Vale a pena registrar um domínio para seu Blog?

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Muitos contatos que recebo perguntam como registrar domínio, ter um endereço do tipo “.com” para que o blog tenha um ar mais profissional e sério e alguns perguntam se vale a pena. Vou mostrar abaixo a minha experiência quando registrei o atual endereço do [ Ferramentas Blog ], mostrando vantagens e desvantagens de se ter um domínio próprio e qual a hora certa de fazer isso pra cada caso e tipo de blog. Leia com muita atenção que poderá te ajudar muito. Será um artigo longo, devido à necessidade de analisar vários fatores.

Esse artigo foi particularmente motivado pelo texto publicado pela Juliana Sardinha do Dicas Blogger, e é minha forma de ajudá-la a decidir:

Basicamente ela pergunta se será melhor para o trabalho dela, mudar o endereço do seu blog para um domínio que ela registrou. Há vantagens significativas e é disso que vou tratar abaixo, especialmente para quem tem blog no Blogger, mas servirá também para quem usa o WordPress.

Registrei o endereço ferramentasblog.com no dia 04 de fevereiro (2009), quando o meu blog tinha apenas 4 meses de existência. Por sorte ninguém ainda havia registrado nenhum dos endereços. Hoje tenho todos registrados, não apenas o “.com”, mas também o “.com.br” (que ainda estou preparando para um outro projeto complementar), “.net” entre outros menos relevantes.

Para quem usa o Blogger como plataforma, recomendo que registre seu domínio logo que começar com seu blog, pois vai evitar alguns transtornos que descrevo abaixo – nada muito grave, mas que é bom não passar.

Já os que usam o WordPress, registrar um domínio é praticamente o primeiro passo, já que, se não for usar o serviço gratuito padrão, precisará de um domínio e também de hospedagem (leia sobre: Entendendo o WordPress e seu serviço diferenciado).

Indexação e visitas.

Quando este blog estava no Blogger, no mesmo dia que comprei o domínio eu fiz o redirecionamento (O [ Ferramentas Blog ] migrou para o WordPress.org). Meu blog estava hospedado e usava os serviços do Blogger e seu endereço original foi http://ferramentasblog.blogspot.com, como é para todos que começam no Blogger, e mesmo depois de registrar o domínio optei por continuar com o Blogger, pela facilidade de uso do serviço e para evitar outros transtornos que descreverei abaixo.

A mudança é imediata, leva alguns minutos e já funciona perfeitamente. Todos os links que apontam para o endereço antigo são redirecionados automaticamente para o novo, sem você precisar avisar nada pra ninguém.

Mas algo eu notei logo na semana seguinte. Em alguns dias o Google estava re-indexando meus links e isso me fez perder mais da metade de minhas visitas, como você pode ver no gráfico da época.

grafico-visitas-dominio

Essa queda durou do dia 16 de fevereiro (2009) até 06 de março (2009). E a única explicação que consegui encontrar foi o fato de ter perdido as posições que tinha nos resultados orgânicos do Google. Mas logo foram recuperados. Também notei uma melhora na minha indexação e meu crescimento na taxa de visitas foi bem superior no mês seguinte.

 

grafico-novo-mes-blog

Onde a linha azul no gráfico representa as visitas do mês seguinte à mudança, compara com o mês anterior. Meu crescimento estava estável e teve uma grande mudança quando, acredito eu, foi completado período de reindexação de meu blog já com o novo endereço.

Trata-se da minha experiência e pode ser que para outros blogs, registrar um domínio não signifique perdas e um posterior crescimento, mas comprova comigo o que ouvi em fóruns na época, que diziam que isso me traria mais visitas.

PageRank, BlogBlogs e Technorati.

Minha antiga URL chegou ao índice 3 do PageRank do Google. E, logo que a nova URL foi instalada, o antigo endereço continuou com o índice 3, mas o endereço novo ficou com zero. Isso significa que uma URL não herda os ganhos da outra (mas pode acontecer), mesmo que direcionando para o mesmo conteúdo. Foi preciso esperar alguns meses, até a nova reclassificação pra ver meu blog conseguir um pagerank de 2 e agora chegar ao índice 3.

No BlogBlogsurl_icon (serviço que não existe mais) tive a mais significativa perda de todas. Mantenho o registro dos dois endereços e veja na imagem como ficou a minha quantidade de links contabilizados no serviço.

ranking-blogblogs

O primeiro é o antigo endereço, que ainda conta com 449 links e está na lista do 100 blogs mais linkados no Brasil. Já o endereço atual e vigente, conta apenas com 173 links. Lógico que no início essa perda foi total. Entrando em contato com a equipe do BlogBlogs, solicitei que os links antigos fossem contabilizados para o novo endereço, mas fui informado que esse tipo de intervenção não é possível ser feita. Se fizessem eu seria o 18o. Blog no ranking do Brasil.

