10 passos para escrever conteúdo irresistível que todo mundo Compartilha

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+

O conteúdo do Blog precisa ter certas características que o torna irresistível para os leitores, principalmente provocativos para gerar o desejo de compartilhar algo. Separamos algumas dicas que vão ajudar você a escrever melhores posts, mas atraentes e que têm mais chances de serem divulgados por que acabou de ler. São 10 passos para você colocar em prática imediatamente e até revisar os artigos já publicados.

Quer ser um(a) Blogueiro(a) de Elite? Acesse AGORA: http://blogueiro.pro

Este é um Guest Post, escrito por Alessandro Ramos do Blog [Repassando Informação]. Internet Marketing e Blogueiro.

Você tem um conhecimento único e não vê a hora de repassar e compartilhar esta dica, esta informação esta ideia genial.

O problema é que ninguém está escutando você, mas não é porque não estão interessados no que você tem a dizer, ou não ligam para o que você escreve em seu blog.

Na verdade eles nem sabem quem você é, ou que seu blog existe.

A questão não é o que você está dizendo, mas como você está dizendo. Você precisa fazer o seu conteúdo irresistível.

Sabe aquela sensação nervosa quando você finalmente aperta o botão de publicar?

Excitação, medo, alegria, depressão e todos estes sentimentos de só uma vez.

E neste instante você pensa. Será que alguém vai gostar disso?

Será que os leitores que me acompanham vão comentar? Será que meus amigos do twitter vão ler e retweetar? Será que os meus amigos do facebook vão gostar, curtir e compartilhar.

Ou será que é mais um artigo que vai ficar nos arquivos de meu blog, pois é um péssimo conteúdo e eu não nasci para escrever artigos.

Saiba que esta é a situação de todos os blogueiros. Nossa autoestima está ligada à forma como muitas pessoas gostam e compartilham os nossos conteúdos.

Afinal para criar um artigo leva tempo, precisamos de inspiração, motivação, dedicação e muito mais.

Também tem a questão da aparência e organização do artigo, que deve ser agradáveis aos olhos.

Mas como torná-lo irresistível?

Sei que parece ser demais, mas quando nos colocamos a disposição de criar um blog e escrever artigos para ajudar as pessoas repassando conhecimento, isto se torna um dever uma missão.

Então acredito que devemos fazer de tudo o que pudermos para torná-lo irresistível.

Pense este conteúdo vai ajudar e vai fazer uma grande diferença na vida de muitas pessoas.

Quanto mais nos aplicarmos e nos educarmos mais próximos de alcançar o objetivo vamos ficar.

Para isso preparei 10 dicas para fazer seu conteúdo irresistível:

1. Escrever com Convicção.

Não seja chato. Não basta cuspir os fatos. Escreva com paixão e honestidade. Escreva com sua alma, não apenas com sua cabeça.

Crie uma experiência única aos seus leitores cada vez que se propor a escrever um artigo.

2. Escreva de forma simples e agradável.

Diversas pessoas vão ler seu conteúdo por isso use uma linguagem simples e popular que seja agradável aos olhos e fácil de entender.

Invista tempo suficiente na formatação do seu artigo. Leia mais de uma vez e se possível peça para alguém ler e dar uma opinião.

3. Seja um Instrutor em seus artigos.

Dificilmente o leitor irá aplicar o que você escreve. Muitas vezes ele nem vai entender perfeitamente do que se trata.

Dê-lhes instruções específicas sobre como fazer o que você escreveu em seu artigo.

4. Use humor

Não tente ser engraçado se você não é. humor muitas vezes vem de ser honesto.

Olhe para o seu artigo e o descreva de forma natural com suas palavras e com os seus sentimentos

Quem sabe você pode até ser engraçado e desenvolver um humor que você nunca pensou que tivesse.

5. Criar Títulos exclusivos.

Se o título é uma porcaria, diga adeus, ninguém vai ler o seu artigo, talvez um amigo ou sua esposa.

Os Leitores on-line estão se movendo rapidamente e se um título não saltar da página, capturar sua imaginação e ir de encontro a sua paixão, eles não vão ler.

6. Leia muito e atualize-se sempre.

Pessoas bem instruídas com certeza se tornaram melhores blogueiros. Você tem que estar sempre em constante aprendizado e desenvolvimento.

Conhecer seu nicho, saber o que seus leitores querem desenvolver uma curiosidade insaciável para a aprendizagem.

Isto vai refletir em sua escrita e as pessoas vão amá-lo.

7. Solucionar um problema.

O conteúdo que se espalha é o conteúdo que ajuda. Encontrar um problema que seus leitores têm e resolvê-lo. Isso pode levar tempo, mas vale a pena o investimento.

8. Seja generoso e compartilhe também bons conteúdos.

Ninguém gosta de um blogueiro que só ele tem razão e que ignora todos os outros. Se você quer que seu conteúdo se espalhe compartilhe também o conteúdo dos outros.

Colocando links e divulgando conteúdos que complementam seus artigos que agregam valores para o leitor, isso é muito importante para o sucesso do seu blog.

