Trocando template no Blog e mantendo Widgets

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

most-important-blogger-widgets Uma dificuldade de muitos iniciantes e uma dor de cabeça para outros é a hora de trocar o template, alterar o layout do blog no Blogger. É relativamente simples mudar o template, mas o inconveniente é perder os wadget/gadget (elementos de página) que estão no antigo modelo. Agora o Blogger salva esses elementos e pergunta se quer mantê-los ou não. Só que isso não é tão simples e essa novidade pode dar dores de cabeça. Veja o que mudou e como evitar problemas.

 

Quem percebeu a novidade foi o JMiur, do Vagabundia (argentino e em espanhol, rs!) e que faz o alerta para se tomar cuidado com o novo recurso q não faz tudo o que promete:

 

Quando trocamos o layout do blog, instalando um novo template, apenas os artigos e comentários ficam e são mantidos com poucas modificações. Na verdade, nas postagens mudam apenas as cores e as fontes, bem como o espaçamento entre os textos, mas nada se perde do que você publicou. Mas os códigos de contadores de visitas, do Google Analytics, Ferramentas para Webmasters, links e outras customizações vão ser perdidas e você terá que reimplantar muita coisa.

 

O Blogger agora, quando você instala um novo template, antes de completar a mudança, avisa que seus wadgets serão perdidos, mas você pode escolher mantê-los, como ilustra a imagem abaixo:

 

salvar-wadgets-templates-blogger

 

Note o aviso que aparece agora e os novos três botões que supostamente permitem escolher o que fazer com os elementos de página. Mas o que pude perceber em meus testes é que só são mantidos os elementos de página padrões do Blogger, mas se perdem todos os que você tenha modificado/customizado ou que precisem inserir códigos, como o “HTML/Javascript”.

 

Sendo assim, para evitar problemas, sempre faça um backup de seu template e salve os códigos de cada elemento que você tenha customizado ou que você tenha inserido no código-fonte de seu blog. É bom manter um arquivo do tipo TXT, que você pode criar no Bloco de Notas do Windows, por exemplo, e que contenha todos esses códigos.

 

Sobre mudar o template:

.

4 Comentários

  1. Olha esses tempos troquei meu template, tive que salvar tudo em bloco de notas e depois repassar, mais quando for trocar eu já sei, vlw pela dica Marcos e ótimo blog em sucesso

    Responder

  2. Ainda bem que tem isso eu ja estava cansado de ficar toda hora copiando e colando meus codigos em alguma coisa xD mais agora é so apertar um botão e organizar as posições que você que e pronto quando vi isso (reparei antes do post) fiquei até pensando caramba agora que a blogger tomou conhecimendo disso. Seu blog ta um sucesso!

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.