Trocar Templates sem perder Widgets

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Um grande problema na hora que trocamos o Modelo de Template de nosso blog é perder os Elementos de Página (gadget, widget) que já estava no template antigo. Quando já estamos usando um Template a mais tempo, já configuramos várias funcionalidades, imagens e outras coisas que a instalação de um novo modelo vai fazer perder. então descobri uma maneira de manter os elementos de página quando trocamos o template.

 

O que vamos descrever abaixo nesse tutorial é um pouco complicado e requer atenção e muito cuidado para não errar. Sempre que for fazer grandes mudanças em seu blog é extremamente importante fazer um backup do modelo para, se for preciso, recuperar o que existia antes.

 

Isso vale especialmente quando se pretende trocar o template do seu blog para um novo. Se algo sair errado ou você não gostar da mudanças, poderá simplesmente fazer o upload do template antigo e reinstalá-lo.



Mas o grande problema de quando se instala, se troca de template é que os gadgets, os elementos de página são apagados e não passam para o novo layout. É preciso recriar um por um e isso é bem trabalhoso em alguns casos. Quando trocamos de template, nos deparamos com a seguinte mensagem logo que clicamos em “Fazer Upload”:

 

editar-template-blogger

 

Como salvar transferir widgets de um Template para outro.

AVISO: Não é possível usar esse método para transferir widgets para blogs diferentes, mas funciona apenas para transferir para um mesmo blog em que se está trocando o template.

 

1. Vá em “Layout” ~> “Editar HTML” da mesma forma que você faz para ver o código-fonte do seu blog e para fazer o Backup de seu template.

 

editar-HTML

 

Neste mesmo lugar, deixe a caixa de opção de “Expandir modelos de widgets” DESMARCADA:

 

modelo-widgets-desmarcada

 

2. Procure pela seguinte linha em seu código do template:

 

<b:section class=’sidebar’ id=’sidebar’ preferred=’yes’>

 

Este é o código de onde começa a sua sidebar, a barra lateral onde ficam os elementos de página do seu blog.

 

3. Sempre que você cria um elemento de página para seu blog, você dá um nome para ele, como por exemplo “Marcadores”, “Arquivos do Blog”, “Seguidores” ou qualquer outro nome que você tenha dado para eles elementos que estão no template antigo e que você quer manter no template novo.

Abaixo do código que indiquei no ponto 2, procure pelas linhas dos elementos com os nomes que você deu, e são mais ou menos assim:

 

<b:widget id=’Label1′ locked=’false’ title=’Categorias’ type=’Label’/>
<b:widget id=’BlogArchive1′ locked=’false’ title=’Arquivo’ type=’BlogArchive’/>
<b:widget id=’HTML2′ locked=’false’ title=’Posts Recentes’ type=’HTML’/>
<b:widget id=’HTML1′ locked=’false’ title=” type=’HTML’/>
<b:widget id=’LinkList1′ locked=’false’ title=’Links’ type=’LinkList’/>

 

Lembre-se: estes são apenas exemplos e você deverá procurar pelas linhas específicas. Copie cada uma delas e salve no seu Bloco de Notas para usar mais tarde.

 

4. Agora faça a instalação do novo Template normalmente. E, quando o blogger perguntar por apagar os widgets – como mostramos na primeira imagem – confirme sem medo. Salve a mudança.

 

5. Agora, mais uma vez, no código do novo Template, procure pela linha da sidebar, exatamente como mostramos no ponto 2 acima. Abaixo dessa linha, cole os códigos que você copiou no Bloco de Notas. Não precisa se preocupar com a ordem, pois você poderá movê-los em “Layout” ~> “Elementos da página”.

É importante observar que nenhum gadget tenha um ID igual, por isso verifique se todas as linhas têm IDs diferentes, com nomes diferentes. Se tiver algum igual, basta trocar o nome ou somar um número a mais. Exemplo: se encontrar dois “ id=’Label1’ ”, coloque um deles como “ id=’Label2’ ”.

Então, salve as mudanças e veja se funcionou. Se tudo tiver dado certo, você verá os seus elementos de página antigos no novo template.

 

Caso algo dê errado, basta reinstalar o backup do template antigo para voltar tudo como era antes.

.

23 Comentários

  1. Muito legal poder contar com essa possibilidade. Não pretendo trocar de template em breve, mas salvarei esse post em favoritos e me lembrarei dele quando precisar.
    Abraço.

    Responder

  2. Outra ótima dica. Troquei o template recentemente e tive dificuldade em colocar os widgets. Agora já aprendi, fica para próxima.

