Qual é Melhor: Blog, Canal no Youtube ou Redes Sociais?

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+

O Youtube é uma das melhores redes sociais e serviços para produtores de conteúdo, mas os Blogs têm suas vantagens e recursos que extrapolam o que se pode fazer em outros lugares. Há vantagens e desvantagens em ambos (nenhum é perfeito) e nas mais variadas redes sociais, mas acredito que os Blogs podem ser a tábua de salvação para muitos Youtubers e criadores em todas as plataformas.

Quer ser um(a) Blogueiro(a) de Elite? Acesse AGORA: http://blogueiro.pro

Claro que vou defender os Blogs como a melhor plataforma para criadores de conteúdo e este é o ponto principal dessa questão que levanto. Muitos produtores estão usando serviços de terceiros para fidelizar um público e até ganhar dinheiro, mas estão presos à plataforma, correndo o risco de perder tudo o que criaram.

Blogs são mais completos – Assista o vídeo abaixo!

Estou usando o Youtube como modelo de comparação, mas poderíamos colocar aqui qualquer outra rede social que os produtores de conteúdo têm dedicado esforço e fonte para fidelização do seu público. Haja vista o Instagram e páginas de Facebook.

Veja isso aqui também: Eu mostro quanto dinheiro ganho com Youtube

Mas o problema é: se as regras mudam ou estes serviços deixarem de ser relevantes ou simplesmente desaparecerem?

Isso já aconteceu diversas vezes, recentemente com o Snapchat que foi engolido pelo Instagram, e tivemos o MySpace, Orkut e até o alcance orgânico das Fan Pages, bem como as notificações do Youtube para inscritos.

Como Blogs podem salvar criadores de conteúdo

A ideia aqui é ter o controle sobre tudo o que você cria, compartilha e a forma como fideliza seu público alvo. Mas isso não significa abandonar estes serviços, mas usá-los de modo racional, orbitando o conteúdo que fica majoritariamente no Blog. O Blog deve ser o centro, já que o Blog é seu e assim você define suas regras.

Desse modo você não dependerá da estrutura de terceiros.

Também não podemos esquecer que é mais fácil monetizar um Blog e existem muitas possibilidade de se Ganhar Dinheiro com o conteúdo de um Blog, usando as Redes Sociais para atrair o público certo para os mais variados métodos.

E você sabe Quanto Ganha um Blogueiro?

O Youtube e muito restritivo quanto aos meios de se ganhar dinheiro diretamente com os vídeos, além de ser quase essencial ter grandes visualizações para ter resultados com o AdSense padrão da estrutura. Não é possível combinar meios de monetização, como Programas Afiliados, conteúdo patrocinado e AdSense ao mesmo tempo num mesmo vídeo. Coisa que é possível fazer dentro de um post de Blog.

Já viu isso? Youtube NÃO vai monetizar Canais com menos de 10 Mil views

Trabalhar com Blog

Um Blog pequeno, mas que tem bom engajamento com o público, pode ser tão rentável ou até mais que grandes canais de Youtube.

Sem contar que a maioria das redes sociais não têm meios de monetização diretos. O Instagram geram bom alcance e garante reputação, mas ser influenciador e esperar que marcas queiram patrocinar seu estilo de vida, pode ser frustrante com o tempo.

Um Blog amplia suas chances de ser encontrado nos resultados de busca do Google. Imagine ter um vídeo bem posicionado nos resultados do Youtube e seu post do Blog com o mesmo vídeo mais texto e imagens, bem indexado no Google. Isso significa mais visitas, mais cliques e mais engajamento, gerando um público crescente.

Você passa a depender menos da curtidas e compartilhamentos para ser encontrado por um novo público, e passa a ter os resultados orgânicos como um novo meio.

E saiba aqui: Por que você precisa criar um Blog?

Blog é melhor!

