Como declarar ganhos do AdSense no Imposto de Renda

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+

Tudo o que você ganha no AdSense com seu Blog precisa ser declarado no Imposto de Renda, mês a mês. E se for o caso, pagar os impostos devidos. Este é um procedimento bem fácil que vou mostrar nesse vídeo tutorial e explicar os detalhes mais importantes, inclusive como pagar.

Quer ser um(a) Blogueiro(a) de Elite? Acesse AGORA: http://blogueiro.pro

Uma das principais forma de Ganhar Dinheiro com Blog é usando o AdSense da Google. A maiorias dos blogueiros acaba usando esse sistema de monetização. Independente se você não recebe pagamentos todos os meses ou se está na faixa de valores isentos, tem que fazer a declaração usando o “Carnê Leão”.

Mesmo com esse nome, é um programa que você instala no seu computador ou no celular e reporta todos os meses que receber um pagamento do AdSense, bem como verifica se há imposto devido, gera a guia de arrecadação (DARF) se for o caso e já adianta uma parte da sua declaração anual do imposto de renda.

Assista o vídeo para saber como proceder e entender melhor do que se trata tudo isso:

Como ser um Blogueiro de Elite

Links citados:

  • Download do Programa Carnê Leão – Entre direto no site da Receita Federal e baixe a versão mais nova do programa referente ao ano baso dos lançamentos que você fará.
  • Conversão de Moedas – use o conversor do Banco Central para fazer o cálculo da cotação do dólar.

AdSense, Imposto de Renda e Carnê Leão

Minha principal recomendação é que você procure um contador para conversar e tirar dúvidas para saber o que se aplica melhor ao seu caso. Isso também vai facilitar sua vida e verificar se você está lançando tudo corretamente e como deve fazer o lançamento na declaração anual.

Pode ser interessante abrir um CNPJ (tipo MEI – Micro Empreendedor Individual) para emitir nota fiscal da venda de anúncios, serviços, produtos ou contratos com terceiros. Além de diminuir a quantidade de Imposto de Renda que você eventualmente pode vir a pagar com os ganhas do seu Blog.

Aproveita e veja esse post: Por que você não ganha dinheiro com seu Blog?

Por isso, reforço, converse com um contador.

Sobre o cálculo da cotação do dólar, a referência é sempre o mês anterior ao recebimento que será declarado. Busque o último dia útil da primeira quinzena do mês anterior ao pagamento.

O programa do Carnê Leão já faz o devido cálculo para o imposto devido, todo mês que isso acontecer. Se não aparecer a opção de imprimir DARF, significa que você já pagou aquele mês ou que não precisa pagar, pois está abaixo do limite.

E você sabe Quanto ganha um Blogueiro?

Repito: isso tem que ser feito todos os meses que você receber pagamentos vindos do exterior, neste caso, vindo do AdSense.

O valor a ser declarado tem que ser aquele da emissão do painel do AdSense. Não use o valor que aparece em seu extrato bancário com os descontos de serviços do banco. Tem que ser o valor total recebido.

Mesmo que seja algo chato e que diminui os nossos ganhos, precisa ser feito, pois este dinheiro é rastreável pelo Banco Central. Não declarar pode acarretar em problemas fiscais para você.

Quer ser um(a) Blogueiro(a) de Elite? Acesse AGORA: http://blogueiro.pro

8 Comentários

  1. Marcos Lemos eu tenho uma pergunta a fazer, mas não é sobre esse assunto. Como é que coloco a opção de notificar o leitor sobre novos posts no blog ? Eu procurei para ver se já tinha algum post aqui no ferramentas blog, mas não achei nenhum.

    Responder

  2. Marcos, parabéns! Nunca vi ninguém falando sobre esse assunto. Vou ter que tomar cuidado com isso.
    Obrigado pela dedicação em sempre bem informar os teus leitores 🙂
    Abraço!

    Responder

  3. Nossa Marcos, que explicação! estou pensando em começar daqui a alguns meses com adsense, já favoritei o video pra colocar em prática quando for preciso.
    valeu a dica!

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.