    Responder

  3. E como fazer backup template, salvando as imagens que a compõe. Já aconteceu do hosting de imagem free, simplesmente sumir e eu perder todas as minhas imagens do blog ( da coluna, background, cabeçalho, … ).
    Como salvar todas de um modo que elas fiquem nos seus devidos lugares, FTP? Sinceramente não sei ainda como resolver esse problema de uma forma prática sem ter que fazer o processo manualmente.
    Hoje as minhas estão no google pages e já ouvi falar – isso já faz um tempo – que deixará de existir.

    Responder

  4. Olá, Marcos!

    Bem interessante sua dica. Recentemente, estive pesquisando o assunto para uma série de artigos que eu estava escrevendo em meu blog. Achei seu método tão interessante que o citei no artigo Trocando o template do blog – Parte 3.

    Quando à dúvida do BadTom para fazer o backup das imagens, uso uma forma que pode simplificar isso. Quando você usa o Windows Live Writer para publicar no blog, ele baixa o template completo para sua máquina, incluindo as imagens. Elas ficam numa pasta similar a C:\Users\SEU_USUÁRIO\AppData\Roaming\Windows Live Writer\blogtemplates\CÓDIGO_INTERNO\CÓDIGO_INTERNO. Eu faço o upload dessas imagens para o Google Sites.

    Um abraço!

    Responder

  5. nao funcionou, recuperou o widgets mas nao recuperou o conteudo, ou seja, só recuperou o titulo e nada mais….

    perdi todas as minhas ferramentas….

    post enganoso

    Responder

  6. Alan,

    Primeiro, espero que você tenha seguido as orientações de se fazer backup antes de qualquer tentativa de mudanças em seu blog.

    Outra coisa: é importante lembrar que os Elementos de Página criados no “HTML/JavaScript” precisam ter seus conteúdos salvos individualmente.

    E, por fim, eu fiz o teste em meu Blog de testes e obtive sucesso e resultado satisfatório.

    Responder

  7. Parabéns Marcos!
    Já troquei meu Templates através de um outro tutorial, mas passei maus pedaços até consegui entender o procedimento.
    Você consegue colocar tudo de forma clara e objetiva, facilitando o trabalho do iniciante.
    Você é 10!!!!!
    Um abraço!
    TelvaTanajura

    Responder

  8. wma boa dica para quem deseja trocar de layout!
    muito legal, toda vez que ia trocar de layout tinha que ficar refazendo todos os gadgats.
    valeu

    Responder

  9. Marcos tudo certinho por aqui meu rei!
    Mais uma vez muito mas muito grata!
    Vou colocar um banner teu no meu blog afinal vc e a Ariane merecem!
    Beijos

    Responder

  10. citando: Outra coisa: é importante lembrar que os Elementos de Página criados no "HTML/JavaScript" precisam ter seus conteúdos salvos individualmente.

    E como você faz isso? como salva esses conteúdos individualmente? Existe alguma ferramenta para isso, ou guarda no notepad por ex?
    Obrigada

    Responder

  11. Boa noite Marcos,

    Uma vez que aprendi aqui esse processo, vou fazer um post no meu blog citando a fonte, ok?

    Obrigada e continuação do bom trabalho.

    Responder

  12. Marcos, mais uma vez obrigado pelas suas dicas. Eu estou querendo mudar o layout do meu blog para um outro que encontrei no 'blogger' mesmo, e percebi que os elementos de página não serão perdidos, apenas as fontes e côres..isso procede? Independente disso farei o backup para segurança. Outra dúvida é quanto as postagens…se as mesmas não são perdidas nesta troca.
    Seu site é o meu 'help' rsrsr.
    Abraços.

    Responder

  13. @Real,

    Fazer um backup de tudo é extremamente importante.

    O layout nada tem a ver com o conteúdo do seu blog. Trocar o template não apaga seus artigos nem os comentários.

    Responder

  14. Marcos me desculpe pelo segundo comentário
    quando eu fui trocar o modelo pra mim apareceu o deletar e outro escrito assim "continuar com os widgets" e ai eu cliquei nele apareceu o novo modelo com todos os widgets que eu ja tinha, ou seja eu não precisei fazer nenhum desses progressos, fui direto pelo que o blogger me "recomendou"!
    PS: eu usei o draft blogger, se precisar da imagem me avise mandando para esse email: tinosralla@hotmail.com

    Abraços, Tiago Ferreira

    Responder

  15. Pingback: Dicas para Blog – Artigos Maio/2009 | [ Ferramentas Blog ]

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.