10 coisas que todo Blog precisa ter

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+

Existem coisas que são fundamentais para qualquer Blog. Então quero destacar ao menos 10 coisas que você precisa pensar, ter e fazer em seu Blog se quiser ser um Blogueiro de Elite. Com estas bases fica um pouco mais fácil ter os resultados esperados e ainda elevar o nível de qualidade que seu Blog tem atualmente.

Quer ser um(a) Blogueiro(a) de Elite? Acesse AGORA: http://blogueiro.pro

Resumir coisas essenciais para a construção e desenvolvimento de um Blog em apenas 10 itens não é tarefa fácil, já que a lista para isso seria gigantesca. Eu poderia enumerar uma centena e mostrar como cada peça faz falta para o resultado final que desejamos ao criar um Blog, mas também ao longo do tempo. Mas temos que começar de algum lugar, então dê uma olhada nesse vídeo.

Não esquece de cometar com sua opinião ao final.

Acesse para saber mais: http://blogueiro.pro
E descubra como ser um Blogueiro de Elite.

10 coisas fundamentais para Blogs

  1. Tenha objetivos claros
    Saber para quê se cria o Blog e onde se quer chegar facilita muito a vida de qualquer blogueiro. A maioria se perde no caminho justamente por não saber definir metas, sem as quais fica impossível medir se você tem resultados com seu Blog.
  2. Tenha um assunto principal e categorias bem definidas
    Mesmo que você goste de muitos temas, o ideal é manter o foco do Blog num mesmo nicho. Isso facilita a criação de conteúdo e a fidelização do seu público alvo.
  3. Registre um domínio próprio
    Alguns querem evitar até os gastos mais básicos e se contentam com os endereços padrões (subdomínios) dos serviços de Blogs, como o Blogger/BlogSpot ou o WordPress.com. Seu Blog precisa ter um endereço único, só seu.
    Aproveite e veja isso: Qual é a estrutura de um Blog de Elite?
  4. Use layout responsivo
    Pense na grande maioria das pessoas que hoje navegam na internet em aparelhos celulares. Seu layout tem que se ajustar ao formato da tela para ser agradável ao visitante.
  5. Crie conteúdo de qualidade e útil
    O conteúdo do seu Blog é a coisa mais importante. Crie conteúdos que resolvem o problemas das pessoas que buscam sobre aquele assunto. Pense em como você pode agregar e contribuir.
    Pode ser relevante você ver isso: A estrutura do Post para Blogs de Elite
  6. Crie perfil nas redes sociais
    Não só um perfil seu, com seu nome, mas do Blog também em toda rede social que existe, mesmo aqueles que você não sua ou não seja relevantes para seu projeto. Faça isso para garantir presença e o nome, evitando que outros façam uso de sua identidade, marca ou nome do seu blog/projeto.
  7. Use o Google Analytics
    A maioria fica preocupada com o número de visitas, mas o Analytics ser para muito mais que isso e pode te ajudar a entender melhor seu Blog, seu público e qual o alcance do seu trabalho. Aprenda a tirar o máximo dos recursos que o Google Analytics pode oferecer.
  8. Sitemap e conhecimento em SEO
    Faça o mínimo necessário para tornar seu Blog mais amigável aos mecanismos de busca. Aprenda ao menos o suficiente de SEO para criar conteúdo de qualidade.
    Recomendo: Por que técnica de SEO não funciona no seu Blog?
  9. Tempo exclusivo para seu Blog
    Separe tempo para cuidar do seu Blog, que seja dedicado especialmente para pesquisa, aprendizado e criação, sem se distrair com outras coisas na internet.
  10. Tenha paciência
    Este é o diferencial para a maioria. Blogs não dá resultado da noite para o dia e vai precisar de dedicação e esforço para que você conquiste seus objetivos.

Claro que há muito mais para estruturar e garantir a qualidade de um Blog. Mas penso que podemos resumir bem nessas coisas. Qualquer blog precisa de bases sólidas e entender como trabalhar a médio e longo prazo.

Quando você conhece o que é preciso e se dedica a essas coisas, ser blogueiro fica menos difícil.

4 Comentários

  1. Paciência <3 Definitivamente é a principal característica que todo blogueiro deveria ter. Em sete anos de blogosfera já vi bons blogs sucumbirem pela falta de paciência do blogueiro que depois de uns meses desanimou e parou de escrever.

    A internet é grande demais e todo mundo pode ter seu lugar ao sol. Mas é preciso perseverar e ser muito paciente. E responsável com seu público quando eles vierem.

    Ótimo texto, Marcos!

    Responder

    • Obrigado, Sybylla.
      Faço questão de dar destaque À questão do tempo e da paciência, pois parece que os Blogueiros não entendem isso. É bom ver o crescimento de nossos projetos, mas na blogosfera a coisa é um pouco mais lenta.
      Realmente a concorrência é cada vez maior, mas, sim, tem espaço para todos que forem persistentes.

      Obrigado por comentar.

      Responder

  2. Ótimo texto como sempre.. Não é fácil mesmo, tem que ser perseverante e atento à qualidade do blog e às oportunidades… Tenho uma pergunta: tenho blog há 7 anos, de viagem, e sempre estou atualizando os posts. Agora descobri que um dos restaurantes sobre o qual escrevi não existe mais. O que faço? Apago o post? Obrigada, um abraço

    Responder

    • Renata,
      O ideal é você atualizar o conteúdo com essa informação. Também pode escrever sobre algum outro restaurante semelhante ou na mesma cidade e apontar o post antigo para o novo.

      Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.