Blogueiro: Você ainda escuta ou produz Podcasts?

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+

Conteúdo para Blogs não podem se restringir a texto e imagens. A Internet oferece múltiplas possibilidades e formatos, onde alguns realmente muito bons estão os vídeos e o áudio. É possível agradar seu público de todas as formas. Um modelo que ganhou muito destaque foi o estilo Podcast: como programas de rádio gravados para a internet. É uma ótima ferramenta de fidelização do seu público. Mas, você ainda escuta ou já escutou Podcasts?

Quer ser um(a) Blogueiro(a) de Elite? Acesse AGORA: http://blogueiro.pro

Estou adicionando a este artigo um arquivo de áudio para aprofundar o tema. Não é um Podcast e nem um AudioPost, mas ajuda a ilustrar o que quero com esse artigo. Gostaria muito que todos lessem e também ouvissem para dar opinião nos comentários.

Para quem ainda não está familiarizado com o termo, Podcast é um estilo de conteúdo produzido em áudio e disponibilizado para download. O visitante pode baixar e ouvir o arquivo onde e quando quiser. Os programas em Podcast podem ser feitos para praticamente todo tipo de público e assunto.

O ponto aqui é que, mesmo sendo algo muito simples e prático para produzir conteúdo, poucos são os blogueiros que ainda investem nesse formato e/ou em suas variações.

Aqui mesmo no [ Ferramentas Blog ] usamos esse recurso algumas vezes (e precisamos fazer mais). O mais conhecido são nossos #AudioPosts (Você sabe o que é um AudioPost?). Neles publicamos tanto o conteúdo em texto quanto em áudio, deixando livre para o visitante escolher a forma que prefere receber e interagir com o que produzimos.

Ouvir podcast no celular

Já fizemos também Podcasts – chamados aqui de BlogCasts (e pretendemos voltar com eles o quanto antes) – mas publicamos apenas 12 (13) programas com relativo sucesso. Somamos mais de 18 mil downloads.

Conhecemos o potencial do conteúdo em áudio, principalmente com a facilidade que aplicativos para celulares e tablets oferecem, onde é possível ouvir o que quiser. E as pessoas escutam muita coisa em seus aparelhos móveis, mais do que leem.

Não é questão de preferir ler ou ouvir, mas a praticidade em poder ter acesso à informação e conteúdo em qualquer lugar e em qualquer formato que for relevante. E o áudio garante a mobilidade da audiência que seu blog recebe, já que não precisam ficar parados na frente de uma tela lendo e olhando exclusivamente para ela. Nesse ponto, até o vídeo é menos eficiente.

Deixo a questão em aberto para os comentários. Não vou chegar a conclusões aqui, para ouvir o que todos pensam sobre o assunto e como podemos usar de forma mais eficiente o áudio em nossos blogs.

Quer ser um(a) Blogueiro(a) de Elite? Acesse AGORA: http://blogueiro.pro

11 Comentários

  1. Produzo sim. Posso te garantir que ainda existe uma produção muito grande de podcast no Brasil e no mundo. Programas como o MestreCast, o GuanaCast e outros, que você cita no artigo sobre o que é podcast, realmente fizeram um hiato. No entanto, assino o feed de 32 podcasts diferentes. A maioria nacional. E para completar posso te dizer que deixei a produção do meu podcast de lado por conta de estar focado, no momento, na produção de podcasts na área de comunicação institucional. Em resumo, continuo produzindo.

    Responder

  2. Marcos essa tua lembrança de falar sobre Audioposts e Podcasts foi espetacular. Já ouvi tudo quanto é áudio aqui no Ferramentas Blogs. Muitos aqui penso que ainda não ouviram, mas devem mesmo conferir. Espero que venha mais desses tipos de arquivos. Abraço.

    Responder

  3. Escuto sim, e muitos, entre eles o RapaduraCast, 99 Vidas, Pauta Livre News, NossoCast e Iradex! Uma mídia excelente, que tem um grande potencial, não só para entretenimento, mas muito alem do que hoje ela alcança… Eu já gravei vários monólogos no formato de Audioposts, mas pretendo produzir um podcast sim!!

    Responder

  4. Eu já ouvi todos os áudios do Ferramentas Blog e atualmente acompanho o Nerdcast e o Café Brasil (Luciano Pires), além de assistir a diversos Vlogs.
    Principalmente para acompanhar em um ônibus e/ou caminhada é ótimo.
    Li muito a respeito mas nunca somei coragem suficiente para produzir conteúdo para meu blog em formato diferente de texto.
    Ainda não sei se o tempo de edição destes formatos não levará muito mais tempo que a edição de um texto.

    Responder

  5. Acredito que seja realmente uma questão de preferências, e também de situação. O áudio pode ser vantajoso quando por algum motivo não podemos parar para olhar para a tela, contudo, é muito mais fácil manter a atenção focada em um texto do que em um áudio ou vídeo.

    Responder

  6. Oi Marcos! Estou acompanhando vc no youtube e agora também no blog, Aprendi aqui o que é o Podcast e estou querendo implementar isso no meu blog. vc poderia fazer um artigo sobre podcast e como podemos aplicar isso na plataforma blogger, o que acha?

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.