do Blog, configura seu nome de usuário e senha no seu WordPress.org e etc.

Simule que esta migrando do Blogger para o WordPress e veja como funciona!

Você tem tudo rodando corretamente em seu computador. Você agora pode baixar temas, plugins e configurar seu blog como quiser, exatamente como se estivesse em um host, só que dentro do seu PC, num ambiente simulado.
E mais ainda, é possível exportar posts e comentários de um Blogger, simulando uma migração.

Pode acontecer um erro na hora de se conectar no Google pelo seu WordPress.org rodando em seu computador. Não permitindo o acesso e assim não podendo exportar os posts do Blogger para o seu computador.

Caso isso aconteça, exporte seu Blogger, como se fosse fazer um backup do conteúdo das postagens (é ensinado no último link logo a cima), salve o arquivo XML na sua área de trabalho. Depois de salvo você precisa converter ele para o formato de XML do WordPress, use o seguinte link para fazer isso:

http://blogger2wordpress.appspot.com/

Nele basta escolher o arquivo que você acabou de exportar do Blogger e clicar em Convert, em seguida você realiza o download de outro arquivo XML.

Dentro do WordPress vá ao menu “Ferramentas” e clique em “Importar”, na outra tela você clica em “WordPress”.

Clicando você pode fazer o download do plugin de importação. Depois de instalado e ativado o plugin você precisa apenas escolher a XML que converteu no site Blogger2Wordpress e enviar para seu WordPress.

Pronto você tem importou seu Blogger para o WordPress.org dentro da sua maquina, onde você pode simular como se tivesse migrado e até mesmo acertar detalhes de temas e plugins antes de migrar definitivamente.

Observação importante: Seu blog original no Blogger continuará existindo normalmente e nada será apagado ou excluído. Também não é possível dar acesso à simulação para ninguém. O Blog simulado do WordPress.org que está instalado no seu PC só você pode ver e acessar. Não precisa ter domínio próprio para fazer a simulação.

Considerações finais:

Este procedimento ensinado hoje é a mesma da instalação de um servidor próprio na sua casa, onde você poderia distribuir o link do seu blog e usar seu computador e  internet para dar este acesso.

Porém para algo ser feito assim é necessário grandes conhecimentos no assunto e também em segurança, evitando problemas com hackers (exemplo disso é modificar o nome de usuário do banco de dados e colocar senha, redirecionar o IP do seu computador com o domínio e proteção com firewall avançada).

Além de um computador que ficará ligado 24 hora por dia com um Ubuntu/Linux instalado e com apenas seu site funcionando nele e é claro de uma boa banda larga conectada a ele, esta banda larga de preferência funcionando exclusivamente para o seu site. Por isso se você pretende apenas ter um site ou blog pequeno vale mais a pena e sai mais barato contratar um bom host de hospedagem de sites.

Você pode também trabalhar com o DreamWeaver, basta configurar no programa para abrir os arquivos dentro da pasta “htdocs” dentro do diretório do XAMPP. Desta forma as imagens e tudo o resto irão aparecer dentro do DreamWeaver. Não vou dar detalhes sobre isso, pois não é o assunto do post.

Para o final só tenho a dizer: NÃO USE WORDPRESS.COM

Tutoriais sobre migrar em definitivo:

FBlogHost - Hospede seu Blog

37 Comentários

  1. Genial esta dica! Estou pensando em migrar para o WordPress futuramente, e hospedando o WordPress em meu computador, já posso ir criando o tema de meu blog, e me adaptando ao painel. Obrigado por este extraordinário artigo!

    Responder

  2. Perfeito! Estou a muito tempo querendo aprender mais sobre essa plataforma, principalmente para migrar, agora é muito bom testar os Recursos do WP e também saber mais sobre a adptação! Obrigado mesmo por este perfeito artigo!

    Responder

  3. Claúdio, adorei o post, super completo!
    Mas eu queria saber naquela parte do tutorial que fala que tem que por nome de usuário, vai criar uma conta para mim de verdade no WordPress ou não?

    Responder

    • Luis, o que você faz é o cadastro padrão de usuário, como se fosse você instalou em um servidor web saca.
      Tipo, se você perder sua senha no WordPress instalado em seu computador, vai precisar recuperar ela por e-mail.
      Você só acessa as coisas se estiver logado, digamos que a simulação é total, entendeu?

