Como instalar ou atualizar uma nova versão do WordPress.org

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Quem criou um blog com domínio e hospedagem próprios no WordPress.org teve que proceder com a instalação do sistema em seu servidor. Mas depois de algum tempo a equipe de desenvolvedores da WordPress acaba por criar atualizações e novas versões (até muito importantes para corrigir erros). Assim você precisa reinstalar o sistema ou atualizar o que já está funcionando sem perder nada do que já fez. Veja como proceder.

Claro que para ter um blog no WordPress.org é preciso ter hospedagem e domínio próprios. Se quer aprender a criar um blog no WordPress, então veja o seguinte tutorial que tem todos os primeiros passos:

Depois de já estar com o WordPress para manter seus blogs, eventualmente surgirão atualizações e novas versões do sistema. É bom manter sempre o mais recente instalado por questão de segurança e para garantir que seu blog tem acesso aos mais novos recursos.

Para atualizar a versão do WordPress há duas maneiras: a mais simples e rápida, pelo painel padrão onde você administra seu blog; ou pode fazer isso manualmente, que é mais arriscado. Vou ensinar a mais simples e segura.

Atualizando o WordPress.org pelo painel

Quando surgem novas versão do WordPress disponíveis para instalar, quando você entra no painel de controle do seu blog, isso aparecerá no todo da janela com uma aviso semelhante ao da imagem abaixo:

aviso-atualizar-wordpress

Mas você também pode verificar se há atualizações ou outras versões disponíveis clicando no menu “Ferramentas” ~> “Atualizar” (se você usa uma versão anterior ao WP 2.9). Caso já esteja usando a versão WP 3.0, clique no menu “Painel” ~> “Atualizações” (Updates).

De toda forma você será redirecionado para uma página com as opções de atualização disponíveis, inclusive, se já existir, com a opção de português do Brasil (PT-BR).

pagina-atualizar-wordpress

AVISO IMPORTANTE:

Qualquer mudança mais radical em seu blog exige um backup. Não atualize seu blog ou mexa nos códigos, por mais certeza que tenha, sem antes ter uma cópia de tudo. No caso, para o WordPress.org, é importante uma cópia completa do seu banco de dados. Veja como fazer:

Seguro, agora você pode prosseguir clicando para “Atualizar automaticamente” a versão do seu WordPress, segundo o idioma desejado. Tudo é bem rápido e simples e, se tudo der certo, aparecerá uma página confirmando o processo.

Outros posts para WordPress:

.

4 Comentários

  1. Nossa isso sim que é eficiência, atualizaram ontem e já esta ensinado aqui hoje o/.
    Podia apenas aproveitar e ensinar e atualizar na mão mesmo, que acho que as vezes é até mais seguro via ftp do que deixar o WordPress fazer sozinho.

    Responder

  2. Tive problemas de Login após atualização automática! Não recomendo!! Como disse muito bem o Cláudio Sanches:

    "Podia apenas aproveitar e ensinar e atualizar na mão mesmo, que acho que as vezes é até mais seguro via ftp do que deixar o WordPress fazer sozinho."

    Responder

  3. Engraçado, o problema de login desapareceu(?) após algum tempo… Quando o Suporte do host chegou ao blog, o problema já tinha desaparecido.

    Deve ser algum Bug temporário ou algo parecido do WordPress.

    De qualquer forma, como frisou o Marcos Lemos: Backup antes de atualizar a versão.

    Responder

  4. Pingback: Conheça as principais novidades da versão 3.4 do Wordpress | [ Ferramentas Blog ]

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.