Ter Blog é melhor que usar Rede Social

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+

Ao contrário do que se poderia esperar, as redes sociais não estão matando os Blogs e são , na verdade, um sistema útil para manter os blogs sempre vivos e crescendo ainda mais. É claro que existem mais usuários de redes sociais do que blogueiros, mas podemos considerá-los todos potenciais leitores de blogs. Os Blogs são uma ferramenta extremamente essencial para a sobrevivência da internet e são responsáveis por boa parte do conteúdo compartilhado nas redes sociais. Chego a dizer que Blogs são mais importantes e úteis do que uma rede social.

Quer ser um(a) Blogueiro(a) de Elite? Acesse AGORA: http://blogueiro.pro

Acabo de ler uma matéria muito interessante sobre o crescimento dos Blogs nos últimos 5 anos, passando de pouco mais de 35 milhões para mais de 180 milhões. Em todos os anos o número de Blogueiros crescem no mundo, mais lentamente do que o número de pessoas nas redes sociais, mas ainda assim, cresce.

A pesquisa é da NM Incite e produziu o seguinte gráfico do crescimento de Blogs no mundo:

Inclusive já escrevi alguns artigos sobre as “profecias” fatalistas para o fim dos Blogs e este é um debate sempre recorrente, especialmente por vermos tanta gente que desiste de seus projetos na blogosfera, mas nunca vemos pessoas desistindo das redes sociais.

Preciso defender que ter um blog ainda é melhor que usar Redes Sociais como forma de comunicação ou troca de informações. A consistência e durabilidade de um blog, mesmo que tenha sido abandonado, é bem maior do que um perfil no Facebook, por exemplo.

Blog ou Rede Social?

O tamanho da internet pode nos assustar quando vemos quanto conteúdo é produzido e o que está de fato indexado no Google. Um Blog é praticamente invisível no mar de informações da internet: Seu Blog não é NADA na Blogosfera.

Mas agora pense em você dentre os 800 milhões de usuários do Facebook e seus pouco mais de 400 amigos. A velocidade da Timeline, todos publicando fotos, links, textos e vídeos a todo instante, qualquer atualização de seu perfil passa desapercebida facilmente. Seus amigos podem ignorar por completo qualquer coisa que você diga.

Outro fator é a durabilidade de um Blog. Quantas redes sociais já existiram e deixaram de existir? Quem nos garante que o Facebook continuará sendo o principal formato nos próximo anos?

Até 2009/2010 o Orkut era imbatível no Brasil e o Facebook era considerado muito difícil de usar e entender, além de não ter as comunidades/fóruns tão queridos. E quem seria capaz de dizer que o Twitter com seus meros 140 caracteres atrairia tanto interesse?

Há redes sociais que sumiram por completo, outras que são voltadas para interesses restritos, como a Linkedin. Sem esquecermos do Google+ que está nascendo e crescendo muito rápido pelo poder que a empresa tem na internet, já passando 180 milhões de usuários ativos. Outro é o Pinterest que está ganhando força, é uma novidade e tem maneiras de compartilhar conteúdo que as outras ainda não faziam.

Já os Blogs estão aí há mais de 10 anos. A tecnologia muda, as plataformas crescem e melhoram, surgindo até novos serviços e concorrentes para o Blogger e o WordPress que dominam. Muda-se até o estilo de Blogar, já que no início eram apenas diários pessoas online, mas todos os estilos convivem sem problemas.

Quantas redes sociais você usa?

Para estarmos presentes na internet a partir das redes sociais é preciso usar quase uma dezena de serviços que atendem a vários estilos e necessidades. Há redes sociais para todos os gostos e usamos ao menos as mais interessantes.

Minimamente alguém diria que usa só o Facebook e penso que isso seja suficiente para interagir com boa parte dos amigos online. Mas de certa forma o MSN também é um aplicativo social, menos multilateral e mais reservado. Junto a ele há o Skype. Passamos pelo Flickr ou o Instagram para compartilhar imagens e o Twitter para quem gosta de mais agilidade. Você já abandonou o Orkut, o MySpace e o ICQ, só pra lembrar alguns antigos. E nesse momento está tentando aprender a usar o Google+ para não ficar para trás.

