Usando Agregadores de Conteúdo para atrair visitas

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+

Agregadores de Notícias
Já tratamos disso outras vezes, mas vale repetir: um blog é feito de conteúdos. Acredito que a melhor forma para atrair visitas consistentes para o seu blog é divulgar o seu conteúdo. Existem vários sites que fazem isso, onde as pessoas que visitam é que determinam quais são as melhores informações, classificando, votando e deixando comentários e funcionam, as vezes, até como redes sociais.

 

Antes de ler este artigo, recomendaria outros que podem ajudar não só a entender e aprofundar esse, como também a melhorar e promover o conteúdo de seu blog:

 

Assim, de tudo o que sempre postamos aqui com dicas e ferramentas para seu blog, o que mais reforçamos e queremos que todos entendam para ter sucesso com seus blogs é que um blog tem que ser fonte de conteúdo – conteúdo de qualidade e relevante para seus leitores/visitantes. Com isso em mente, fica mais fácil gerar mais visitas e até gerar mais ganhos, pois só se consegue ganhar dinheiro com blog mediante crescimento de visitas.

 

Se o que atrai mais visitantes para seu blog tem que ser o seu conteúdo, queremos mostrar neste artigo lugares para que você divulgue o que você tem de melhor. Depois de algum tempo fazendo vários testes com os links e conteúdos do [ Ferramentas Blog ] nos vários modelos de Agregadores de Conteúdo (Agregadores de Notícias) que existem, vou mostrar agora quais considero mais relevantes e melhores de se usar.

 

O que são Agregadores de Conteúdo.

Basicamente, os chamados Agregadores, são uma forma de disponibilizar links de notícias e artigos de vários sites e blogs, indicados pelos próprios visitantes e reunidos em categorias. Nestes sites, os artigos são exibidos com um título e uma descrição objetiva e podem ser votados pelos visitantes para determinar sua relevância.

Esse movimento dos leitores é que determina a ordem em que aparecerão nas listas. Mas não basta ter muitos votos para estar entre os primeiros. Além dos votos, os agregadores usam o número de cliques e quantidade de comentários como determinante nesta organização da informação.

 

Os que mais uso e recomendo.

dihitt-logo O mais popular deles é o diHITT – http://www.dihitt.com.br/ – que é quase uma comunidade. Nele é possível até mesmo criar um blog e publicar ali diretamente de forma bem objetiva. É preciso cadastrar para enviar seus links, mas também é preciso ser bem participativo, pois, além de seus artigos e links, você também ganha nota. Há uma classificação dos usuários do site, o que é muito útil para saber o quanto você é influente no site e qual a relevância daquilo que você envia.

 

Para ganhar mais votos em seus artigos é preciso ser atuante também. Os outros que também envia seus links retribuem seus votos votando nos artigos que você envia e esse troca recíproca pode garantir leitores mais fieis e uma boa classificação para seus artigos. E, claro, os comentários são muito importantes. Assim, não se deixa comentários apenas nos blogs, mas também nos artigos que você votar. Isso pode melhorar a sua classificação e faz você ser melhor avaliado pelos outros usuários do sistema.

Eu não tive bons resultados em termos de visitas vindas do diHITT, mas uso basicamente para manter-me atualizado com o que outros andam publicando, mesmo o pequenos blogs. Mas sei de muitos casos onde têm o diHITT como principal fonte de visitas, depois do Google.

 

rec6-via6-logo Outro bastante conhecido e que tem um grande peso na blogosfera é o Rec6http://rec6.via6.com/. É também uma rede social, apesar de discreta, onde você pode e deve cadastrar um pequeno perfil, e é preciso esse cadastro para poder enviar seus links. Observando o funcionamento do site, acredito que levam muito em consideração a quantidade de cliques que um link recebe para determinar sua posição nas listas, mais do que os votos – mas isso é minha observação.

Com o Rec6 tenho mais resultados de retorno de visitas que pelo diHITT e é mais fácil de determinar a categoria em que colocar seus artigos. Mesmo assim é muito importante ser cooperativo também para atrair votos para seus artigos (e considero mais difícil conseguí-los do que em no diHITT também) e os comentários têm mais força do que os votos para atrair leitores. E é importante que seus links pareçam sempre entre as primeiras páginas para ter mais cliques.

 

linkk-logo Um outro bem conhecido é o Likk – http://www.linkk.com.br/. Esse é o que considero o mais difícil de conseguir emplacar uma publicação e conseguir votos. Além dos critérios semelhantes aos dos outros dois citados acima para se dar bem, eles classificam os links recebidos em dois grupos distintos e que dão visibilidades diferentes para seus artigos. Essa classificação é que garantirá bons cliques e retorno em visitas para o seu blog.

