Blog no WordPress indexa mais fácil que os do Blogger?

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Wordpress_X_BloggerSempre aparecem dúvidas sobre qual plataforma de blog é melhor: o Blogger, que é da Google, ou o WordPress, que tem mais recursos? E esse é só um exemplo das milhares de variações dessa dúvida, como a que deu razão para esse post. Há muitos mitos sobre esses dois serviços, como também há muita confusão. Vejamos um pouco mais.

 

Recebi o seguinte comentários que resolvi transformar em post:

 

comentario-WP-Blogger-indexar

 

"Estou pensando em mudar para wordpress, pq dizem q wordpress tem melhor indexação pelos mecanismos de buscas, pelas tags etc. que o blogger. Porem o blogger é bem mais fácil de personalizar e instalar recursos. Isso confere?"

(Krusty!)

Vamos por partes, pois acredito que essa dúvida seja comum a muita gente.

 

blogger-blospot-wordpress

 

Qual serviço tem melhor indexação?

Resposta simples: qualquer um. O que vale destacar é que nos blogs, o que os mecanismos de busca mais levam em conta é a contextualização e distribuição do conteúdo. Ou seja: a coisa mais importante para ficar bem posicionado nos mecanismos de busca é ter um conteúdo relevante, bem criado, com palavras-chave de qualidade e títulos bem criados. Aqui tem uma lista de 12 fatores muito importantes para a indexação (técnicas de SEO) para blogs:

 

Sem esquecer de que é extremamente importante criar Sitemap, enviar para serviços de Webmasters dos mecanismos de busca (especialmente o Google) e cuidar de manter seu blog sempre bem atualizado.

 

Mas há mesmo uma vantagem do WordPress.org (com hospedagem e domínio próprios) com relação a alguns plugins e as tags e categorias para marcar e selecionar os artigos em grupos:

 

O Blogger é mais fácil de personalizar?

Depende do seu nível de conhecimento. Para usuários iniciantes até intermediários, o mais recomendável e que vai ser mais fácil de usar e entender, será o Blogger. Seu painel é mais objetivos e prático, requerendo pouco conhecimento técnico. Até para criar um template (layout) é bem simples com o novo recurso de Modelo de "Designer de modelo".

 

Claro que o WordPress tem mais possibilidades de uso e de customizações. Há desenvolvedores dedicando-se a todo instante em criar coisas novas e é um serviço de código aberto (open source). Dependendo do seu uso, o WordPress tem soluções para todos os gostos.

 

Escolher a plataforma de Blog que quer usar não é uma tarefa complicada. Basta pesar o que é melhor para você. Escolha segundo as suas capacidades. Leve em conta seus conhecimentos, os objetivos para seu blog e sua disponibilidade financeira – já que no WordPress há alguns gastos além do registro de domínio.

.

13 Comentários

  1. Já tive blogs no wordpress e no blogger… eu prefiro o blogger, pois é mais facil de mexer..

    mas por experiencia propria sei q o wordpress tem muito mais configuraçoes q permitem uma estrutura de SEO melhor.

    algumas coisa q posso citar e sao bem simples e relevantes…

    – no blogger nao tem como fazer um sitemap HTML simples, no wordpress existe plugin pra isso.
    – no blogger vc vai ter q mudar as heading tags (h1, h2..) na mão! enquanto muitos themes de wordpress já vem com isso otimizado.
    – no blogger vc só tem as tags, no wordpress vc pode usar tags (sem idexar) e categorias (indexáveis)
    – no blogger vc tem só uma meta description para o site inteiro… enquanto no wordpress, vc tem uma description para cada post!
    – a url do blogger as urls nao sao personalizaveis, vc precisa postar com um titulo para criar a url e depois voltar e otimizar o titulo.

    esse é só um dos pontos, mas sao os principais q eu me lembrei agora…

    Responder

  2. Ótimo artigo. Concordo quase que totalmente.
    Já fiz esta experiência, sai do Blogger e agora estou no WordPress. A indexação me parece a mesma, acredito apenas que por causa das URL amigáveis (ex: "nome-do-site.com/categoria/nome-do-artigo") ficou agora um pouco melhorar para o visitante.

    Com certeza a grande vantagem do WordPress é a possibilidade personalizar o que você bem entender, já que ele da suporte e tem FAQs ensinando tudo sobre a CMS além dos plugins, existindo vários para melhorar a indexação. Já no Blogger você tem que sair do Minima e se virar para criar um template.
    Desta forma vejo o WordPress como mais fácil de ser personalizado.
    Tudo bem que sou Web Design e programador (estudante e estagiário, ainda não profissional.)
    No WP você tem liberdade de personalizar sem deixar pesado, o código fonte não fica leve, já que você vai ter PHPs para cada página (categorias, index, tags, busca), além de poder eveitar erros no W3C.
    Já no Blogger ocorre o contrário, você tem realmente uma liberdade, mesmo que o CMS não lhe passe todas as informações, porém nele existe apenas o XML/XHTML responsável por todo o design de seu blog, você vai conseguir deixar parecido com um Worpdress, porém o código fonte vai ficar enorme de ser carregado em todas as páginas, teremos muitos links externos com Javascripts e outros, e uma porrada de erros desnecessários no W3C. (O Blogger sozinho já tem vários erros).

