So.cl – Nova Rede Social da Microsoft para estudantes

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+

Agora a Microsoft entrou também na briga por um espaço entre as redes sociais. A gigante dos softwares acaba de lançar a So.cl ou simplesmente SOCL, volta para o público estudante, prometendo uma nova experiência de busca e compartilhamento de informações. Os esforço de grandes corporações da Web em entrar nas redes sociais mostra o quanto este é o caminho do futuro para internet como a conhecemos hoje. A nova So.cl entra na brica com a Google+ por uma fatia do mercado que o Facebook já domina largamente. Mas, calma! Precisa de convite.

So.cl Nova rede social da Microsoft

Fazer download do e-book Como Ganhar Dinheiro com Blog

A Microsoft, no que diz respeito à internet, sempre chega um tanto quanto atrasada. Não só levou anos para evoluir com seu navegador Internet Explorer (e ainda continua atrasada), como também custou para entender que o mundo estava conectado.

Entrou na disputa com a Google, criando seu próprio mecanismo de busca, o Bing. Sua força como mega corporação internacional não foi suficiente para ocupar significativamente o mercado. Agora quer entrar na briga de pesos-pesados das redes sociais.

O Facebook tem mais de 900 milhões de usuários, um valor de mercado quase incalculável e domínio absoluto na satisfação de seus usuários. A Google, há menos de 1 ano entro na disputa criando o Google+ que, mesmo juntando praticamente todos os seus serviços na nova rede social, ainda está longe do Facebook.

Agora a Microsoft lança a SOCL – So.cl que é o endereço URL da nova rede social do mercado. Uma apresentação em vídeo abaixo ilustra seu funcionamento.

Se lembrarmos bem a trajetória do Facebook, vamos observar que começaram como uma rede social exclusiva para estudantes universitários, focada na interação e troca de informações pessoais e suas relações.

Agora a Microsoft aparece com o So.cl olhando justamente para esse público estudante, que tem grande potencial de tornar algo realmente útil ou não. A proposta é bem simples e clara: facilitar a troca de informações e a comunicação entre pessoas com o mesmo interesse.

Não é apenas um lugar para falar o que se está fazendo naquele momento e publicar fotos em álbuns, mas conectar-se com que você deseja se comunicar. Isso não limita seu uso meramente social e de entretenimento também. Na verdade a rede social So.cl presta-se muito bem para tudo como o Facebook e tem um visual bem mais simples e objetivo que o Google+.

So.cl Microsoft

Mesmo parecendo querer disputar mercado, a nova So.cl não entra na disputa diretamente. Permite aos usuários conectar-se com uma conta do Facebook (ironia?) ou com a conta do Windows Live. Tem até um botão de Retweet do Twitter.

Pelo que vemos no vídeo, o melhor é que tem um sofisticado sistema de “chat” que inclui até vídeo conferência múltipla.

Ainda não está liberado para o público geral, mas permite que você acesse para receber um convite quando disponível. Tudo indica que o grande foco será mesmo a experiência de busca, reforçando o uso do Bing e tornando mais social tal método. Exatamente o que a Google já tem feito para aprimorar ainda mais seu algoritmo de buscas.

O futuro da internet já está sendo desenhado agora: redes sociais poderosas conectando pessoas, suas experiência, compartilhando informações e interagindo.

Vamos esperar para ver até onde a Microsoft pode ir nessa nova empreitada.

16 Comentários

  1. Já reservei o meu convite!
    Pelo que ví no vídeo esta “rede” da Microsoft terá um grande potencial. Ainda mais pra pessoas que, como eu, trabalham diretamente com pesquisas em busca de conteúdo para se inspirar.
    Vamos esperar que não tenha um fim parecido com o do Orkut!
    Em se tratando o Bing, confesso que nunca usei, até mesmo o nome me soa estranho, agora o nome da nova rede socila? Como se pronuncia isso? Será que vai fazer parte das redes sociais com nomes impossíveis de se falar? Tipo o tumblr?

    Responder

  2. Em dezembro do ano passado eu recebi um convite do FUSE Labs para me inscrever no Socl. Desde então eu tenho uma conta por lá. Eu pensei que aquilo já era o lançamento, já que tinha muita gente por lá postando coisas, mas pelo visto eu me enganei.

    Responder

  3. Não vejo dificuldade nenhuma em se falar “tâmbler”. E o Orkut está ótimo, Liute. Essas redes genéricas não me interessam muito, prefiro ter a minha própria no Ning (apologetica.ning.com), mas se quisesse algo menor, usaria o minigroup.com

    Responder

  4. A proposta é bacana. Mesmo sendo uma rede voltada para estudantes, mas tem um grande problema: Quando entra brazuca na parada, o negócio fica sério. A gente tem o “poder” de estragar rede social. 😀

    Responder

  5. Olá Marcos,

    È incrível como as empresas estão investindo no potencial das redes sociais. A rede social So.cl pode se destacar no inicio mais depois perde espaço.

    Um Forte Abraço…

    Ass: Marcelo Oliveira

    Responder

  6. Eu, que tenho um site sobre Educação, tenho que usar essa ferramenta ao meu favor, caso ela chegue aqui no Brasil. Pois não para enfrentar uma rede social de cara, principalmente de uma empresa tão grande.

    Abraços.

    Responder

  7. Eu acho que faltou você escrever sobre como se pronuncia o nome da rede social, inclusive até hoje eu ainda tenho dúvidas sobre qual o real nome da rede social do Google, se é Plus ou só + (apesar do perfil oficial falar que é + e não plus)… E outra coisa é um outro ‘foco’ da rede social que vi em um print do site: Sistema de busca aberta além dos estudantes como foco.
    Outra coisa foi a não menção ao atual tradutor da Microsoft que é o único integrado ao Facebook, ou seja, a MS e o Face tem contrato entre elas e isso torna as coisas mais ‘amigas’ no sentido de fazer cadastro com a conta do Face, e eu acho que fazer uma rede social muito ‘fodona’ acabaria por criar impasse com o Face e não é isso que a MS quer hehe. Bom artigo, mas seria legal explicar a parte da busca aberta também (as buscas são públicas e a partir dela seus amigos, vínculos e etc são baseados e são informados)

    Responder

    • Verdade, a parceria entre a Microsoft e Facebook está muito forte. Há serviços dentro do site que você loga diretamente com Facebook nem usa o cadastro “Windows Live” ou outro nome que tenha agora… 😛

      Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.