Mas os blogs ainda estão aí. Você pode não ter um blog, mas lê blogs e os usa da mesma forma, comenta, segue, divulga na sua nova rede social. Os anos passam e os blogs não mudam, mas se adaptam às transformações da internet e às necessidades dos usuários, blogueiro ou leitor.

No fim, os Blogs são um tipo de rede social minimalista. A interação acontece pelos comentários, informação é compartilhada e está integrado a outros serviços da internet, dando liberdade para as pessoas lerem ou seguirem como for conveniente.

Meu Blog é minha rede social preferida!

Fonte: Buzz in the Blogosphere: Millions more bloggers and blog readers

Quer ser um(a) Blogueiro(a) de Elite? Acesse AGORA: http://blogueiro.pro

31 Comentários

  1. Que excelente post Marcos Lemos, são ótimas dicas. Eu uso bastante as redes sociais para divulgar os posts que faço. Como eu escrevo posts na área de design para o Gritoo.com eu criei o perfil no twitter @feedesigner para divulgar posts de design de alguns blogs e não deixo de divulgar os que faço, as redes sociais são as melhores amigas de um blog, com certeza.

    Responder

  2. Eu estou presente em redes sociais como o Facebook, o Twitter, o Linkedin, o Google+, mas mantenho o meu blog, pois ele é a verdadeira vitrine para o meu trabalho como jornalista. No blog, publico e comento conteúdos que nem sempre posso divulgar nos programas de rádio que apresento e no jornal onde escrevo.

    Responder

  3. Marcos, estou contigo. Blog é mais conteúdo do que rede social. E o que seria das redes sociais sem os blogs? Blogs possuem a característica de perenidade da informação, rastreabilidade como você bem disse.

    E as redes nada mais são do que ferramentas para transporta os diversos conteúdos espalhados nos sites e blogs, permitindo a possibilidade de deixar comentários, curtir, favoritar, retuitar, enfim.

    No meu entendimento, a blogosfera vai bem, obrigado.

    @tolstoy

    Responder

  4. Sempre achei que os blogs não morreriam por causa das redes sociais, ao contrário, elas agem como vitaminas, deixando nosso blog mais forte e mais visível.

    Eu ainda não abandonei o Orkut, pois acho uma plataforma funcional e ótima para estabelecer bons debates como é o caso das comunidades, coisa que o Fecebook ainda não conseguiu fazer com eficiência.

    É preciso apenas tomar cuidado com o vício que elas podem trazer, pois todos precisamos de uma vida off line.

    Abraço! 😀

    Responder

  5. Blog sempre estará vivo ,rede sociais apenas são ferramentas de divulgação .
    Tenho pensado colocar no final do post apenas o botão Google +1 e tirar os botões de gosto do Facebook e twitter,em 2012 o SEO irá girar em torno da rede social do Google.
    Posso estar errado mais o google vai pegar pesado com o google+1

    Responder

  6. Marcos eu concordo plenamente, eu pessoalmente comecei a blogar nem orkut tinha nem msn a uns 5 anos atrais de la para cá por causa dos estudos com em melhorar meu blog e vistando outros como o Ferramentas para blog que me escrevo em redes sociais para ajudar a compartilhar melhor meus post sem duvidas que o orkut e face book esta cheio de blogueiros que compartilham seus post. Valeu um abraço @tonyrson

    Responder

  7. Eu só uso o Orkut (que está cada vez melhor – infelizmente o Ferramentas Blog não sabe aproveitar a comunidade que tem lá) e uma rede no Ning (que também tem blogs) e estou satisfeito.

    É bom lembrar que o Tumblr faz sucesso também por reunir blogs e rede social numa só plataforma.

    Responder

  8. Olá Marcos!

    Acho que poderia viver bem fora das redes sociais, desde que se destacasse o valor de importância para divulgação dos blogs.

    Tanto é, que, ultimamente minhas atividades nas redes sociais tem se dedicado apenas aos interesses do blog. O maior tempo que passo na internet é escrevendo artigos, organizando e adaptando o layout do blog, ouvindo músicas e assistindo vídeos, lendo meus feeds… Isso que me dá prazer, e, quando acontece isso compartilho para todos na minha rede.

