Como ajustar seu Blog para o Horário de Verão

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Não importa se você gosta ou não do horário de verão, fato é que ele está aí e, para boa parte do Brasil (Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Bahia), temos que conviver com isso. Seu blog também precisa se ajustar ao novo horário, especialmente os sistemas de estatísticas e horário interno do Blog para que tudo continue sendo publicado corretamente e os dados não te enganem. Vou mostrar como fazer esses ajustes.

Clique AQUI e Inscreva-se no nosso Canal no Youtube

Se você tem um blog no Blogger ou no WordPress, além de usar sistemas de estatísticas e análises (como o Analytics ou o Histats), terá de ajustar os relógios desses serviços para que tudo continue funcionando sem problemas e evitar confusões.

Caso você não faça o ajuste correto do fuso horário nas configurações do seu Blog, por exemplo, sempre que agendar um novo post ele publicará no horário errado. Sem contar que as estatísticas dos contadores de visitas marcarão os dados dos períodos errados.

Ajustando o Horário do Blog

Vamos começar pelo que é mais importantes para manter o bom funcionamento do seu blog e as publicações no horário certo, caso o sistema não atualize automático. Nem o Blogger, nem o WordPress atualizam automático.

Para quem usa o Blogger

Caso você tenham um blog no Blogger, vá ao painel de controle e clique no menu “Configurações” ~> “Idioma e formatação”, como na imagem do exemplo abaixo:

Menu para configurar horários no Blogger

Normalmente estamos no fuso GMT -3, mas com a mudança de avançar 1 hora no relógio todo início de horário de verão, então passamos a acompanhar GMT -2. No caso do Blogger temos a opção de Fernando de Noronha. Mude para isso e lembre-se de salvar as configurações para aplicar a mudança.

Para quem usa o WordPress.org

No painel do WordPress.org, para mudar o horário, vá ao menu “Configurações” ~> “Geral”. Agora vá até onde diz “Fuso horário” para escolher o formato melhor para esse período, como vemos na imagem abaixo:

Menu geral para configurar fuso horário no WordPress.org

O formato do horário normal é UTC -3, só que no horário de verão temos que adiantar em 1 hora nossos relógios, então passamos a seguir o padrão UTC -2. Escolha essa opção e salve para aplicar as mudanças.

Ajustando os serviços de Análises

Essa é outra mudança extremamente importante para que as estatísticas do seu Blog não fiquem erradas. O horário de fechamento dos dados precisa ser sempre ao final do dia e isso é fundamental para os comparativos.

Ajustando horário no Google Analytics

O serviço de análises mais usado por blogueiros é o Analytics. O Google Analytics ajusta automaticamente o Horário de Verão. Você verá nas configurações do seu perfil que o formato “(GMT -03:00) São Paulo” terá mudado sozinho para “(GMT -02:00) São Paulo”. Se o seu perfil estiver já com o novo formato GMT -2, então não precisa fazer nada, que o Analytics ajustou corretamente.

Mas se o seu painel não mudar, para ajustar manualmente o horário do painel e não confundir dados em períodos errados, entre no painel de dados do seu blog, como se fosse ver os gráficos.

Então clique no ícone de engrenagem que fica no canto direito do painel e em “Perfis” escolha “Configurações do perfil”. Lá você encontrará a função para ajustar o fuso horário como convém.

Perfil de fuso horário no Google Analytics

Normalmente o padrão é GMT -3, mas como temos de adiantar o relógio em 1 hora, passamos a seguir o formato GMT -2. Escolha essa opção e salve a mudança para ser aplicada.

Caso você tenha mais de um blog/site usando o Analytics, terá de entrar no perfil de cada um individualmente para fazer esse ajuste.

Ajustar horário no Histats

Muitos blogueiros usam mais de um serviço de análises. Eu gosto e recomendo o Histats como alternativa e por ser bem fácil de usar, além de gratuito. Este também precisa ter seu horário configurado no Horário de Verão brasileiro, pois não ajusta automático.

Ao entrar na sua conta, clique no ícone da ferramenta que fica no canto direito do menu de acesso geral, como na imagem abaixo:

No painel de configurações que é acessado, vá até a opção de mudar o fuso horário e selecione direto o que é mais conveniente. Recomendo, como na imagem abaixo, o horário de “Noronha”:

Salve as mudanças.

O único problema no Histats é que, ao mudar o horário, as estatísticas do dia que foram anteriores à mudança, serão perdidas. Mas será apenas do dia corrente. As datas anteriores não perderão nada e continuam acessíveis para sua análise.

.

Acredito que estas são as mudanças mais importantes para evitar confusões e problemas no período de duração do horário de verão. Pode parecer sem importância, mas a longo prazo pode te trazer dificuldades. Lembre-se de só fazer a mudança depois de ter certeza de que os sistemas não mudaram automaticamente.

Tentei mudar o fuso horário do Twitter, mas parece que não afeta em nada. O meu está mostrando tudo com uma hora de atraso. Claro, os twitter vem em tempo real, mas o horário exibido é de uma hora antes. #Tenso. Se alguém souber como resolver isso, especialmente nos aplicativos, comunique.

.

17 Comentários

  1. Marcos nunca me atentei a isso agora que vi que meu blog tava configurado com o GTM -08:00 pacifico, não sabia que era necessário fazer estas configurações. Eu tenho um processo de registro de posts online (myfreecopyright), caso venha ser plagiado como provar que a hora dos posts depois desta mudança?

    Abraço

    Responder

  2. Marcos, respondendo a pergunta do Fique Sabendo!, somente o estado da Bahia entro no horário de verão. Portanto, o outros estados, no meu caso (PE), estão fora de questão. Sendo assim, não é necessário essa alteração para os estados que não aderiram a esse horário.

    Responder

      • Boa noite marcos tudo bem ? , sei que não tem nada haver o que vou falar com o tema desse post , mais com sua experiência queria saber se sabe algo disso…faz um tempinho já que aparece um pop up em meu site chamado (cobalten.com) porem fica aparecendo os pop up e depois redireciona pra outra página , eu não sei se foi um plugin ou isso esta dentro do HTML do wordpress , sabe de algo sobre esse pop up , aparece como se fosse pra aecitar a notificação do site , mesmo que aperte em negar , fica aparecendo do mesmo jeito o pop up , se puder responder ficaria agradecido : OBS : o pop up só aparece em celular , pc não aparece !

        Responder

  3. Essa eu não sabia rsrsrs
    Até porque estou na região do nordeste e não tem horário de verão, o meu blog pois estava como São Paulo e não sabia, mudei pra GTM -03:00 Salvador .
    Muito boa a dica, as informações do blog vem me ajudando muito mesmo. Acompanhando !

    Agradeço, Abraços!

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.