      Vinicius, cara tem que pensar muito se vale apena ter um servidor em seu computador, como eu disse, precisa de um computador apenas com para o site, com no mínimo um core 2 duo nele, HD o que quiser, mas precisa também de internet ligada apenas nele 24 horas por dia, de preferência é legal ter duas contas diferentes de internet, em duas empresas diferentes, assim se acabar a cota de uma ou se uma cair, ainda tem a outra para deixar seu site no ar.
      Além que se der qualquer problema você que vai arrumar.
      Então tem que somar tudo e ver se vale apena fazer isso, se quer um site pequeno sai bem mais barato e fica bem mais cômodo também pagar uma hospedagem.
      Nem aqui no Ferramentasblog iria compensar fazer isso.

      Obrigado a todos que agradeceram pelo post.

      Responder

    • Camilo,
      Você entendeu que este é um sistema apenas para simular uma hospedagem?
      Dá sim para usar seu computador como servidor, mas o custo é alto (deixarei para o Claudio responder melhor isso).
      Mas aqui nosso objetivo foi apenas ensinar a simulação do uso do WP.

      Responder

    • Já respondi isso em outro comentário, mas vou repetir:

      Você precisa no mínimo para rodar legal de um Computador funcionando Linux/Ubuntu, processador Core 2 Duo, 4 Gigas de RAM, um HD grande, o que você achar necessário para guardar de espaço os arquivos do blog mais do pc.

      Esse computador deve estar ligado na internet 24 horas por dia, funcionando sem livre, sem nenhum programa rodando a não ser o apache para seu blog e mysql.

      É recomendado que você contrate internet banda larga de 4 gigas no mínimo de duas empresas diferentes (tipo NET Virtua e Speedy).
      Porque se uma cair tem a outra para segurar seu site.

      Você vai precisar de um redirecionador de IP e também ocultar o seu IP, vai precisar comprar um programa de Firewall bom.
      Vai usar esse IP que você esta usando como mascara e incluir a DNS no serviço onde você comprou o dominio para usar ele no lugar do http://localhost/ que você falou.

      E o mais importante, vai precisar instalar o Apache e o MySQL sozinho, sem o XAMPP, programando no Ubuntu mesmo.
      Reparar questões de segurança junto com o seu Firewall.
      Então vai ter que aprender linguagem do Ubuntu/Linux também para arrumar as coisas quando precisar.

      Isso ai é mais um menos um resumo do que você precisa ter no mínimo para ter um bom servidor em casa.

      Olha que eu nem contei com uma questão que é a queda de energia, que existem soluções para isso também.

      Bom agora você faça as contas ai e veja o porque pagar por uma hospedagem compartilhada ou dedicada.
      Até a dedica sai mais barato que manter algo assim dentro de casa.

      Responder

  4. Claudio,

    li este seu post ontem e hoje instalei um mockup do blog que o cliente estava querendo e mostrei ao executivo responsável (na verdade, executiva). Fiz tudo inclusive incluindo um post que já estava no Live Writer em menos de meia hora. O Xampp já estava instalado.

    Muito útil, principalmente nessas situações de emergência. Valeu!

    Um abraço,
    Claudio

    Responder

    • Claudio,

      Fico feliz que tenha dando certo e que estou já ajudando alguém.
      Realmente é muito tranquilo instalar e bem rápido como você disse, ajuda muito para resolver essas coisas.

      Responder

  5. Acho importante cada um contribuir, fiz tudo conforme o tutorial e funcionou perfeitamente !!!!

    Fantastico Cláudio….

    Dá pra tirar todas as dúvidas, nada melhor do que usar o wordpress.org, pra poder opinar se migra ou não !

    Responder

  6. Ahh já ia me esquecendo, tem como migrar o google friend connect com todos os meus 3.000 seguidores? Ou terá que começar do zero?

    Responder

  7. Bacana de mais o artigo ! Linguagem tranquila de entender, mas infelizmente não consegui fazer a simulação. Chego até a etapa de configurar o wordpress pelo caminho:

    http://localhost/wordpress/

    Porém da Error onde informa que “não foi possível selecionar o banco de dados wordpress”. Todo o passo a passo foi feito conforme o tutorial, mas infelizmente não sai desta parte.

    Responder

  8. Pingback: É possível migrar do Blogger para o WordPress.org? | Ferramentas Blog Host

  9. Olá…
    Parabéns pelo tutorial, só estou com um problema, não consigo converter meu XML, aparece a seguinte mensagem.

