4 dicas para você se inspirar off-line e melhorar seu blog

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+

Nós que passamos algumas horas de nosso dia online, criando conteúdo para nossos blogs, interagindo nas redes sociais, lendo Feeds e vasculhando o Google, não podemos nos prender unicamente nessas fontes para ter inspiração. Ler outros blogs e ver o que as pessoas querem encontrar na internet ajuda, mas não é tudo. É preciso pensar um pouco off-line para criar melhor online.

ficar-offline

Quer ser um(a) Blogueiro(a) de Elite? Acesse AGORA: http://blogueiro.pro

Todos os dias publico aqui dicas para você desenvolver melhor o seu blog, especialmente ensinando como analisar dados, escrever com qualidade e aprender novas técnicas.

Mas isso não pode ser tudo e nem sempre isso nos ajudar a ter inspiração. Pior ainda se nossa inspiração vier só de fontes online, só lendo outros blogs/sites e interagindo em redes sociais. É preciso sair de casa para ter novas idéias.

1. Leia bons livros, muitos livros…

livros-filaPegar em um livro de papel é uma experiência transcendental, quase mística, mas infelizmente tem sido deixada de lado. Leia bons livros (não leia Paulo Coelho ou Chico Xavier), literatura clássica, poemas, crônicas, contos. Dedique algum tempo para seu cérebro trabalhar numa única tarefa e concentrar-se apenas numa única informação. Ler relaxa, descansa e aguça o raciocínio.

O mais importante do dedicar-se a um bom livro é que você dedicará sua atenção de forma linear e vai aprofundar em algo. Na internet não lemos com tanta qualidade e lemos de forma dispersa. Nosso cérebro precisa de tempo para processar.

banner-venda-486x90

2. Faça exercícios físicos

Já até publicamos aqui dicas para evitar dores nas costas enquanto blogamos (Blogueiros e as dores na costas: como prevenir). Praticar algum exercício físico, mesmo uma simples caminhada até a prática de atividades mais intensas, pode ajudar você a desenvolver habilidades.

Exercícios liberam endorfina, te deixam mais alerta e estimula o raciocínio lógico, além de te dar mais ânimo para o dia a dia. As atividades físicas nos ajudam ainda na organização do nosso dia, nos ajudando a dormir melhor e, consequentemente rendemos mais.

3. Converse com as pessoas

Passamos horas do dia falando com dezenas, até centenas de pessoas, mas não conversamos com ninguém de fato. Retuitamos links, comentamos em blogs, batemos papo no Messenger (MSN), mas isso nem chega perto do que se precisa para uma conversa de verdade.

Outra vez precisamos parar tudo, até desligar o celular. Conversar significa ouvir, concentrar-se no outro e interagir diretamente com alguém sem a intermediação das máquinas e das coisas. Temos de ser nós mesmos, olhar nos olhos, sem avatar, subterfúgios ou meias palavras. Só assim descobrimos nossos verdadeiros amigos.

you need to get off facebook – Você tem que sair do Facebook

Nas conversas cotidianas somos forçados a raciocinar diretamente (sem procurar respostas no Google), precisamos montar argumentos, esperar o outro falar, ouvir e querer entender. Passe mais tempo com sua família, sua namorado (seu namorado), vá ao bar com seus amigos.

4. Sua vida pessoal, seu trabalho/estudos

Por trás do seu blog, por trás de todos os blogs existem pessoas de verdade, com uma vida de verdade e com experiências únicas e incríveis. Mas para ter tudo isso você precisa viver, viajar, trabalhar, estudar e ir além do seu quarto ou escritório.

Até para ter idéias sobre o que fazer com seu blog e quais seus objetivos com isso (Quais os seus objetivos para seu Blog?). Seu dia a dia tem muito para lhe ensinar sobre o que e como blogar, e assim se evita criar blogs que não têm a menor relação com você ou sobre coisas que você nem gosta de verdade.

O que mais pode inspirar off-line?

Eu sugeri algumas coisas que podem ajudar você a se desligar um pouco do mundo virtual e voltar-se mais para o mundo “real”, desplugado (fora da Matrix). É aquele momento em que aproveitamos um pouco mais da nossa vida e percebemos que o computador e a internet nem são tão importantes assim.

Mas, e você, o que faz para se inspirar que vem do seu mundo off-line? Pense um pouco, reflita e compartilhe conosco suas idéias e opinião aqui nos comentários.

