Como criar páginas estáticas no Tumblr

Prosseguindo com mais tutoriais sobre o Tumblr, hoje vou mostrar como criar “páginas” em blogs que utilizam a plataforma. As “páginas” no Tumblr funcionam basicamente de maneira semelhante às páginas estáticas do Blogger ou WordPress por exemplo, onde o usuário poderá criar páginas específicas para diversos assuntos que não se integram diretamente à ordem cronológica das postagem do blog, como páginas de FAQ, contato, sobre, etc.

Se você quer criar um blog no Tumblr, recomendo que comece lendo nosso tutorial. Tudo o que você precisa para criar um Tumblr para seus projetos e publicações:

Criando uma nova página:

Não há mistérios e dificuldades para criar uma página no tumblr. Primeiramente acesse a dashboard do seu blog e clique em “Customize appearance” no menu vertical à direita.

Na página de customização clique em “Pages ~> Add a page” no final da coluna esquerda.

Em seguida surgirá uma janela pop-up, insira nela todas as informações necessárias.

  • Page URL: Digite o endereço que terá a página, exemplo: www.seu_blog.tumblr.com/NOME_DA_PÁGINA
  • Page Title: Insira o título que será utilizado na nova página.
  • Show a link this page: Marque se quiser mostrar um link para a página.

Após o término das configurações e edição clique em “Create Page” para finalizar.

Criando uma nova página para determinados textos ou categorias:

O processo mostrado acima não é o mesmo para quem pretende criar uma página destinada apenas para os textos do autor do blog ou de uma suposta categoria. Para realizar este processo vamos trabalhar apenas com as “tags” de determinadas postagens.

Inicie criando um novo post normalmente, ao terminar você deverá inserir uma tag para marcar o texto no campo “tags”.

Você pode digitar algo simples como: textos do autor, em seguida você deve obter o link a partir da tag criada, ficando assim:

http://SEU_BLOG.tumblr.com/tagged/textosdoautor

Substitua a parte em destaque do link acima pelo nome da tag escolhida. Assim você poderá exibir todos os posts marcados com uma mesma tag em uma página única.

Se você já tem publicado textos em que queira inserir a tag, basta editá-los normalmente.

16 Comentários

  1. E você quer que ele se torne útil por meio de uma mágica? Cabe aos próprios usuários fazer um bom aproveitamento dos recursos do site (veja o meu: http://siomnesegonon.tumblr.com/) que, pela simplicidade, é perfeito para o iniciante (e também pode ser para o blogueiro de nível – veja esses dois tumblrs de moda: http://whatiwore.tumblr.com/ e http://fromme-toyou.tumblr.com/).

    Sem dúvida alguma, entre o Tumblr e o WordPress.com eu prefiro o Tumblr disparado.

    Responder

  2. Como pode ser para preguiçosos se há toda uma comunidade de blogueiros que cria seus “themes” e widgets? O Tumbler é, isto sim, simples, e aí está uma de suas vantagens (não é a toda que o Blogger e o WordPress estão tentando desesperadamente seguir as inovações dele e, até mesmo, nos seus destaques diários, indicar blogs no estilo tumblr nas suas plataformas).

    Responder

  3. Oi Ferramentas Blog,

    Tenho uma dúvida:
    Quantas páginas podem ser criada pelo Tumblr?
    No Blogger, sabemos que é possível criar até 20 páginas. E parabéns pelo artigo.

    Responder

    • Wagner,
      No Blogger o limite trata-se de páginas estáticas. Sendo que postagens não há limites.
      Vou pesquisar para saber qual seria o limite de páginas estáticas no Tumblr, mas lembrando que não há limites de postagens.

      Responder

  4. Oi Marcos,
    Obrigado pela resposta, e aproveitando. Tenho uma outra dúvida sobre a linguagem do Tumblr. Em seu artigo: Layouts profissionais para tumblr premium tumblr, onde fiz um comentário se o Tumblr pode ser traduzida em Português (BR) e (PT) ou não?

    Responder

    • Wagner,
      O menu com a opção de português está sendo liberado aos poucos para os usuários. Alguns já conseguem ver e outros ainda não. É esperar para receber a mudança.

      Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.