Técnicas de SEO ou Conteúdo de Qualidade: o que é mais importante?

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Para todos nós que temos e mantemos blogs, o que mais nos importante é gerar tráfego, atrair mais visitantes, sendo que a principal fonte de visitas é sempre o Google (mecanismos de busca). Para aparecer bem nos resultados orgânicos (naturais) é preciso aplicar alguns conceitos e técnicas. Mas, o que é mais importante: as técnicas de indexação (SEO) ou ter um conteúdo de qualidade?

google-seo-logo

A questão é: por que vemos muitos blogs, sites e conteúdos que não são bem otimizados (não aplicam técnicas de SEO) ficarem melhor posicionados que outros que as usam?

Em outras palavras: É possível ficar bem posicionado no Google, mesmo sem usar técnicas de SEO em nossos Blogs?

Esse dúvida foi respondida em vídeo pelo Matt Cutts, alto escalão da Google (Google’s Webspam team) e traz ótimas dicas e pistas de como funciona a indexação de conteúdos e quais são as prioridades deles ao analisar e classificar um conteúdo.

Ele não diz que as técnicas são dispensáveis, mas também não afirma que só a relevância e qualidade de um conteúdo bastam, mas mostra que o conteúdo é observado prioritariamente.

Sobre técnicas de SEO para Blogs, recomendo que leia também:

Você pode assistir o vídeo logo abaixo (em inglês) e aproveitar para ver aqui os pontos mais importantes que destaquei. São ótimas dicas para entendermos bem a relação que é preciso ter entre técnicas e qualidade do conteúdo. Mas sempre o primeiro passo é o conteúdo.

  • Só uma boa otimização não vai rankear bem o seu conteúdo;
  • Existem muitos fatores para analisar;
  • Quantidade de links não é o mais importante. A QUALIDADE dos links recebidos e a relação entre os conteúdos/assuntos vale mais;

A conclusão que chego é que uma relação de conteúdos bem feita e a relevância do que está em seu blog comparada às palavras chave mais importantes para tal assunto, são o primeiro caminho para ser bem visto pelos mecanismos de busca.

Além disso é preciso que os backlinks recebidos venham de blogs com assuntos relacionados ao seu, integrados a outros conteúdos relevantes. Isso mostra força maior do que uma simples indicação de link ou banner numa barra lateral.

Assim, ao aplicar algumas técnicas de SEO em seu blog, isso valorizará ainda mais seu conteúdo. As técnicas não serão aplicadas só para atrair o Google, mas para mostrar o quanto você tem para contribuir e ampliar sua relevância e qualidade.

Assista ao vídeo abaixo e depois comente dando sua opinião sobre esse assunto. Aproveite também para ver nossos artigos sobre SEO e como melhorar ainda mais o conteúdo do seu blog.

Outros artigos relacionados:

.

16 Comentários

  1. É possível conciliar as duas coisas. SEO é muito bom, mas o que adiantaria receber muitas visitas dos buscadores e elas não se fidelizarem, ou nem ao menos sentir interesse de retornar ao seu blog? E de que adiantaria ter um conteúdo impecável, mas que não recebe visitas justamente por não ser bem posicionado?

    É essas questões que me levaram a fazer o meu melhor em meu blog,e também fazer tudo que sei de SEO para mantê-lo relevante aos olhos dos motores de busca. O resultado disso, é : “Em apenas um mês, consegui fazer com que meus artigos indexassem em poucos minutos no Google, e estas visitas são as melhores que recebo (não em quantidade)”.

    Responder

  2. Os dois são importantes. Eu mexi no SEO e minhas visitas diárias que eram cerca de 250 aumentaram para cerca de 3000 em média. É pouco, mas funcionou. Reconheço que no Blogger não dá para fazer muita coisa.

    Responder

  3. Como sempre procuro sempre melhorar a parte do SEO. Estas de parabéns Marcos e valorizo todo conteúdo que colocas para a galera que se preocupa em cuidar de seus respectivos sites ou blogs de uma forma ampla e objetiva, abraço cara. Rafael do blog FUTEBOL EXTENSIVO.

    Responder

  4. Creio que os dois são importantes, se bem que eu normalmente preocupo-me muito mais com o conteúdo.

    Só não percebi uma coisa, e se calhar até é uma pergunta básica. Quando falam de links estão exactamente a referir-se a quais? Áqueles quando nos colocam na “lista de blogs preferidos”, ou quando fazem um link de um determinado post nosso? Ou são ambas as situações?

    Um abraço.

    Responder

    • Mafalda,
      São ambas.
      A questão é que um link citando seu conteúdo tem maior valor do que um link numa barra lateral sem contextualização. Links de qualidade são melhores quando inseridos num contexto.

      Responder

  5. Desde que passei a frequentar seu blog e seguir suas dicas, as visitas do meu blog aumentaram, ganhei mais seguidores, e a taxa de rejeição vem diminuindo a cada dia! Obrigada!

    Responder

  6. Sem SEO, é lógico que os resultados serão muito menores, do que seria obtido com técnicas de SEO, que o ajudaria a indexar da melhor forma possível nas SERP’s.

    Responder

  7. Creio que o melhor é otimizar um bom conteúdo, como fazem aqui no ferramentasblog.com, todos dependemos de SEO mas não adianta de nada sem um conteúdo de qualidade a não ser que queira um monte de visitas de menos de 10 segundos e não ter conversão, nesse ponto Marcos você está de parabéns, aqui encontrei conteúdo valioso e já sou seguidor, tendo bom conteúdo fica tudo mais facíl. Mais uma vez parabéns pelo bom trabalho.

    Rodrigo Martins

    Responder

  8. SEO é uma coisa muito variável, não é uma coisa de se aprender em um dia, do mesmo jeito que não se aprende em muito tempo… Mas de toda forma SEO é uma coisa que todos podem fazer mas que nem todos SABEM fazer… Acho que este tutorial ajuda bastante os principiantes.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.