    Hoje as redes sociais são tão interligadas que nem precisa estar conectado em todas para se fazer presente nelas. Todas as redes convergem para aquela que está mais em evidência no momento.

    Uma das coisas ruins que vejo nas redes sociais, são algumas pessoas teimosas que acabam estragando a “brincadeira”, tornando as redes sociais chatas.

    Aquele modismo que reina nos primeiros meses quando se conhece uma rede social, ainda vale hoje. Querer estar atualizado com as novas ferramentas online é uma coisa, mas modismo relâmpago é outra. Foi por esse e outros motivos que deletei minha conta no Orkut há 3 anos e estou pensando em fazer isso também no Facebook.

    E viva aos blogs! rsrs!

    Abraço!

    Responder

  9. Acredito que os blogs nunca irão deixar de existir, possa vir a rede social que vier, pois como vc descreveu, os blogs se adaptam as redes sociais e isso os fortalece e faz com que mantenha seu poder na internet por todo o mundo.

    Responder

  10. Interajo em ambos, tenho conta em diversas redes sociais, mas socializar em meu blog é muito mais gratificante.
    É como receber um amigo em casa…e poder recebe-lo bem é meu intuito.
    Abraços,
    Digo Cabral

    Responder

  11. Eu adoro blogs, estou envolvido com esta atividade desde 2008. Mas ultimamente estou preferindo as redes sociais.

    Minha mente está fervilhando de ideias, então não estou passando pelo chamado bloqueio criativo, mas, por algum motivo, não estou conseguindo organizar e transferir estas ideias para os posts dos blogs que eu tenho. Não sei como os psicólogos classificariam isso, mas é um fato.

    Nas redes sociais tenho conseguido me expressar melhor, dar minha opinião, interagir…

    Quero muito voltar a blogar, pois curto muito tudo isso. Espero que esta fase passe logo para que as ideias saiam da minha cabeça e se transformem em posts, vídeos ou podcasts.

    Responder

    • Rodrigo,
      Penso que há momentos e estilos. A vantagem da variedade de serviços na internet é que podemos atuar onde nosso estilo melhor se adaptar e onde conseguimos nos comunicar de forma mais eficiente. O poder e velocidade de comunicação das redes sociais são muito atraentes e se você sabe lidar bem com isso, tem grande vantagem
      Eu mesmo tento ao máximo, mas ainda prefiro o estilo dos Blogs, mesmo sabendo usar bem as redes sociais.

      Você tem jeito para as duas coisas e não queremos perder você na blogosfera para as redes sociais apenas. Tira um tempinho para nós também… rs!

      Responder

  12. De fato um blog é muito mais importante que uma rede social e outra, os brasileiros tem um apelido la fora de “Cancer d redes sociais” no meu perfil pessoal do face nao vejo ngm postando nada de interessante, apenas vejo informações inuteis como piadinhas, compartilhamento de msg de boa noite etc

    Responder

  13. Olá Marcos. Acredito que as redes sociais predominarão por muito tempo como grande aliada dos blogueiros. Já percebi que dependermos apenas do google é muito arriscado e muito mais difícil de se conseguir seguidores fiéis. Por isso tenho investido constantemente nas redes sociais que possuem um poder de disseminação muito grande na blogosfera.

    Boas postagens!!!

    Responder

  14. Marcos, eu também prefiro os blogs, acho não mais saberia viver sem blogar, é fato que as redes sociais vieram pra somar, e é só o começo, a tendência é melhorar ainda mais.

    Essa interação de blogs e redes sociais ainda vai longe e que estiver envolvido com certeza vai colher bons frutos, eu pago pra ver!

    Excelente artigo como sempre!

    Responder

  15. Olá!

    Ótimo artigo. Mas eu li um artigo sobre empresas que estão substituindo seus sites institucionais por redes sociais. E parece que virou uma febre lá fora. Um exemplo é o da agência Africa de Nizan Guanaes – http://www.africa.com.br

    O que você acha??

