Bing Webmaster Center – Sitemap

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

bing-webmaster-center Muito se fala em otimização para buscas no Google, onde o objetivo é melhorar a indexação de um site ou blog nos resultados orgânicos do Google. Mas agora com o lançamento do Bing da Microsoft, que promete confrontar o Google, é muito importante já ir caminhando com as técnicas de SEO que vão surgindo para que seu blog ou site seja bem posicionado nos resultados do Bing. Foi lançado o novo Bing Webmaster Center.

Esse modelo já está superado e aqui há o novo tutorial de como adicionar o seu blog e sitemap no Bing:

Já tratamos aqui de como criar uma conta no Ferramentas para Webmasters do Google e com isso inserir um sitemap do seu blog para melhorar a indexação de seu conteúdo pelos robôs do Google:

A própria Google já divulgou um material, em português, ensinando algumas técnicas de SEO fundamentais para blogs:

Mas é evidente que o Bing tem suas próprias métricas e seus algoritmos para determinar o bom posicionamento de certos sites e conteúdos e sua forma de classificar. Assim é muito importante conhecer o Bing Webmaster Centerhttp://www.bing.com/webmaster – onde é possível adicionar um sitemap de seu blog. Com todo certeza isso ajudará com que os robôs achem o seu blog mais rapidamente e melhore a sua indexação.

bing-webmaster-center-sitemap

O site está em inglês, mas é bem simples de usar e vou mostrar aqui passo-a-passo. Ao entrar no link indicado – http://www.bing.com/webmaster – clique no botão “Sign in to use the tools”. Na página que abrir será solicitada uma conta de Windows Live ID – o que é normal, já que o Google exige um conta também em seus serviços para usar o Ferramentas para Webmasters deles.

Quando é a primeira vez que se acessa o serviço ele já vai para a janela de adicionar site (“Add a site”), que já pede a URL de seu site ou Blog e a URL do sitemap. Também é possível adicionar um e-mail de contatos.

painel-bing-webmasters

ERRATA: O site da Bing mudou o procedimento e alguns estão encontrando erros ou não estão conseguindo completar o procedimento. Se ao fazer Login você não for direcionado automaticamente para a página de Adicionar Site e der um erro de página não encontrada, então clique no menu do lado esquerdo na opção “Site list”, conforme ilustra a imagem abaixo:

bing-site-list

E na página que abrir basta clicar no botão “Add Site”, exatamente como está nesta imagem:

bing-add-site

Se o erro persistir, então use o seguinte endereço e siga o procedimento ali indicado: http://www.bing.com/docs/submit.aspx
Complemento da ERRATA: A Microsoft informou que estão tentando corrigir o erro e o procedimento antigo voltará ao normal, por isso, continue tentando.

Dando certo, continue e proceda da seguinte forma.
Para onde está indicado “Web address” digite a URL, o endereço do seu blog:

nomedoBlog.blogspot.com

Agora para o “Sitemap address” existem duas possibilidades. O padrão é o endereço do “atom.xml”, caso você não use um redirecionador de Feed do seu blog, como o FeedBurner, então digite o seguinte

nomedoBlog.blogspot.com/atom.xml

E, se o seu blog tem um redirecionador, como o Feedburner, então terá que colocar em “Sitemap address”

nomedoBlog.blogspot.com/atom.xml?redirect=false

Por fim clicando no botão “Submit” para passar para a próxima parte que é a identificação do seu blog ou a autentificação. Isto serve para verificar a sua propriedade e ativar o serviço (bem provável para rastrear as suas páginas.
Então, na janela que abrir, igual à da imagem abaixo, você encontrará no final a opção de copiar uma linha de código do tipo “Meta tag”, semelhante à esta que segue

<meta name=”msvalidate.01″ content=”——————————–” />

e irá colar no código fonte de seu blog.

metatag-webmaster-bing

A meta tag referente ao seu blog está na parte que indiquei na figura em vermelho. Depois vá, no Painel do Bl
ogger, em “Layout” ~> “Editar HTML” e procure pela linha, logo no início do código-fonte, “<head>” e abaixo dela cole a Meta tag copiada do Webmaster Center na etapa anterior. Salve o seu modelo e volte à janela do Webmaster Center do Bing para clicar no botão “Return to Site List”.

Pronto, agora o seu blog já está adicionado no Webmaster Center. Não mistérios nisso e basta agora acompanhar seus resultados de indexação no novo mecanismo de busca que promete revolucionar o modo como encontramos resultados na web. Quanto mais gente passar a usar este serviço e melhor for o seu posicionamento nos resultados, maiores são suas chances de ter mais visitas em seu blog.

.

13 Comentários

  1. Mais uma que seguimos! =)

    Não há assim blogs do gênero melhores em conteúdos simplesmente que os outros, mas há este que consegue, via simplicidade e de didática amigável, fazer que qualquer um consiga resultados ótimos pelo "que" e "como" você transfere e compartilha a informação. E ainda somo outro diferencial:
    Sua extrema boa vontade e paciência com os novatos e incautos como este que vos escreve!

    Sei se você mudar, será para melhor.
    Grato e parabéns;

    Arierom Salik.

    Responder

  2. Belas dicas, nao sabia de nenhuma das tres formas, ja implantei todas no meu blog e agora é so aguardar os resultados.

    Responder

  3. fala ae beleza …legal mesmo suas dicas ,acabei de colocar a meta do webmaster tools Bling no meu umilde diário virtual ,e seguindo essa linha de postagens que você criou …eu finalmente consegui
    colocar o sitemap no webmaster tools Google como uso o feedburner até então não tinha conseguido.
    valeu ai é por isso que sigo esse blog …show de bola mesmo hein¨¨O¨¨¨¨O¨¨

    Responder

  4. olá.. fiz o tutorial certinho já faz quase um mês e o bing reconheceu apenas 2 páginas do blog e 30 backlinks.. como faço pra enviar todas as urls do meu blog pra lá de uma vez só pra ele reconhecer logo.. obrigado.. um grande abraço. belo trabalho tem feito aqui.

    Responder

  5. @Dygooo…

    Não há o que fazer, senão esperar mesmo. O sistema de reconhecimento é lento e leva tempo para ser indexado nos mecanismos de busca.

    O melhor a fazer é continuar produzindo conteúdo de qualidade para que todos os buscadores considerem o seu blog relevante.

    Vc só tem que enviar o seu sitemap como mostrado acima e esperar.

    Responder

  6. o meu também só indexou 13 paginas, isso já tem mais de 1 mes, espero que eles resolvam logo isso para aumentar a credibilidade do Bing. abraços, grande post.

    Responder

  7. Bom tutorial porem eu já utilizo o código do Google para veficação e gostaria de adicionar o código do Bing para a verificação porem como você disse no tutorial você deve adicionar o código depois de head Mais depois de head está meu código do google eu devo adicionar o código do Bing ao lado do código do Google ou devo criar uma nova tag head.

    Responder

  8. @Denis,

    basta vc colocar o código do Bing na linha abaixo do do Google… Pode ter quantas tags de verificação em seu código que vc quiser.

    Responder

  9. Marcos, vou sintetizar o teu trabalho em apenas uma palavra,
    "FANTÁSTICO!".Criei meu blog há três anos e não me animava a usar algumas ferramentas do google, mas com teus tutoriais, explicações, etc. consegui aplicar duas funcionalidades que eram necessárias para melhorar a indexaçaõ do blog, que são os SiteMaps do Google e da Microsoft.
    Um grande abraço!

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.