Verificar se seu blog está infectado por Malware: Google Safe Browsing Tool

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+

Até blog pega vírus e pode contaminar o computador do visitantes. Esse é o pior cenário para um blogueiro, em todos os níveis, pois os prejuízos podem ser irreversíveis, mesmo depois de identificado e sanado o problema. E isso pode acontecer com qualquer um, mesmo com usuários do Blogger. É possível saber se um blog ou site está infectado, por um teste bem seguro criado pela Google e vamos mostrar aqui como fazer esse teste.

Quer ser um(a) Blogueiro(a) de Elite? Acesse AGORA: http://blogueiro.pro

A Google desenvolveu mecanismos de defesa para nossos sites e blogs, além de manter um rigoroso sistema de controle de qualidade, detectando previamente qualquer problema ou risco, nos avisando, no caso de uma visita a alguma página contaminada, se há riscos.

Um dos procedimentos de verificação chama-se Google Safe Browsing Tool. O problema é que ele não é automatizado. Para resolver isso, criamos um formulário bem simples que simplifica o processo e facilita a verificação de qualquer URL que você quiser. Veja abaixo o formulário.

Um Malware é um software que contagia um computador para roubar informações ou até mesmo destruí-las. Há várias formas de contágio, inclusive quando você visita um site ou blog que tente instalar o recurso malicioso sem que você perceba.

Seu blog pode ser infectado e passar a espalhar um Malware quando você instala algum recurso ou sequência de códigos sem verificar a procedência daquilo. Por isso é muito importante tomar cuidado com o que você coloca no seu blog, especialmente trechos de códigos para gadget, widgets e plugins, por mais inocente que possa parecer.

Para não correr riscos e saber se um endereço de site ou blog é seguro, a Google desenvolveu o Google Safe Browsing Tool, que é uma URL de testes. O modelo original exige a verificação manual, mas criamos um formulário para facilitar o uso do sistema.

Google Safe Browsing Tool

Teste agora mesmo qualquer endereço de sites e blog que você quiser verificar se está com risco de contaminação por Malware.

Para proceder com a verificação, basta escrever o endereço como por exemplo: ferramentasblog.com.

Informe o domínio:

O resultado apresentado será visto em uma página em português com as análises mais recentes da Google sobre aquele endereço verificado. Como disse, você pode digitar qualquer URL que deseje verificar para ter certeza de sua segurança.

Você pode se prevenir e proteger seu blog de Malwares e caso o resultado seja negativo para seu blog, há procedimentos a serem seguidos para resolver o problema:

Espero que este recurso ajude você a manter o seu blog seguro.

Quer ser um(a) Blogueiro(a) de Elite? Acesse AGORA: http://blogueiro.pro

33 Comentários

  1. Obrigado pela ajuda, aliás seu site tem me ajudado muito desde que criei meus blogs, sou designer gráfico, mas no quesito Webdesign ainda estou engatinhando. Gostaria de saber como faço pra por uma barra dessas de compartilhamento nas redes sociais como a sua, essa flutuante. Se puder ajudar agradeço muito. Seu banner está nos meus 2 blogs. E se porventura vier a criar mais algum com certeza estará lá também. Desde já agradeço. Abraço e Sucesso!!!

    Responder

  2. Tô tranquilão, limpo! Em compensação faz 90 dias que o Google não visita meu blog, essa foi a resposta obtida na pesquisa, mas quando ele voltar a passar…AFFFF!!!

    Vem junto com o furacão Panda, depois deixa o estrago que não é pouco…leva tudo e todos com ele.

    Responder

    • Isso daí é erro. O Google visita o meu todo dia (aparece, inclusive, nos dados de visita; fora que tem conteúdo que eu postei ontem já está indexado) e mesmo assim apareceu dizendo que o Google não visitou nos últimos 90 dias.

      Alias, simplesmente não tem com o Google não visitar alguém por 90. Ele só vai fazer isso se a pessoa tiver bloqueado o Google ou tiver tido algum tipo de problema sério. lol.

      Responder

      • André,
        Na verdade não é erro. É o padrão desse tipo de varredura que só retorna para verificar malwares se tiver alguma coisa suspeita para justificar uma nova visita.
        Essa visita não é a mesma para buscar conteúdo e verificar indexação.