    Responder

    • Vera,
      Eu vejo esse tipo de atitude como um erro e acredito que eles perceberam ter cometido um erro, especialmente agora com o Google+. Eles não pensaram na durabilidade das redes sociais e nem nas mudanças que a Web sofrerá nos próximos anos e como vão enfrentar isso.
      Quem estuda SEO já percebeu que o G+ vai ser fundamental e estar presente de forma ostensiva numa única rede social é uma aposta arriscada.

      Responder

  16. Oi Marcos,

    Ultimamente, estava lendo este artigo mais de uma vez e acompanhando os comentários dos visitantes falando sobre as redes sociais e acabei lembrando de um comentário que fiz de “usar somente a Rede Social Google Plus, pois não tenho tempo e dedicação para investir em domínio e hospedagem na criação de um blog”.

    O artigo foi bem elaborado, me encaixei em parte sobre as Redes Sociais e fiquei com uma dúvida que os visitante não levantaram sobre a questão dos comentários das Redes Sociais. As Redes Sociais têm esta possibilidade de guardar os comentários como os blogues em si, para que depois sejam restaurados?

    Responder

    • Wagner,
      Esse é outro ponto.
      Imagine usar só o sistema de comentários e interação do Facebook integrado ao Blog e daqui alguns anos o Facebook deixa de ser o grande centro. Seu blog perderia toda aquela informação. Até isso é preciso levar em conta.

      Responder

      • Oi Marcos,

        Obrigado por tirar a minha dúvida e com certeza está tirando a dúvida que está visitando o Ferramentas Blog! Realmente, não havia pensado a respeito do que você comentou. Fiquei pensando sobre o backup dos comentários (estava tentando me lembrar da palavra… rs!), vejo muitos blogues que usa este sistema de comentários do Facebook, e pior que quando gostamos de um artigo e queremos comentar, tirar dúvida, acaba afastando os visitantes, nem todos têm disponibilidade para ter um Facebook (eu não tenho) é meu ponto de vista e você tem razão como será daqui alguns anos?!?

        Hoje a febre é o Facebook, Google Plus, Twitter e a nova Rede Social Pinterest e nem penso em aprender esta nova Rede Social, penso que para um blogueiro as redes sociais seriam Facebook, Google Plus, Twitter e a pouca utilizada para divulgação de seus trabalhos, projetos e experiências é a Linkedin.

        Abraços e sucesso!

        Responder

  17. realmente acho que o blog não sairá de vista tão facilmente, confesso que tenho twitter, facebook, orkut (que nem uso mais), plurk, google+ .. entre outras, porém o blog além de compartilhar ideias que tem suporte para um melhor desenvolvimento, eu acho muito melhor, sem duvidas! Não largo nenhum!

    Abraços, gosto muitos dos posts do ferramentas blog 😉

    Responder

  18. Eu uso dezenas de redes sociais, inclusive o Myspace e Orkut. Mas realmente considero a plataforma dos blogs mais fixa e consistente, Vou aprendendo cada vez mais de como se administra um blog e estou gostando disso! ^^

    Responder

  19. Redes sociais ajudam ,ms percebi que não é tudo os acesso vem mais pelo conteúdo e relação ao site/e ou blogs,tenho ganhado através da divulgação de meus produtos nos blogs e sites independente de redes, acredito que os bons blogs permanecem terão continuação, já que vamos a internet e fazemos buscas pelo produto ou pelo assunto.
    Bela postagem.
    Abraço.

    Responder

  20. Redes Sociais nos meios de comunicação nos dia hoje é fundamental, mas os blogs tem seu papel e não serão sucumbidos por redes sociais. O idéia hoje é usar as redes sociais para divulgar o conteúdo dos blogs, ferramentas que permitem uma maior integração.

    Responder

  21. Marcos, parabens peloblog, eu comecei usar o facebook recentemente e esta funcionando, ja estou iniciando no G+ vamos ver no que da. Tambem acredito que o google+ vai ser a proxima.

    Responder

  22. Pingback: Prefiro a serenidade dos blogs ao ruído facebookiano | Sturm und Drang!

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.