9. Seja gentil.

Se as pessoas gostarem de você, eles estarão mais inclinados a compartilhar seu conteúdo. Responda aos comentários quando puder, participe nas redes sociais deixando comentários. Seja sempre gentil.

Isto irá aumentar a sua simpatia.

10. Conecte-se com pessoas influentes.

Quanto mais você se conectar com influenciadores, maiores vão ser as chances de seu blog ser notado. Comente e compartilhe o conteúdo desses blogs com entusiasmo e paixão. Sempre que puder alcançá-los agradeça-os por seus conhecimentos e ensinamentos.

Eu acredito que estas dez dicas vão ajudá-lo bastante.

Não é suficiente simplesmente escrever. Precisamos escrever de tal maneira que as pessoas realmente leiam, e apliquem esta leitura e ensinamentos em suas vidas e possam mudar por causa disso.

Para completar seu aprendizado Leia:

10 CARACTERÍSTICAS DOS BLOGS DE SUCESSO

Diga-me como você faz o seu conteúdo irresistível?

Quer ser um(a) Blogueiro(a) de Elite? Acesse AGORA: http://blogueiro.pro

35 Comentários

    • Ola Flaviano que bom que gostou das dicas. Elaborei estas dicas com base no que já venho aprendendo a um determinado tempo na internet. Dicas que aprendi com outros blogueiros exemplo o Marcos Lemos aqui do ferramentas blog.
      Um Grande Abraço!!!

      Responder

    • Ola Pablo, não é errado e nem é uma regra utilizar humor em seus artigos. O importante é ser você mesmo, pois é isso que os leitores desejam. Eles querem conhecer quem esta por trás das palavras que são lidas em um blog. Por isso seja você mesmo e tente com essas dicas agregar mais valores ao seus conteúdos esta é a ideia.
      Muito Obrigado pelo comentário.

      Responder

  1. Excelente pontos de vista. Este é um apredizado permanente e nem sempre somos capazes de mante-los no memso padrão. As escorregadas nos textso parecem ser mais populares quando você não está bem focado. Escrever é uma arte e para desenvolve-la bem lave tempo e muito trabalho

    Responder

    • Obrigado por apoiar meu ponto de vista. Este artigo foi inspirado na experiência e observação dos Blogueiros de sucesso e de como venho aprendendo a escrever meus artigos.
      Foco, dedicação, carinho entre outras coisas são o caminho para se tornar um bom escritor.

      Responder

  2. Uma outra boa dica para complementar essa lista é escrever os posts sem erros de Português. Tem muito blog por aí que peca nesse quesito. Não é o caso do Ferramentasblog.

    Responder

    • Essencial escrever sem erros de português. Procuro sempre revisar meus artigos várias vezes e buscar informações se tenho alguma dúvida gramatical. E com certeza este não é o caso do Marcos Lemos criador deste Blog, já que é formado em letras.

      Responder

    • Na verdade esta é a parte que acredito ser mais importante. Quanto mais problemas seus artigos puderem resolver, mais compartilhados e lidos eles serão.

      Lembrando que este é um Guest Post em que o Marcos Lemos me deu a oportunidade de expor minhas idéias e opiniões, sendo estas de minha responsabilidade.

      Responder

  3. É verdade, eu gosto sim de estar atualizado e escrever em meu blog, porque é uma coisa que eu gosto muito! Só acho que você está extrapolando quando disse “escrever com a alma” como se eu dependesse só do meu blog… Eu escrevo meus posts com amor e sabedoria, mas acho que não sei escrever com a alma… ainda…

    Responder

    • Penso que dizer “com a alma” é o mesmo que dizer “com amor e sabedoria”.
      São apenas expressões para dar destaque à importância de fazer isso com dedicação. Serve para dar reforço.

      Responder

      • Sim Mestre de Blogs, para escrever e ter um blog é necessário gostar muito, porém o artigo fala a respeito de conseguir cativar o público e atrair visitas. Para isso, além de escrever por que gosta, você tem que escrever principalmente para que o seu leitor goste e para ajuda-lo em algo.
        Esta é a razão de eu expressar ( escrever com a alma) Mais essas palavras são para dar enfase a sua dedicação amor e sabedoria.
        Um Grande Abraço!!!

        Responder

  4. Olá, Marcos Lemos.

    Realmente, todas as dicas que você colocou nesse artigo faz sentido e vale a pena refletir, pois, apesar de ser novo como blogueiro, já percebi que ao escrever alguns posts para o meu blog, eles não estavam legais, nem chamativos e que eu mesmo detestei. Causa disso? Porque eu não estava inspirado, ou estava cansado ou ainda estava sem assunto naquele momento.

    Porém, quando escrevemos artigos de qualidade, com inspiração e com convicção, nós blogueiros nos orgulhamos do feito, desde a escrita até as ilustrações.

    Quando faço algo bem feito, costumo namorá-lo (olhar) por vários momentos, porque vale a pena ver, porque é bonito e está completamente compatível com o que planejei em realizar.

    Conclusão: todas as respostas, para todas as dúvidas, perguntas ou projetos de nossas vidas se encontra dentro de nós mesmos.