Assim, um Blog não substitui ou inutiliza o uso de outros serviços e plataformas, mas agrega e concentra seu trabalho e atuação na internet. O ideal é justamente que criadores de conteúdo usem o máximo dos serviços disponíveis, mantendo sua independência e sendo flexível diante das mudanças que sempre acontecem.

Não fique preso a um formato, nem se concentre tanto eu sistemas que você não tem domínio sobre as regras. Com o Blog você pode se inventar e reinventar nas mais variadas formas e estilos de conteúdo, incorporar o que cria nas redes sociais e adicionar coisas novas, sem limites.

Poderia ficar aqui descrevendo as vantagens do Blog para centralizar suas ações na internet. O jeito certo de marcar presença é multiplicar a presença e depender menos das estruturas de terceiros.

Mas quero saber o que você acha. Comente aqui.

Quer ser um(a) Blogueiro(a) de Elite? Acesse AGORA: http://blogueiro.pro

15 Comentários

  1. Boa noite Marcos.

    Talvez eu não seja a pessoa ideal para falar sobre as diferentes formas de criar conteúdo e enviar para as diferentes plataformas. No entanto, apesar de ter um blog onde não tenho postado nada, ultimamente, por motivos pessoais, na minha opinião é uma das melhores, senão a melhor plataforma.

    Não sou muito “fã” de vídeos porque, muitas vezes, não têm qualidade e o som deixa muito a desejar. Prefiro ler um grande e bom artigo, tal como este que é excelente.

    Gosto muito do seu blog por ter sempre conteúdo de excelência, que ajuda outros blogueiros, e isso é de louvar.

    Obrigada e desejo-lhe a continuação de uma ótima semana.

    Responder

  2. muito bom seu conteúdo eu estou construindo meu blog curso afiliado orgânico,eu também gosto do youtube,gostei muito do seu blog por ter sempre conteúdo de excelência, que ajuda outras pessoas.
    obrigado!!!

    Responder

  3. Também prefiro ler um post ou artigo à assistir um vídeo no YouTube. Não tenho paciência.
    Acho mais enriquecedor ler.
    Seu post está maravilhoso, sou sua fã e gosto muito das suas dicas.

    Responder

    • Débora,
      Obrigado pelo comentário. Isso reforça meu argumento de que, como blogueiros, precisamos usar os recursos disponíveis para atingir nosso público da melhor forma possível.

      Responder

  4. Fala Marcos, então cara, Concordo com você na questão do Poder dos Blogs, principalmente para buscas no Google, mas, porém, todavia, contudo, rsrsrsrs… como diria uma professora de português minha!

    Eu gosto de utilizar os dois, como você fez ai no seu artigo, vídeos do Youtube dentro dos artigos, e também sou meio “aparecido”, então gosto de gravar vídeos 😀

    Reforçando a força dos Blogs, é a nossa casa né velho, ninguém nos toma 😉

    Top demais o conteúdo cara! Admiro pra caramba seu conteúdo, to direto por aqui 😉

    Responder

  5. Além de tudo, vídeos geralmente são mais trabalhosos de produzir, envolvendo uma gama maior de fatores para se dedicar.

    Responder

  6. Realmente ter um blog como base central do seu trabalho no marketing digital, é uma ideia recomendadíssima. O meio digital é muito rápido, e muda suas regras constantemente. Ficar a mercê de plataformas emprestadas para sustentar seu trabalho é como dar um tiro no pé. Como o texto deixa claro, não vamos abandonar estas plataformas. Mas com um blog podemos fazer interações com as mesmas, utilizar seus benefícios, e não sentir medo da “casa cair” caso estas ferramentas não queiram mais oferecer suas “colunas”.

    Responder

  7. O que mais se ouvi hoje é que blog demora muito para ter uma boa audiência. mas uma coisa é certo, o excesso de informações é tão alto que não sabemos no que acreditar. Ainda bem que tem site igual o seu que nos traz ótimas informações. Meus parabéns pelo seu trabalho.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.