Usando as Redes Sociais

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Não há internet sem relacionamento. E, indo mais além, nenhum blog sobrevive na blogosfera sem relacionar-se com outros blogs, os usuários/visitantes e com outros bloggueiros e pessoas de seu nicho. Estive fazendo vários testes (e continuo com alguns) para o conteúdo do [ Ferramentas Blog ], onde o objetivo é descobrir quais as melhores Redes Sociais e como usá-las de forma satisfatória. Esta não é apenas uma forma de ter mais visitas, mas principalmente de fazer o seu blog crescer.

 

A melhor forma de manter o seu blog sempre atualizado e antenado com o que está acontecendo no seu nicho é pesquisando muito e, claro, estar onde seus leitores estão. Esta é outra forma de também saber o que outros do mesmo ramo estão fazendo, relacionar-se com eles e ampliar a sua rede de contatos.

Isso é óbvio se pensarmos que é exatamente para isso que servem as Redes Sociais: ampliar nossos contatos.

 

Para aqueles que pensam e usam as Redes Sociais apenas como um lugar para fazer amigos, saibam que estão perdendo uma grande chance de ampliar seus conhecimentos, estar ligado com o mercado de trabalho (seja qual ramo for) e de estar sempre atualizado com debates, tendências e caminhos d muitas áreas, bem como as soluções para muitas coisas.

 

Assim, segue abaixo algumas dessas redes. Sei que são todas conhecidas, mas vamos tentar entender como usar isso de forma mais eficiente para o seu blog e para ter o seu perfil relacionado com o seu tema, divulgando o seu blog e mantendo você mais ligado com o que pode ajudar seu trabalho na web e na vida real. Assim, deixo claro que vou falar das que uso e considero úteis de algum forma.

 

Redes Sociais práticas e simples.

orkut_logo Impossível falar de Redes Sociais sem mencionar o Orkut, especialmente para nós brasileiros, onde este produto da Google é uma febre e tem de tudo. Muitas pessoas já tomaram certa antipatia do Orkut por ter se popularizado demais, mas esqueceram que é possível configurar e segmentar seu uso de forma muito simples e segura.

Seu uso é bem prático e objetivo. Resume-se em ter uma “lista de amigos” e outra de “Comunidades”, tudo isso administrado por um perfil seu onde se disponibiliza informações pessoais e/ou profissionais.

 

Acredito que hoje o Orkut seja a melhor fonte de troca de informações direta e irrestrita da internet – tudo isso através de suas comunidades. São nelas que podemos ampliar nosso conhecimento, trocar experiências e até divulgar nossos artigos de nossos blogs. Mas é preciso saber usar e estar nas comunidades certas.

Hoje, basicamente, uso três tipos de comunidades em minha conta de Orkut: temas ligados à teologia e debates bíblicos (essa é a minha formação acadêmica); comunidades sobre blog, tecnologia e serviços para internet (AdSense, Blogger e SEO); terceiro comunidades para aprender a usar melhor o meu celular Nokia E71.

 

Nem é preciso explicar muitos, então, como recomendo o uso do Orkut. Procure por comunidades que possam agregar valor ao que você faz na internet hoje, participando de debates e fóruns que têm a ver com o seu blog e seus temas. Isso ajudará você a se manter atualizado, em contato com pessoas que querem o mesmo que você e estão dispostas a trocar informações. Também pode ser usado para divulgar o seu blog, mas divulgar o seu conteúdo desde que você tenha algo a oferecer, senão, nem divulgue.

 

Twitter-Logo Outro sistema da moda é o Twitter, o tão falado microblog, onde as pessoas podem se seguir umas às outras para acompanhar o que estão fazendo, lendo, debatendo e publicando. Há quem use apenas para coisas banais, mas sabendo seguir as pessoas certas, é uma ótima fonte de troca de conteúdo e fontes.

Seu funcionamento é o mais simples: trocar textos (como os SMS do celular) com apenas 140 caracteres, sobre qualquer assunto. Aí mora o perigo. Se for para tratar sobre o tempo ou a hora que acordou e se está com fome, ninguém vai querer seguir você e você não vai querer seguir ninguém assim. Mas, sendo para trocar links, informação e conhecimento prático, esta é a forma mais rápida.

 

Quem quiser ficar informado sobre atualizações aqui do [ Ferramentas Blog ], saber o que ando lendo ou gosto na web, pode me seguir pelo @hordones. Notará que sigo poucas pessoas, só aqueles que têm a ver com o que faço e têm os mesmos interesses que eu. Assim posso ampliar meus contatos dentro de meu nicho, saber o que é o assunto do momento e estar antenado e ligado com o que é produzido pelos melhores blogueiros do Brasil e outros lugares.

 

Acredito que, bem usadas, essas duas ferramentas de redes sociais podem ampliar seu conhecimento, agilizar seus contatos, melhorando sua capacidade de leitura e escrita e facilitando a sua busca por novidades. É uma ótima forma de entender as tendências de seu nicho/ramo e estar por dentro do que seus leitores querem e buscam, já que você se mistura a eles e está junto deles.

 

orkut02[1] O [ Ferramentas Blog ] por exemplo, tem uma comunidade no Orkut justamente para estreitar o contato com meus leitores e estes poderem se conhecer, conhecer o que outros estão fazendo, trocando informações e se ajudando mutuamente. Assim tenho sugestões para novos artigos, percebo se de fato meu blog está atingindo suas metas e fico mais próximo de meu público.

Já no Twitter, entro em contato com blogueiros de várias partes, aprendo sobre seus trabalhos, partilho e distribuo links, recomendando serviços e até sendo mais próximo. É uma forma de perceber que estamos lidando com pessoas e não com códigos e links apenas.

 

Agora, descubra a sua rede e o seu grupo.

.

1 Comentário

  1. Olá, Marcos!

    Eu já tentei divulgar meus blogs tanto no Orkut quanto no Twitter, mas não tive bons resultados. Comparados a outras formas de divulgação, o resultado foi praticamente insignificante.

    Mas, imagino que haja temas que "caibam" melhor nessas ferramentas do que outros.

    De qualquer forma, é interessante a forma como você cita a importância dessas redes sociais. Muita gente as utiliza apenas como "curtição" e acabam perdendo uma ótima fonte de informação.

    Um abraço!

    Adelson

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.