Como criar páginas estáticas no WordPress.org

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Alguns conteúdos de nossos blogs são feitos para serem permanentes, fazendo parte da estrutura do blog e não podem ser classificados como posts. Isso são as páginas estáticas, que são usadas para formulários de contato, venda de produtos, mídia kit, sobre, entre outros. O WordPress.org tem um ótimo recurso que lhe dá várias vantagens e facilidades na hora de criar esse tipo de página para seu blog.

Se o seu blog ainda não tem páginas estáticas e você não sabe o que é prioritário, ajudamos você a pensar nisso aqui:

É muito fácil criar páginas de conteúdo permanente num blog no WordPress.org. Há um menu específico só para isso e que pode contar com configurações bem interessantes para o seu layout.

Vá ao menu lateral “Páginas” para ver as possibilidades de edição de uma página estática e administrar as já existentes.

Menu para criar e administrar páginas estáticas no WordPress

Se você clicar em “Adicionar Nova”, será direcionado para um editor de texto padrão do WordPress, idêntico ao do Editor de postagens que você já está acostumado, inclusive nos recursos.

Mas você notará que a forma como é criado o endereço da página é diferente, bem mais curto e adequado para seu blog.

Menu e editor de páginas estáticas do WordPress.org

Você só precisa criar o conteúdo como já faz para qualquer outro post. Mas tem alguns detalhes. O recurso mais importante é o de “Link Permanente”, que é onde você define qual será o endereço da página.

É recomendável que seja algo curto, uma ou duas palavras chave, para compor o link permanente.

Não use as páginas para criar postagens para o seu blog. Elas não são boas para indexação de conteúdo no Google, normalmente não permitem comentários e não entram na listagem de arquivo ou de categorias/marcadores do seu Blog.

Outro recurso interessante é o menu “Atributos da página”, que fica do lado direito do editor. Nele, dependendo do seu layout, pode ter mudanças na estrutura de apresentação das páginas estáticas em seu blog e você pode escolher o que for melhor.

Menu para adicionar atributos às páginas estáticas no WordPress.org

Um exemplo comum é poder criar páginas sem barra lateral ou próprias para e-commerce (lojas online), mas também pode manter o padrão de uma postagem de seu blog.

Também se configura a estrutura da página, se ela está vinculada a outras, sendo interna de uma página já existente, como uma “subpágina” ou se ela é a principal.

.

4 Comentários

  1. Pingback: Quais páginas estáticas um Blog precisa ter? | [ Ferramentas Blog ]

  2. Oi Ferramentas Blog,

    Excelente artigo. A dúvida em questão com relação ao WordPress sobre as páginas estáticas, até quantas podem ser criadas nesta plataforma? E ainda pode criar subpáginas?

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.