Não monetize seu Blog. Monetize seu público.

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

dinheiro_sifraoPode parecer um conceito estranho, mas a forma de ganhar dinheiro com Blogs pode ser mais eficiente se pensarmos em estratégias mais diretas. Estamos acostumados a colocar anúncios, vender banners e monetizar o conteúdo do Blog. Há formas mais diretas de se ganhar dinheiro com seu blog e isso pode ser focando em seu público. A proposta é: vamos monetizar o público e não o conteúdo do Blog.

Publiquei certa vez uma proposta que assustou alguns blogueiros. Falava de como é importante parar de exibir anúncios no blog para se começar a ganhar dinheiro. Dessa forma você pode reavaliar suas estratégias:

Já faz algum tempo que tenho focado minhas estratégias de monetização olhando para o potencial do meu público e não apenas oferecendo espaço para anunciantes ou colocando banners do AdSense. São modelos válidos e que dão muito resultado, mas acredito que há uma fórmula muito melhor. Seu público pode pagar pelo que você tem a oferecer.

A ideia é bem simples e podemos comparar assim:

  • Monetizando o conteúdo do Blog
    Você vende espaços junto ao conteúdo, procura anunciantes ou programas afiliados, que pagam por ação, exibição ou cliques. É uma empresa terceira que entra em seu blog e lhe paga pelo serviço prestado, ocupando espaço em seu blog.
  • Monetizando o público do Blog
    Você oferece algo exclusivo para seu público, vende suas ideias, ajuda, serviços, material ou produto próprio. É seu público quem paga a você diretamente pelo que você tem a oferecer.

Acontece que o formato de monetizar o conteúdo do blog é o padrão que a maioria usa e é uma cópia das mídias tradicionais. Fica mais fácil de entender isso se olharmos para os jornais e revistas, televisão e rádio.

Nas mídias tradicionais um anunciante paga para ocupar um determinado espaço esperando um retorno do público que verá aquilo. O principal meio de se ganhar dinheiro para os meios de comunicação sempre foi vender espaço para anunciantes com banners, textos patrocinados, áudio ou vídeos. Exatamente como se faz nos blogs e grandes sites.

Funciona, dá resultados, mas está na ponta da crise financeira da maioria dos jornais impressos. Não podemos esquecer que jornais são vendidos e há canais de TV por assinatura. Quando essas empresas conseguem juntar esses dois modelos – vender espaço para anunciantes e vender conteúdo para seu público – são capazes de superar seus problemas econômicos. Multiplicam seus ganhos.

Consegui formular melhor esse conceito depois de ler dois artigos muito interessantes que tratam justamente do potencial de um público para gerar receita para quem produz conteúdo. O primeiro está em português e fala de como os grandes jornais estão mudando sua maneira de atuar e ganhar dinheiro. O outro, em inglês, foca mais na ideia de como vender um conteúdo pode ser mais rentável:

Mesmo os dois textos tratando do mundo dos jornais, podemos transportar o conceito para nossos blogs. Não se trata de vender assinaturas do seu blog (pode ser também se seu público puder pagar por conteúdo exclusivo), mas também de descobrir o seu potencial de produzir algo que lhe renda dinheiro diretamente.

Você pode vender seus próprios produtos e até serviços (prestação de serviço). Você mesmo pode “estar à venda” como um profissional do mercado, ao olharmos para a internet como uma oportunidade de você ser mais conhecido e conseguir mais contatos.

Ao aliar mais formar de ganhar dinheiro com seu blog, especialmente formas que você tem controle, seus ganhos poderão ser bem maiores. Claro, isso exigirá trabalho e esforço pessoal, podendo até atrair mais anunciantes que queiram monetizar seu conteúdo.

.

8 Comentários

  1. Marcos, comigo está funcionando basicamente desta forma. Eu tenho os anúncios no blog, ganho com eles, mas o maior retorno vem do público(no meu caso clientes). Como marceneiro, tenho feito muitos serviços de pessoas que lêem o conteúdo do blog, gostam dos serviços que já foram prestados e entram em contato. O retorno tem sido maior se comparado ao adsense.
    Um abraço!

    Responder

  2. A ideia é interessante e acredito que vale a pena. O meu blog, por exemplo, chama-se TBI All New e está no mercado há 3 anos. Ali meus produtos próprios estão á venda para o meu público. Obviamente é necessário esforço pessoal, auto-divulgação e estratégias próprias. Quem quiser conhecer o meu blog, que tem foco em entretenimento, informação, negócios e tecnologia, basta acessar direto do google o TBIAllNew.

    Responder

  3. Ideia interessante e algo que já venho fazendo a algum tempo. Tenho quatro banners 125 x 125 que me rendem uma merreca… porém, links afiliados como da hospedagem, venda de temas e etc é o que me traz dinheiro.

    Mas claro… tudo depende do assunto que você escolheu para blogar.

    Responder

  4. Pingback: Qual a forma mais rápida para ganhar dinheiro com blog? | [ Ferramentas Blog ]

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.