TweetMeme – RT para seus artigos no Twitter

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

twitter-icon-300x300 O Twitter tornou-se uma grande fonte de troca de informações e a principal ferramenta para distribuir e compartilhar conteúdo é o RT (Retweet, “Re-Tuitar”) – quando alguém gosta do mesmo link e reenvia para seus seguidores. Agora você pode disponibilizar um ícone em seus artigos na página de seu blog para que seus visitantes dêem RT naquilo que mais gostarem, de forma automática e direta, e que é um contador de RTs. Você pode ver esse sistema logo abaixo dos títulos de meus artigos. Então, se gostar de meus artigos, dá um RT clicando no ícone e veja abaixo como colocar em seu blog.

 

Toda forma de divulgação de seu conteúdo é importante para seus artigos. Claro que só se deve divulgar conteúdo e que seja de qualidade, relevante para o seu público. Até já tratamos disso mais especificamente:

 

E você pode contar com a ajuda de seus visitantes para divulgar seu conteúdo de forma eficiente usando o Twitter e a capacidade desse serviço de multiplicar e distribuir a informação. Pensando que nem todo o seu público alvo está seguindo você em sua conta do Twitter, deixar disponível em um único clique aos seus leitores a possibilidade de que dêem um RT em seus artigos automaticamente, pode ser de grande força para gerar mais vistas.

 

O que vou mostrar agora pode ser usado tanto no WordPress quanto no Blogger e é fácil de integrar ao Template de seu blog.

 

O site que tem esse serviço é o TweetMeme que é um agregador de conteúdo voltado para o Twitter e seu modelo de divulgação e redistribuição de conteúdo. Então para conhecer mais esse serviço, acesse:

 

logo-tweetmeme

http://tweetmeme.com/

 

Se você rolar a página principal vai encontrar o seguinte indicativo na barra lateral direita, conforme a imagem:

 

tweetmeme-painel

Adicione um Botão Retweet no seu Site!

 

Ao clicar no link “TweetMeme button”, você será direcionado para a página de configurações para cada tipo de blog e é o que vamos explicar a seguir.

 

retweet-button

 

Para quem usa o WordPress.

Se você tem um blog com host próprio para WordPress então é bem simples e fácil de fazer, bastando clicar no link (1 indicado na imagem acima) e baixar o Plugin e instalar como você faria para qualquer outro modelo.

 

Para quem usa o Blogger.

Se o seu caso é de instalar o botão em seus artigos no Blogger, ao clicar no link (2 indicado na imagem acima), você será direcionado para a página com os códigos e as modificações que precisa fazer. Mas para facilitar a sua vida, vou oferecer os códigos aqui, pois o site é em inglês e alguns podem ter dificuldades para entender como proceder.

 

Há dois modelos de botões: o maior e o resumido (uso o resumido aqui no [ Ferramentas Blog ]). E vou mostrar como adicionar em seus artigos também. da forma como vou mostrar os códigos abaixo, o botão só aparecerá quando entrar em cada artigo e ficando oculto fora da página específica.

 

1. Botão maior – Padrão.

botao-RT Ele fica da forma como vê na imagem ao lado e ocupa um pouco mais de espaço, então tem que saber como e onde é melhor para colocar dentre de seu layout para não atrapalhar nada.

Copie o código conforme e só modifique o que estiver indicado:

 

<b:if cond=’data:blog.pageType == &quot;item&quot;’>
<script type="text/javascript"> 
tweetmeme_source = ‘SEU_NOME_TWITTER‘; 
</script> 
<script type="text/javascript" src="http://tweetmeme.com/i/scripts/button.js"></script>
</b:if>

 

Onde está indicado de vermelho troque pelo seu nickname do Twitter para que quando as pessoas clicarem indicar o seu nome como fonte original do link.

 

2. Botão resumido.

Esse é um modelo que ocupa menos espaço e é mais discreto. Foi por esse modelo que optamos aqui no [ Ferramentas Blog ] como você pode ver no início de nossos artigos.

Do mesmo modo que no caso anterior, só modifique o que está indicado de vermelho no código abaixo:

 

<b:if cond=’data:blog.pageType == &quot;item&quot;’>
<script type="text/javascript"> 
tweetmeme_style = ‘compact’;
tweetmeme_source = ‘SEU_NOME_TWITTER‘;
</script> 
<script type="text/javascript" src="http://tweetmeme.com/i/scripts/button.js"></script>
</b:if>

 

Nos dois casos eu adicionei uma condicional (destacado em verde) para restringir quando esses botões podem aparecer. Assim, só aparecem quando seu visitante entra em algum artigo. Isso é importante para que seja redirecionado o link correto, pois o sistema busca pelo link da página daquele instante para enviar para o Twitter.

 

Onde adicionar o Código.

No caso do Blogger você pode adicionar o código em qualquer arte do corpo do artigo. Se não sabe como fazer isso, leia esse artigo para poder se orientar em entender mais e escolher de forma adequada a melhor posição em seu layout:

 

Agora é só esperar e divulgar seus artigos. E, sempre que encontrar algo aqui que você gostar ajude clicando no botão do Retweet.

 

Veja mais sobre Twitter para Blogs:

.

10 Comentários

  1. Como sempre seu trabalho é impecavel!!! se eu conseguir escrever 10% da qualidade dos seus artigos fico feliz… deixei um comentario mais cedo em outro artigo, Vsculhei seu blog e encontrei o que queria… Ficou perfeito! um abraço!

    Responder

  2. Olá Marcos tudo bem?

    Eu experimentei esse botão e deu certinho em meu blog. Mas vc publicou um outro, e eu resolvi substituir pois combinou mais com o fundo azul de meu blog. Mas eu acho que prefiro este aqui, porém, como já adicionei tb o botão do google buzz à esquerda, gostaria de saber de vc, como faço para adicionar este botão acima, mas deixá-lo a direita de meu blog, igual está aqui no seu. Será que poderia me explicar por gentileza?

    Muito obrigada desde já.

    Paz e sucesso a ti,

    Lucy

    Responder

  3. @Lucy,

    Eu vou criar um tutorial ensinando a alinhar texto e imagens à direita do texto como fiz com os botões acima. Continue acompanhando nossas atualizações para aprender como agir nesse caso.

    Responder

  4. Ok, obrigada Marcos.

    Vou continuar acompanhando atenta, para poder aprender aplicar em meu blog, mais esta dica.

    Lucy

    Responder

  5. Pingback: Dicas para Wordpress e Blogger – Artigos de Agosto/2009 | [ Ferramentas Blog ]

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.