    Traceback (most recent call last):
    File “/base/python_runtime/python_lib/versions/1/google/appengine/ext/webapp/_webapp25.py”, line 703, in __call__
    handler.post(*groups)
    File “/base/data/home/apps/blogger2wordpress/1.342259769852558481/blogger2wordpress.py”, line 37, in post
    translator = b2wp.Blogger2Wordpress(input)
    File “/base/data/home/apps/blogger2wordpress/1.342259769852558481/b2wp.py”, line 69, in __init__
    self.feed = atom.FeedFromString(self.doc)
    File “/base/data/home/apps/blogger2wordpress/1.342259769852558481/atom/__init__.py”, line 1338, in FeedFromString
    return CreateClassFromXMLString(Feed, xml_string)
    File “/base/data/home/apps/blogger2wordpress/1.342259769852558481/atom/__init__.py”, line 93, in optional_warn_function
    return f(*args, **kwargs)
    File “/base/data/home/apps/blogger2wordpress/1.342259769852558481/atom/__init__.py”, line 127, in CreateClassFromXMLString
    tree = ElementTree.fromstring(xml_string)
    File “”, line 85, in XML
    SyntaxError: unbound prefix: line 1584, column 0

    Se puder ajudar…OK

    Responder

      • Isso mesmo…
        Baixei certo o Backup e quando faço o upload no http://blogger2wordpress.appspot.com/? aparece esse erro.
        quando tento importar pelo wordpress, aparece o seguinte erro…

        Could not connect to https://www.google.com

        There was a problem opening a secure connection to Google. This is what went wrong:

        Unable to find the socket transport “ssl” – did you forget to enable it when you configured PHP? (0)

        Obrigado por criar com o WordPress.

        Versão 3.3.1

        Sepuder ajudar agradeço ok…

        Responder

        • Amigo, se você usou o blogger2wordpress deve então utilizar a opção de Importação do WordPress e não do Blogger.

          Exatamente como mostrei no post.

          Faça o que disse em “Simule que esta migrando do Blogger para o WordPress e veja como funciona!”

          Responder

        • Para habilitar o ssl no Xampp
          Pare o Apache no painel do Xampp.
          Localize e renomeie os arquivos libeay32.dll e ssleay32.dll na pasta c:\xampp\apache\bin, Coloque uma underline na frente dos nomes a título de backup.
          Vá em c:\xampp\php e localize os arquivos libeay32.dll e ssleay32.dll. Copie-os para a pasta c:\xampp\apache\bin.
          Agora vá em c:\xampp\php e abra o arquivo php.ini. localize esta linha no arquivo: extension=php_openssl.dll

          Se ela aparecer com um ponto e vírgula na frente (;extension=php_openssl.dll) basta tirar o ponto e vírgula, caso contrário, basta acrescentar a linha no arquivo em qualquer lugar próximo dos códigos “extension=php_”.

          Reinicie o Apache no painel do xampp.

          Com este procedimento, o ssl fica habilitado e você consegue importar do Blogger.

          Responder

  10. Gente, eu li todo o tutorial e fiz exatamente como dito, mas quando chega na hora de abrir o http://localhost/wordpress/ dá erro!
    A única mensagem que aparece é de “object not found”.
    To usando o MAC e instalei o Xampp no Applications.

    Agluém me ajuda, por favor?
    To super animada, o tutorial é tão simples, mas agora não consigo sair do lugar!

    Responder

  11. Pingback: Desenvolvimento Profissional de Blogs por Marcos Lemos

  12. Olá!

    Eu fiz todos os paços e deu tudo certo, estou mexendo bastante para aprender a utilizar o WordPress. É um outro mundo em comparação com o Blogger.

    Mas a minha dúvida é em relação as visitas, tenho muitos artigos do Blogger que estão bem indexados no Google . Ao fazer a migração vi que as datas das postagens são as mesmas, e percebi que tem a opção de escolher como será a url. Com essas opções é possivel manter a url igual como é a do blogger, exibindo o ano e mês (como é na sua url) para evitar de perder tráfego com as urls antigas?

    Claro, isso supondo que já tenha uma hospedagem e usando a minha url no wordpress.

    Responder

  13. Pingback: Desenvolvimento Profissional de Blogs por Marcos Lemos

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.