Fazem da seguinte maneira: classificam seus links como “Links enviados” (Novas Notícias) e “Links Publicados”. Só aparecem nas primeiras listagens os links publicados, ou seja, aqueles que tiverem mais de 10 votos, os mais votados na categoria “Novas Notícias”. O segredo para se dar bem, então, é votar e comentar nas notícias de outros, principalmente daqueles que estão já com notícias publicadas. Estes irão retribuir seus votos e você terá grandes chances de emplacar uma publicação.

 

Quando isso acontece trás uma boa quantidade de visitas e pode ajudar seu blog a subir bem nesse números por 1 ou até 3 dias, dependendo do tempo que seu link ficar no topo. É um pouco mais difícil de conseguir bons resultad
os, mas é uma boa forma de medir a qualidade de seus artigos. É importante que seu artigo seja exclusivo, sem muitos concorrentes tratando do mesmo tema.

 

Concluindo.

Fazer bom uso dos Agregadores de Conteúdo é uma boa forma de atrair visitas e mostrar relevância daquilo que você escreve. Um blog de qualidade sempre tem bons artigos para divulgar e é o que vale: divulgar o seu conteúdo, pois é isso que as pessoas buscam. Use esses sites como redes-sociais indiretas e seja persistente e atuante, pois é o que garantirá bons resultados.

 

Não há uma quantidade ideal de links a se mandar. Isso dependerá de seus objetivos. Acredito que o melhor seja trabalhar 2 ou 3 links por semana, para dar tempo de serem votados e as pessoas interagirem com você. Mas é bem possível enviar 1 ou mais artigos por dia e muitos blogueiros conseguem se sair bem assim, pois depende muito da rede que você construir em torno de sua atuação e de como os outros participantes vão interagir com você e com seus links.

Existem outros sites com os mesmos objetivos e tão bons ou até mais famosos que esses. Com esses é que fiz meus testes e colhi resultados. Quando testar outros, divulgo aqui. Faça você seus testes também e descubra a melhor fórmula para seu blog se dar bem.

Quer ser um(a) Blogueiro(a) de Elite? Acesse AGORA: http://blogueiro.pro

10 Comentários

  1. Oi, Marcus!

    As redes sociais e os agregadores de notícias são fundamentais para o blog ganhar visibilidade. Vc tem toda razão! Muitos autores só ficam no Orkut e esquecem como é importante marcar presença em outras redes sociais também para atrair um público mais amplo.

    No meu caso, o diHiTT é responsável por boa parte do meu tráfego de visitas. O Rec 6 me manda poucas em relação aos outros agregadores. O Linkk para mim não funcionou- nunca me mandou visitas.

    Outros sites que recomendo são o "Ueba", "Link Log", "Colméia" e "Ocioso". Se o blogueiro consegue publicar um artigo por essas redes terá um aumento significativo de audiência. Vale a pena conferir!

    Parabéns pelo artigo!

    Abraço,

    http://cafecomnoticias.blogspot.com

    Responder

  2. Pingback: Porto Cai na Rede e como ter um Blog Eficiente | [ Ferramentas Blog ]

  3. Bom dia Marcos. Estou lendo o Blogar, muito bom. Olhei seu site no Dihitt e queria saber como vc fez para seu site ficar dentro do Dihitt, até com as barras laterais e tudo. Estou querendo fazer o mesmo trabalho, mas não consegui ainda. Obrigado pela ajuda.

    Responder

  4. Marcos eu vou contar minha experiência com agregadores. Eu tenho um site novo e resolvi usar agregadores para tentar fidelizar parte desses leitores, pois bem. Usei o ocioso e em meu site, num único dia consegui cerca de 5000 visitas. A princípio fiquei muito feliz mas acaba por aí.

    A taxa de rejeição chegou a 98%, e o tempo de permanência na página era só de 55 segundos. Ou seja é aquele tipo de pessoa que entra num agreador, aí vai abrindo várias guias com o que achar interessante, lê e depois vai embora.

    Só lembrando que a taxa de rejeição é quando o leitor vai embora do site pela mesma página que entrou.

    E aconteceu outra coisa que foi o pior. Eu descobri que tem gente que fica nesses agregadores só procurando postagens para PLAGIAR. Eu já achei cerca de 5 postagens plagiadas. Sem contar as postagens que ainda não foram indexadas pelo Google.

    Mais ou menos 5 dias depois de 5000 eu passei para somente 25 leitores que entraram no meu site depois daquele dia.

    Então eu acho que só compensa usar agregadores se você não se importar tanto com plágio (eu acho que todo mundo se importa) ou se você usa anúncios que paga por visualizações.

    Atualmente eu só estou usando o Dihitt que é um agregador “mais social”, ou seja, as pessoas podem comentar, indicar, pontuar e esse tipo de coisa. E Já que é um agregador mais social as taxas de plágio diminuem. Alias, minha primeira curtida na página do facebook do meu site veio a partir desse agregador.

    Ta aí minha experiência.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.