Mais posts inspiradores para você:

Quer ser um(a) Blogueiro(a) de Elite? Acesse AGORA: http://blogueiro.pro

21 Comentários

  1. A preocupação sobre o que postar é constante em nossas mentes, enquanto blogueiros, e as dicas que você deu são realmente excelentes. Lendo este post tive até a inspiração para uma nova seção em meu blog..rss… Não tenho nenhuma dica à acrescentar no momento, mas acho que de todas as que você deu, a melhor é realmente interagir com as pessoas de nosso mundo real. Só assim você consegue visualizar os problemas e as dúvidas reais das pessoas “de verdade” e quem sabe, contribuir com seus posts para melhorar a vida de alguém. Adoro seu blog, meu guru…rss…Beijos!
    Andréa

    Responder

  2. bá a internet acabo comigo sério – tipo antes eu praticava esportes,estudava (NERD),saia com as minas e tal agora por exemplo só fico sentado na frente do pc procurando alguma forma de ganhar dinheiro,ganhar premios essas coisas, só fico nas rede sociais ou seja minha vida hoje é INTERNET. ainda bem que ainda nao engordei e nao criei barba uahsuhsauhsaushaushausaususauhsau só o que falta 😀

    Responder

  3. Interessante, a ideia de sair um pouco da matrix. O que para muitos é perda de R$ para outros pode representar ganhos, não so na saude como em criatividade para com os blogs. Parabens pelo post

    Responder

  4. Exercícios físicos com certeza! Aproveitemos enquanto a endorfina é lícita. Ela faz maravilhas no cérebro. Meditação, limpar a casa, cozinhar… todas essas tarefas são excelentes para harmonizar a mente. Cervejinha (uma por mês, pra não dar mau exemplo) também é bom…

    Responder

  5. Hum exercícios físicos nunca fui fãn , mais estou procurando conversar mais com as pessoas pessoalmente, passei mais de 4 conversando apenas pelas redes socias e nesse ano resolvi mudar um pouco meu cotidiano, boa dicas essas otimo blog

    Responder

  6. Bom eu faço exercícios físicos (flexão), jogo futebol, estou lendo pela segunda vez o mesmo livro, as vezes vejo desenhos =D e filmes. Nos fins de semana estudo HTML e vou para algum lugar.

    Responder

  7. “(não leia Paulo Coelho ou Chico Xavier)” E, principalmente, não leia Crepúsculo e as dezenas de livros similares que saíram depois! =P

    Além das suas dicas, eu passo boa parte do meu dia tocando. Isso traz muita inspiração, já que meu blog é sobre música.

    Responder

  8. Oi Marcos, legal esse artigo amigo, espero que esse blog continue tendo sucesso, eu gosto muito dele, sempre recebo as atualizações aqui, fica tranquilo e estou a fazer meu blog de futebol, espero que gostes tambem, e um dia publique um comentário nele, seria uma honra. Espero que meu comentário te deixe alegre, mereces muito e agradeço em nome de todos as publicações. As vezes uns criticam ou não tem o mesmo pensamento mas faz parte, no entanto sempre aprecio seus posts, uma lição para todos que desejam criar blogs, li tudo ai acima, legal!!!
    Grande Marcos Lemos, és como um irmão, rsrsrs, valeu.

    Responder

  9. O que eu faço para me inspirar offline? Eu rezo. Tendo em vista que meu blog trata de religião…

    De fato, quando você passa um tempo verdadeiramente desconectado você volta com muito mais ânimo e vontade para blogar. Pelo menos é assim comigo…

    A internet nunca vai barrar a vida real!

    Responder

  10. Pingback: “Get a life” – Viva sem o seu Blog | [ Ferramentas Blog ]

  11. Pingback: Onde encontrar inspiração para publicar em seu Blog | [ Ferramentas Blog ]

  12. Pingback: As qualidades de um Blog excelente! | [ Ferramentas Blog ]

  13. No lugar de “Não leia Paulo Coelho e Chico Xavier”, deveria ser: “Não leia Crepúsculo”! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Responder

  14. Quando estou offline procuro pensar no que pode virar assunto para o blog, interajo com a minha família, com os amigos e sempre da aquele estalo e aparece uma coisa interessante pra por no blog… Mas quando estou offline meu maior prazer é pensar.

    Responder

  15. “não leia Paulo Coelho ou Chico Xavier” …. Preconceituoso! Só pq um é “mistico” e o outro é “espirita”! Saiba que o Padre Fábio de Melo é super fân de Paulo Coelho…

    Responder

    • Rob,

      Onde você leu que não recomendo Paulo Coelho e Chico Xavier por um ser “místico” e o outro “espírita”?
      O preconceito foi de sua parte.

      Não os recomendo por ser leitura de baixa qualidade, livros mal escritos, sem conteúdo literário relevante ou qualificado.

      Pense um pouco antes de acusar os outros.

      Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.