O mesmo não acontece com o Technorati . Lá tudo é contabilizado de uma única forma e você não perde nada em seu registro. Sua classificação é somada ao novo endereço.

A URL e sobre migrar para o WordPress.

Penso que para quem tem um blog no Blogger, depois de algum tempo não vale a pena migrar para o WordPress e isso se deve ao formato do URL. Um link do Blogger tem o seguinte formato, como exemplo:

https://ferramentasblog.com/2009/10/aplicativos-de-backup-para-blogs.html

Já no WordPress o endereço pode ficar da mesma forma, mas dá um pouco de trabalho proceder com a migração mantendo o formato das URLs, especialmente se o seu blog tiver muito conteúdo.

Eu fiz a migração para o WordPress.org em Fevereiro de 2011 e consegui proceder com tudo corretamente, sem perder nada. Ensinei tudo aqui: Do Blogger para o WordPress.org: Migrando seu Blog – Tutorial completo! É um desafio, mas vale a pena dependendo do tamanho do seu projeto. Recomendo que leia:

Concluindo.

Para quem tem um blog no WordPress.org, é recomendável que se use o serviço mais avançado que exige o registro de domínio e a contratação de hospedagem. Mas para quem usa o Blogger a minha recomendação é que registre o domínio logo que começar a blogar. Isso pode evitar certas perdas e já coloca o seu blog numa posição mais séria e profissional. Ter um domínio facilita na memorização de seus visitantes e pode até ajudar na indexação nos mecanismos de busca.

Nada impede que você use o endereço padrão do Blogger/Blogspot e tenha resultados tão bons quanto, pois o que realmente manda é a qualidade do conteúdo e a sua originalidade.

Aqui eu não tratei de alguns serviços como o Google Webmaster tools e o FeedBurner, que também precisarão ser atualizados e precisam de alguns cuidados extras. É um pouco trabalhoso quando se muda a URL do seu blog para um novo domínio, principalmente quando se faz isso depois de algum tempo de existência. Mas quando se pensa a longo prazo, pode valer a pena.

.

26 Comentários

  1. Eu acho que sempre é válido registrar domínio próprio, sendo o blog novo ou não. Nós (brasileiros) somos imediatistas e muitas vezes só conseguimos enxergar as pequenas dificuldades que teremos no começo, mas a médio e longo prazo os benefícios de um endereço próprio são enormes.

    A queda desses números de ranking (Technorati, BlogBlogs, etc.) não significam que o blog está menos famoso ou que está tendo menos visitas, ao contrário. Ele está tendo mais visitas, de fontes diferentes. Sabendo um pouco de matemática é possível fazer a média e calcular o ranking real.

    Diariamente dezenas de portais em todo o Brasil e no mundo mudam de endereço e nunca vi nenhum falir por causa disso. Acho que blogueiros valorizam demais alguns números e rankings, porque não sabem interpretá-los. Esses índices devem ser usados a nosso favor, não devemos ser escravos deles.

    Até mais!

    Responder

  2. @Helen Fernanda,

    Muito obrigado por suas colocações que complementam significativamente o meu artigo.

    Para quem não sabe a Helen tem domínio próprio e já mudou algumas vezes. Realmente nunca perdeu a sua relevância por causa disso.

    Responder

  3. Muito bom, Marcos. O artigo é fácil de entender e é esclarecedor. Quando registrei o domínio do meu blog, já tinha 5 meses (Agosto/2009). Houve um aumento bem significativo do número de visitas. A indexação ajudou muito, pois meu antigo nome (webdigitaleducator) não tinha nada a ver com o tema do blog.

    Porém, não sei dizer se o que melhorou mesmo foi a mudança do nome e domínio, ou se os conhecimentos de SEO, pois estes também ajudam bastante.

    Valeu a dica.

    Um grande abraço,
    Prof_Michel

    Responder

  4. Sobre a URL do WordPress, voce pode adicionar um .html para ela em seu painel, ou instalar o plugin
    "permalinks migration plugin for wordpress" que deixa seu blog acessivel com ou sem .html, eu uso em meu blog, que usava blogger antes do wordpress.