        Responder

  3. Ao atualizar para o WordPress 3.3.1 o antívirus Avast está reconhecendo o meu blog com vírus, mas eu já cansei de mexer no blog sem antívirus e meu pc continua bem como sempre. Tem como eu dar uma limpeza no meu blog para ter 100% de certeza que o blog não está com vírus??

    Responder

    • Gabriel,
      como descrito no post e sugerido no último link, a melhor coisa a fazer é entrar no Webmaster tools da Google e seguir os passos sugeridos para saber como limpar seu blog.

      Responder

  4. Apareceu: “O Google não visitou este site nos últimos 90 dias.”
    Seria algum problema de indexação de conteudo? ou bloqueio do Googlebot?

    Responder

    • O Google faz visitas periódicas de verificação que podem levar mais de 90 dias para retornar. A verificação é feita especialmente nos links específicos de novas páginas/post do blog/site quando entram no índice, mas para a página principal não há uma verificação constante.
      Não se preocupe, é o procedimento normal.

      Mas não confie apenas nessa verificação. Como citei no post, confie mais no painel do Webmaster Tools.

      Responder

  5. Muito boa essa dica, ontem entrei num site assim e estava com essa tela de aviso falando que o site era suspeito então sai, acho que não aconteceu nada então com meu computador !

    Responder

  6. Olá Marcos,

    Sou da “velha guarda” e tenho dificuldades em lidar com as novas tecnologias.
    FERRAMENTAS/BLOGS tem me esclarecido e ensinado diariamente, a cada visita que aqui faço, volto mais enriquecida…
    Que trabalho precioso você faz, tanto que recebeu destacado PRÊMIO em 2011!!!
    Que Deus continue a iluninar você e seus novos colaboradores nesse 2012 e que seu trabalho tenha sempre o merecido reconhecimento.
    Parabéns!!Parabéns!!
    Obrigada por compartilhar conosco seu saber!!!
    Regina Coeli

    Responder

    • Regina,
      Nossa proposta é justamente tentar traduzir esse mundo de Nerds para uma linguagem acessível para todas as pessoas que querem ter blogs. Fico satisfeito em saber que estamos conseguindo isso e ajudando você com seus objetivos.

      Responder

  7. Olá Marcos o meu reconhecido obrigado por mais esta dica. O meu encontra-se limpinho, que maravilha saber que contribuo para o bom funcionamento da Google.Abraços

    Responder

  8. Deu-me muito jeito. Á pouco tempo tive um malware no meu blog, por sorte consegui resolveer porque consegui aceder ao admin e logo actualizar para a nosa versão do wordpress. Mas foi mesmo sorte porque das outras vezes que tentei aceder ao adim e depois tentei novamente e nao deu noutra janela. Aina bem que consegui. Deveria ter lido o seu artigo.
    Cumprimentos.

    Responder

  9. Verifiquei meu dominio pelo navegador Opera e google está limpo de Malware, mas quando entro no meu blog usando o navegador do google, aparece um maldito aviso de que esse blog pode estar contaminado por um malware, com esse link: [link suprimido]. E com outros navegadores não aparece esses avisos. O que será está acontencendo? Me dê um Help ai colegas.

    Responder

    • Hélio,

      Com certeza você adicionou algum recurso em seu blog feito onde faz referência ao link citado. Faça uma busca no código do seu blog e exclua esse recurso.

      Responder

  10. Muito boa essa sua matéria, conferi meu dominio e ainda bem que esta tudo tranquilo com ela, porém a um tempo atrás eu me cadastrei em um desses agregadores de sites e hoje cedo me veio a resposta que eles negaram o meu site, pois estava infectado com malware, fiquei preocupado e por isso entrei em sua matéria. Como disse ainda bem que meu dominio esta sem infecção. Me ajudem, será que eles estavam errado ou posso ficar tranquilo?
    Obrigado.

    Responder

  11. Eu enviei o link de uma postagem e disseram-me que tinha virus, essa pessoa estava pelo telemovel/celular e apareceu uma pagina a dizer que tinha virus. Fui verificar se realmente tinha virus e não tem. Será publicidade? Eu retirei todas as publicidades do blog.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.