Como não permitir Comentários em artigos específicos do Blog

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Os comentários são o melhor lugar para interação com o seu blog no Blog. Melhor que nas redes sociais ou fóruns, pois fica evidente em sua página a participação das pessoas, destaca a qualidade do conteúdo que está publicado. Mas podem existir situações em que simplesmente não é necessário exibir o formulário de comentários, como em páginas estáticas ou certos posts meramente ilustrativos ou muito antigos do Blog. Veja como fechar os comentários apenas em artigos e páginas específicos do seu Blog (Blogger ou WordPress).

Pense em determinados conteúdos do seu blog que já perderam o sentido e nem vale a pena atualizar, até mesmo certas páginas estáticas ou conteúdos informativos/ilustrativos que não precisam receber comentários.

Tanto no Blogger quanto no WordPress é possível bloquear e retirar o formulários de comentários só do conteúdo que você desejar. Vou mostrar aqui como mudar essa configuração bem simples, quem nem precisa de códigos e de nenhum conhecimento técnico, mas passa desapercebido da maioria dos blogueiros.

No Blogger

Ao abrir o editor de postagens ou mesmo o editor de páginas (estáticas) no painel do Blogger, você poderá notar o menu “Opções”. Clicando nele, é possível marcar ou desmarcar a permissão de comentários naquele conteúdo específico. Veja a imagem ilustrativa abaixo.

Permitir ou Bloquear comentários no Blogger

Isso retirará o formulário de comentários apenas naquele conteúdo. Para todo o restante do blog, os comentários continuarão ativos.

No WordPress

Tanto para o WordPress.ORG quanto para WordPress.COM, o editor de Posts (Adicionar Novo) e o de Páginas estáticas também permite que você marque quais conteúdos terão ou não o formulário de comentários aberto ao público visitante. Trata-se do menu/bloco “Discussão” que normalmente aparece abaixo do editor de textos. Observe a imagem de exemplo:

Permitir ou Bloquear comentários no WordPress

Se esse bloco de opções não aparecer, veja no topo da página do editor a opção “Opções de Tela” e selecione “Discussão” para que isso seja incorporado.

Comentários Bloqueados

Depois de escolhida a configuração desejada para o artigo ou página, basta publicar normalmente o conteúdo. Como já disse antes, isso não afetará os outros conteúdos do seu blog.

Você ainda pode ir até os artigos e páginas já publicados e mudar essa opção quando desejar. O que vale aqui é o bom senso e a sua necessidade.

.

16 Comentários

  1. Para falar a verdade eu sempre quis saber como poderia fazer isso e até pensei em procurar por um plugin quando precisasse fechar o campo de comentários em algum artigo.
    Agora vejo que realmente é muito fácil, porém eu não havia percebido ainda no WordPress, só mesmo no Blogger.

    Responder

  2. POxa tão simples e sempre passou desapercebido por mim as vezes não queremos comentários em certos artigos no meu caso o blogger excelente dica como sempre o ferramentasblog ajudando me diz uma coisa quero mudar meu site do blogger para wordpress você teria algum artigo nesse sentido?

    Responder

  3. Dica útil mas deve ser usada poucas vezes. Normalmente mesmo que uma pessoa não tenha costume de comentar ela quer saber uma forma de participar embora não participe, rs. Abraço Marcos, Rafael Silva(Futebol Extensivo).

    Responder

  4. Ótima dica Marcos!

    Para quem usa o Disqus, também existe a opção de fechar a área de comentários em determinados posts.

    Simplesmente entre no artigo que tu quer fechar os comentários, clicar em opções (cog icon) no formulário do Disqus e “Fechar Discussão”.

    Responder

  5. Marcos você parece que adivinha o que estamos pensando…

    Hoje mesmo eu tava me perguntando com ia fazer para remover o campo de comentários de algumas das páginas do meu blog quando, como de costume, abri seu site no meu navegador para ver as novidades e eis que surge a resposta para o meu problema…

    Graças a você pude organizar um pouco mais o meu blog. Suas dicas e sugestões já me ajudaram e ajudam muito até hoje. Depois que eu conheci o Ferramentas Blog minha vida de blogueiro melhorou bastante e por isso que eu só tenho a dizer, mais uma vez:

    Obrigado Marcos Lemos por me ajudar mais uma vez!

    Responder

  6. Oi Marcos,
    No meu blog WordPress não aparece a opção para ocultar a opção e nem na página do autor encontrei sobre “Opção de tela”. Não poderia colocar essa opção de tela com exemplo em imagem no artigo?

    Abraços.

    Responder

  7. Marcos

    Eu já tive problemas com comentários. As vezes o pessoal querendo colocar link de produtos etc.

    Já cheguei a fechar os comentários de um blog que tenho.

    Depois de um tempo, eu reavaliei, coloquei moderação para cada comentário. Da mais trabalho, mas é muito melhor para controlar.

    Responder

  8. Ótima pela dica, tão simples, mas que me ajudou. Um post com dois anos mas ainda atualizado.
    Muito obrigada, aqui de Portugal.
    Ana

    Responder

    • João,

      Nesse caso você terá que procurar no código onde está essa função. Sem conhecer o seu layout não tenho como ajudar. Tente o suporte com o desenvolvedor.

      Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.