    Responder

  5. Sempre é bom registrar um domínio. Não tem o porque não registrar. 5,90 por ano não vai fazer falta.

    =]

    abraços

    Responder

  6. Acho interessante registrar o domínio, embora meu comentário no próprio Dicas Blogger, foi para começar um novo blog com o novo domínio…
    No meu caso, fiz o registro pq meu blog tinha um problema de ter sido penalizado e já não sabia o que fazer (tudo tinha falhado).Após o registro, troquei o theme e por conta disso todas as alterações html que tinha feito foram apagadas, acredito que isso tenha apagado também o erro que havia no meu blog. Resumindo, meu endereço antigo tinha 250 visita/mês e agora 400/mês(subindo), o domínio deve ter melhorado minha posição no google e quanto ao BlogBlogs, nem ligue ñ tinha boa posição mesmo..rsrs!

    Responder

  7. O registro de domínio foi uma das primeiras coisas que fiz para o meu despretensioso blog há seis meses. O custo benefício é excelente.

    Responder

  8. Marcos, parabéns pela sua postagem, percebi que fazer o registro é sempre bom para o seu blog. Mas tem um problema, eu tenho meu blog há um ano, e só descobri o ferramentas em dezembro do ano passado,e como eu uso o blogger estou com medo de perder tudo o que fiz, você acha bom depois de eu fazer o domínio, refazer todas minhas postagens??
    Mesmo assim parabéns pelo Blog!
    Obrigado.

    Responder

  9. @Tiago Ferreira,

    Ao registrar um domínio para seu blog e redirecionar o endereço antigo para o novo vc não perde nada do que já foi feito e continua tudo como era antes. Apenas a URL de seu blog é q vai mudar.

    Eu mesmo levei alguns meses para registrar um domínio para meu blog e continuei usando o Blogger normalmente. Nada se perde do que foi feito.

    Responder

  10. Marcos, obrigado mesmo pela resposta agradeço muito. Desculpe eu que li errado!
    Obrigado mesmo
    Parabéns pelo seu blog e por sua postagem!
    Tiago Ferreira

    Responder

  11. Pingback: Como abrir dominios do Blogger com ou sem www? | [ Ferramentas Blog ]

  12. Pingback: Ganhr visitas para seu blog

  13. Pingback: 10 erros mais comuns entre blogueiros | [ Ferramentas Blog ]

  14. A pior coisa que tem é quando você escolhe um dominio, aquele perfeito diz tudo o que você quer e quando vai ver já está registrado e pior ainda quando ele não está sendo usado e ainda pior quando eles compram para vender!
    O dominio que custaria 15reais vai sair por 300euros, isso me deixa com muita raiva, se soubesse hackeava o site daquela bendita empresa (pra não falar outra coisa)

    é isso…

    Responder

  15. Marco renho uma duvida: Se mudar o endereço do meu blog que é blogspot.com .. Mudar para meu endereço.com .. Os links que existem dentro de minhas postagens para outros artigos vão dar erro ou não precisa ser alterado? Tenho o blog a alguns meses e quero mudar para .com. Valeu!!

    Responder

  16. Pingback: Como registrar e usar domínio próprio no Blogger | [ Ferramentas Blog ]

  17. Pingback: É melhor registrar domínio .com ou .com.br? | [ Ferramentas Blog ]

  18. Caro Marcos estou pensando de usar o blospot como ponto com meu blog ja fazem 3 meses as visitas dobraram mas eu quero mais sigo as suas dicas usei todas no meu blog pois pessoas que valorizam e querem passar o conhecimento para min você é um mestre depois de erros que cometi no passasdo meus site e blogs agora estou com rumo certo com dominio ponto com vi nos grafico e muito melhor agradeço por todas as informações que passa ao iniciante aos mais experiente assim caminha a hunanidade.

    Responder

  19. Pingback: Onde registrar domínios de todos os tipos com segurança - [ Ferramentas Blog ] | [ Ferramentas Blog ]

  20. olá,gostei muito do seu post,mas tenho uma dúvida!se eu comprar um dominio próprio o blogger ainda tem o direito de remover o meu blog,pois meu blog tem conteudo adulto e eles sempre removem blog assim?

    Responder

  21. Olá! Será que você poderia me esclarecer uma coisa? Estou pensando em migrar do blogspot para um domínio próprio do Blogger. Mas se depois de um tempo eu não quiser mais, por qualquer motivo que seja, e eu parar de pagar, eles tiram o meu blog do ar? É possível retornar ao blogspot gratuito com o endereço de antes e sem perder conteúdo? Muito obrigada pela atenção!

    Responder

  22. Marcos, Boa Tarde!
    Parabéns pelo conteúdo!

    Ter um blog no Blogger é seguro, tanto para os visitantes quanto para mim? (com relação aos dados pessoais, e conteúdo postado) é totalmente gratuito? ou possui algumas ferramentas que podem ser adquiridas para o melhor funcionamento e segurança?

    É possível linkar uma página de vendas do hotmart, ou klickpages no blogger?

    Muito obrigada! ^^

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.