Blogueiros e as dores na costas: como prevenir

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

postura-sentado-erradoNós blogueiros tem alguns maus hábitos quando passamos horas sentados à frente do computador, só navegando na internet. Isso pode acabar afetando nossa saúde física, agredindo nosso corpo. Mas se não queremos sair da frente do PC, então devemos tomar alguns cuidados com a nossa postura.

Este é um Guest Post, onde convidei o fisioterapeuta Alexandre Carvalho para nos dar alguns dicas de saúde.

Marcos Lemos, obrigado pelo convite.

Fico muito feliz em poder ajudar os seus seguidores.Apesar de ser um tema bem conhecido para a maioria das pessoas, é sempre bom rever algumas “regras” da boa postura em relação ao uso do computador.

Você sabia que a posição sentada é uma posição muito mais agressiva para a região lombar do que a posição em pé ou deitada?A pressão nos discos intervertebrais é 50% maior quando ficamos sentados em relação à posição de pé e 75% em relação à posição deitada de lado.

Durante as 24 horas de um dia quanto tempo você fica sentado? Com certeza deve ser um tempo considerável. Agora imaginemos ficarmos tanto tempo sentado, sem pausas frequentes para descanso, com mobiliário inadequado, e o que é pior, sentado de forma incorreta. Assim, estaremos aumentando as chances de adquirirmos patologias na coluna vertebral.

como-sentar-corretamente-em-frente-ao-computador

É evidente que as patologias da coluna vertebral estão relacionados a muitos fatores, entretanto, neste artigo vou apresentar algumas dicas referentes a como trabalhar com o computador.

As dicas foram extraídas do livro “Ergonomia Aplicada ao Trabalho”- Editora Ergo, cujo autor é referência na área da Ergonomia em nosso país. Espero que todos gostem e apliquem essas dicas no seu cotidiano.

  • 1. Sente-se sempre alinhado, evite escorregar o quadril sobre o assento. Mantenha um ângulo de aproximadamente 100 graus entre o tronco e coxas e entre coxas e pernas;
  • 2. Mantenha uma distância de um braço esticado dos seus olhos para o monitor;
  • 3. Os braços devem permanecer ao lado do corpo;
  • 4. Os pés devem estar sempre apoiados;
  • 5. A região lombar (parte inferior das costas) sempre deve estar apoiada no encosto;
  • 6. Não fique estático na mesma posição, faça pausas de 10 minutos para cada 2 horas de uso do computador, nesse intervalo movimente as articulações do corpo, dê uma andada pela casa, espreguice;
  • 7. Escute seu corpo, ele sabe exatamente quando parar. Não exagere!!!

Além dessas dicas existem muito mais. Entretanto, não quis alongar muito para não ficar cansativo. Se vocês quiserem mais informações, ou tirar alguma dúvida é só perguntar. Terei o maior prazer em ajudar.

Um forte abraço. Alexandre Carvalho.

Alexandre Carvalho é Fisioterapeuta formado pela FCNM em 1999. Membro da Sociedade Brasileira de RPG. Hoje mora em Itajubá-MG.

.

15 Comentários

  1. Olá Marcos, uma boa idéia postar sobre postura pois nós estamos sempre a sentar errado, com as pernas para cima ou de outra maneira, assim como a da foto, com suas costas inclinadas prejudicando seu corpo, belo blog.

    Responder

  2. você leu minha mente, tava pensando num post destes. Realmente a maioria fica de forma errada em frente ao PC, ainda mais quem tem notebook, que usa na cama, no chão, tudo sem apoio.

    É bem desconfortável ficar correto, porém com o tempo acostuma, ainda mais de fim de semana que fico mais de 18 horas por dia online, quando eu vejo to la embaixo da cadeira, rsrs.

    Mais é isso ai, desde os meus 11 anos na primeira aula de informática o que mais o professor me cobrava era a postura correta em frente ao PC. Por que hoje talvez você não sinta nada, porém ao longo dos anos é que vem a dor o desconforto etc…

    Responder

  3. ótimas dicas, bá por isso que estou com as costas quase quebrada e olha tenho 14 anos huashusahusahusahuhsauhsau

    Responder

  4. Muito boa as dicas, parabéns por falar de temas diversoas, isso é muito bom para nós blogueiros que te acompanha!

    Responder

  5. Ótimo post Alexandre, já estou fazendo as técnicas, e, Marcos foi muito bom ter convidado o Alexandre pois o que ele disse 99,9 % não fazia! rs

    Responder

  6. Belas dicas Marcos, afinal de contas blogueiro também tem que cuidar de sua saude. Quero dizer que essas dicas são importantes para quem utiliza notebook,netbook e fica em posição desconfortável durante muito tempo, como a imagem do texto está ilustrando.
    Abraço a todos

    Responder

  7. Queria saber se possui alguma foto ou imagem de alguem sentado corretamente em uma cadeira , e como deve-se ficar para quem fica mais de 12 horas na frente de um pc?

    Se existe algo que podemos nos ” aquecer” antes de enfrentar a maratona diaria de ficarmos na frente do pc.

    Responder

  8. Olá Marcos!

    Gostei do artigo.

    Desde minha adolescência fui instruído na postura correta de sentar-se, senão terai problemas com a coluna devido minha estatura forma do comum para minha altura. Com 15 anos eu já tinha 1,85m.

    Este artigo me fez lembrar que tenho de trocar minha cadeira. Ela não está deixando minha coluna ereta… rsrs!

    Aproveito e deixo uma pergunta:

    Sinto uma espécie de inchaço nas pernas quando fico muito tempo sentado, mesmo que sendo na posição correta e com uma cadeira de adequada. O que pode ser isso?

    Abraço!

    Responder

  9. Pingback: Vídeo: A postura correta para usar seu Computador

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.