    Levando em conta essas coisas, no final o WordPress pode ficar mais leve e ao mesmo tempo bem personalizado do que um Blogger ficaria. E como vem sendo a tendência, em breve tempo de carregamento de um site vai influenciar na posição dos motores de busca.

    Sobre a indexação: Do que vale ser indexado e não ter bom conteúdo como o Marcos falou. Não adianta usar uma ótima CMS se seu blog não tem conteúdo legal para ser indexado e também que atraia visitantes.

    Responder

  3. Diria que o wordpress.org possui mais ferramentas e recursos que o fazem ser melhor indexado. Domínios personalizado, plugins avançados e url amigáveis são alguns deles.

    Responder

  4. Prefiro o blogger. Como disseste, para leigos nada como o Blogspot. Eu tentei o wordpress mas quem diz de eu entender aquelas páginas? Sem falar da limitação de alguns gadgets e outras ferramentas no wordpress.

    Responder

  5. Realmente o Blogger é muito simples de trabalhar e tal, mas o objetivo do post não é mostrar qual é mais fácil de usar, qual é mais barato manter e sim a questão da indexação. E o WordPress bate o Blogger neste quisito, Todo mundo fala em escrever bom conteúdo, todo mundo fala a mesma coisa, mas a realidade é outra, você tem que competir com muita gente, muitos artigos competindo com as mesmas keywords, um bom conteudo vai manter o leitor no blog sim, mas para ele se manter ele tem que vir de algum lugar e na maioria das vezes vem dos buscadores. Portanto este bom conteudo tem que ser bem otimizado, coisa que o Blogger infelizmente não dá muitas opções, como descrição individual, meta tags em páginas individuais, url editaveis entre muitos outros recursos de SEO.

    Responder

  6. Mudei recentemente meu blog Administrologia para o Blogger justamente pelo motivo de disponibilidade financeira. Queria fazer algumas modificações no layout e instalar alguns Gadgets que no Blogger funcionam melhor que no WordPress, e gratuitamente.

    Responder

  7. E verdade. Eu sempre tive essa dúvida… e ainda eu fico meio preocupado por não saber mexer muito bem com o worpress.
    Mas o blogger satisfaz todas as minhas necessidades de criação por enquanto, além de todas as comodidades e facilidades eu tenho acesso ao código fonte que me permite fazer o que eu bem entender.
    A única coisa que ainda não experimentei no blogger é interagir com um banco de dados. E aproveitando o embalo…Gostaria muito de saber sobre a questão de segurança. Por exemplo, interagir com um banco de dado de usuário e senha.

    Responder

  8. Conheço tanto o Blogger como o WordPress e posso dizer que a maior diferença entre as duas plataformas é o preconceito contra o Blogger. É claro que o WordPress oferece muito mais recursos que o Blogger, mas isso não quer dizer que é impossível ter um bom blog usando essa plataforma grátis, a parte mais chata do Blogger é a péssima url com nomedoblog.blogpost.com

    Pra quem não possui objetivos profissionais com o blog, recomendo o Blogger pois é muito mais intuitivo de usar. O wordpress é ótimo, mas tive vários problemas que exigiram um estudo aprofundado pra resolver.

    Responder

  9. Também fico com o Blogspot! Usei e às vezes uso WordPress, mas como muitos dizem aqui, é preciso saber um pouco mais, isto é, ter "as mãnhas do trem"!

    Responder

  10. Prefiro o bom e velho blogspot, pois é facil e pratico, qualquer pessoa consegue dominar sua ferramentas !!!

    Responder

  11. Comecei no WordPress, mas não cheguei a fazer a segunda postagem. A minha sensação é que o painel do WordPress é mais lento que o painel do Blogspot. Tudo é muito lento no WordPress. Mas é como eu disse: é apenas a minha sensação.

    Lembro que antigamente não me importava muito com a extensão da url. Acho que nós blogueiros nos preocupamos tanto com questões técnicas que às vezes nos esquecemos de nos colocar na condição de usuários.

    Acredito que o tempo de carregamento da página, por exemplo, é mais importante do que a url em si (para o usuário!).

    Abraços a todos

    Responder

  12. quando eu tava no blogger a pesquisa sobre meu site apareceia na quinta posição, mudei pro wordpress e não é que em 3 dias meu site tava no topo?

    wordpress.org milhões de vezes melhor

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.