    Enfim, para escrever posts com qualidade, temos que estar com inspiração e escrever com paixão com a intenção de ajudar ou solucionar um problema que as outras pessoas possuem,

    Um abraço!
    Obrigado pelas suas dicas. São excelentes!

    Responder

  5. Muito bom o artigo. Também acredito que a melhor maneira de atrair tráfego e aumentar a popularidade de um blog é escrever conteúdo que as pessoas não podem resistir. Conteúdo irresistível é conteúdo único, criativo, informativo, escrito para resolver os problemas dos leitores e não apenas para os motores de pesquisa.

    Abraço.

    Responder

  6. Ótimo post!!Realmente devemos pensar no título, no tamanho do texto, nas imagens que irão ser – ou não – colocadas para ajudar na compreensão do texto, enfim, tudo isso conta, e muito, para que um texto ou título chame a atenção de nossos leitores. Mais uma dica infalível do Ferramentas Blog… Obrigado! Grande abraço!

    Responder

  7. Olá,

    A maneira que eu tento conquistar meus leitores é lendo bastante livros sobre os assuntos que eu trato no meu blog, e trazendo sempre os debates mais atuais contidos neles, as polêmicas e as controvérsias sobre esses determinados assuntos. Acaba sendo um conteúdo exclusivo para o blog, coisa que os leitores não vão encontrar repetido pela internet. Pra isso eu preciso estar sempre bem informado, mas isso é uma ajuda para mim também, porque me sinto obrigado a estar sempre atualizado.

    Grande abraço.

    Responder

    • Realmente o título é um pouco complicado, principalmente se você for pensar em tecnicas de SEO entre outras coisas. Mais aí vai uma dica. Quando for escrever um título foque em escrever para pessoas e pense como chamar a atenção do leitor através de seu titulo, pense também qual tipo de título prende a sua atenção e é convidativo para você ler o artigo, assim aplique isto no seus títulos. Espero ter ajudado um pouco.

      Responder

  8. Olá a Todos do Ferramentas Blog, Excelentes Dicas como sempre!
    Uma coisa que eu gostaria de acrescentar, se me permitissem, seria o fato de se fazer Textos Escaneáveis, que seriam textos com vários sub-títulos assim como foi feito neste artigo de forma perfeita.
    Com a correria do dia-a-dia nós, internautas, costumamos rolar a página até o fim para ver se realmente aquele conteúdo é útil para nós, e se dividirmos nossos artigos em sub-títulos usando as tags h1, h2, h3… para fazermos isso fica mais fácil do nosso visitante perceber se o conteúdo vale a pena ou não ser lido, diminuindo assim nossa taxa de rejeição no Google e aumentando o rankiamento do nosso site 😀

    Espero ter Ajuda, um grande abraço a todos! e Vlww Pelas Dicas Marcos Lemos, sempre show de bola!!!

    Responder

    • Ola John Heine. Não faço parte da equipe do Ferramentas blog, mas tive a chance de escrever este artigo por generosidade do criador do blog Marcos Lemos. Aproveito para agradecer ao Marcos Lemos por este privilégio e a pela honra de publicar um artigo neste blog, que é um dos blogs mais bem conceituados neste nicho.

      Quanto ao que você acrescentou, acredito que é sempre bem vindas boas dicas, afinal criar um artigo bem formatado com certeza aumentará a conversão de leitura.
      Um Grande Abraço.

      Responder

  9. Sim Mestre de Blogs, para escrever e ter um blog é necessário gostar muito, porém o artigo fala a respeito de conseguir cativar o público e atrair visitas. Para isso, além de escrever por que gosta, você tem que escrever principalmente para que o seu leitor goste e para ajuda-lo em algo.
    Esta é a razão de eu expressar ( escrever com a alma) Mais essas palavras são para dar enfase a sua dedicação amor e sabedoria.
    Um Grande Abraço!!!

    Responder

  10. eu achei muito bom.
    acabei de conhecer essa ferramenta,eu tinha muito desejo de ter um blog,
    usava muito feceboock.agora estou adorando ter um blog,graças as dicas que tenho ,obtido de vcs.
    saude e muita pazzz.sucesso.

    Responder

  11. Olá Alessandro, tudo bem? 10 dicas fundamentais e importantes meu velho. Parabéns! A dica 7 em minha opinião, hoje é uma das mais importantes quando desejamos obter mais compartilhamentos, pois se conseguirmos descobrir e resolver determinados problemas certamente será um post que servirá como base para milhares de pessoas na Internet.

    Sucesso!

    Responder

    • Obrigado Jordão! Essa também é minha preferida. Quando ajudamos aos outros isso além de gerar satisfação pessoal ,gera também reciprocidade ou seja vão te agradecer repassar seu conteúdo e indica-lo como bom profissional.
      E por falar em reciprocidade, sou muito grato a dica que você me passou sobre o facebook, e já espalhei. Percebe o que é ajuda mutua. Um Grande Abraço!!!!

      Responder

  12. Pingback: O Melhor Post Já Escrito - 6digitos.com.br

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.