Problemas do novo recurso “Mencionar pessoas” do Blogger

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+

A equipe do Blogger disponibilizou um novo recurso que integra o Google+ ainda mais ao Blogger, permitindo citar nomes e perfis de usuários da rede social, incluindo links automáticos, dentro dos artigos. Ou seja, se você quer citar um perfil ou página do Google+ num Post, basta digitar o nome que o Blogger se encarrega de completar e adicionar o link. Mas isso tem alguns problemas…

Fazer download do e-book Como Ganhar Dinheiro com Blog

Esta novidade do Blogger pareceu muito interessante e mostra o empenho dos desenvolvedores de serviços da Google em promover ainda mais a sua rede social. O Blogger já está cheio de funções integradas ao Google+, desde gadgets até o “Sobre” do autor do Blog.

Mencionar pessoas do Google+ no Blogger

Agora é possível, de forma bem simples, adicionar um link direto para o perfil de qualquer pessoa de seus círculos ou Páginas que você segue no Google+ diretamente dentro de um artigo do Blogger. Basta começar a escrever um nome e tudo é feito, como ilustrado na imagem abaixo:

Citar pessoa do Google+ no Blogger

Até aí, tudo bem e é interessante para quem quer buscar mais interação com seus amigos e seguidores. Pode até ser um indicativo de que o Blogger esteja prestes a fazer mais mudanças substanciais, quem sabe com um formulário de comentários integrado ao Google+ tipo o do Facebook.

Os problemas da novidade

Imaginei que esse recurso seria mais completo quando fiz os testes e publiquei o primeiro post com citação de nomes. Testei com o perfil de alguns amigos, meu próprio perfil e a página do [ Ferramentas Blog ] no Google+ para ver o que aconteceria.

Quando clicamos no botão “Publicar” do novo post, abre-se uma janela de compartilhamento do Google+ nos sugerindo já enviar o link para a divulgação na rede social, incluindo os nomes e perfis citados para serem notificados.

Só que, se você não “Compartilhar” ou retirar as menções das pessoas nesta janela, elas nunca ficarão sabendo que foram citadas num artigo do seu Blog. Desse modo, podemos divulgar informações do perfil de alguém, indicar o link direto e expor qualquer pessoa sem que ela seja notificada.

Fica pior:

Não tem como retirar automaticamente uma citação. Caso você não queira que o link de seu perfil apareça num artigo alheio, você não pode “desmarcar” o que já está publicado.

Diferente de uma marcação (tag) numa foto no Facebook, onde é possível excluir marcações indesejadas, nessa nova função do Blogger, você não pode fazer isso.

Não ligo em ser citado, mas quero ser notificado, mesmo que o autor não envie o link para compartilhamento. Claro que se isso fosse feito manualmente, também não seríamos avisados, mas já que o Blogger e o Google+ criaram a função, poderiam ter pensado em detalhes simples como esses.

No mais, a função está aí. Use com moderação e sempre avise as pessoas para evitar problemas. Pode ser um pouco de exagero da minha parte, mas não custa nada ter certos cuidados.

Mais detalhes do novo recurso, acesse: Referências do Blogger.

7 Comentários

  1. Olá Marcos,
    eu acredito que este problema sempre existiu, mesmo com outras redes sociais.
    Por exemplo, eu poderei criar um artigo com o seu nome, até com a sua fotografia e com o link da sua página do Facebook e você nunca saberá disso porque não vai ser notificado. Aqui com o Blogger/G+ acontece o mesmo se você decidir não compartilhar.
    A minha recomendação para quem quer ter este tipo de informações é definir o Google Alerts com o seu nome nos filtros.
    Com isto, se alguém falar de si na Internet, você ficará a saber.

    Um abraço.
    Roberto Cortez

    Responder

    • Roberto,

      tratei desse mesmo ponto que você diz, diretamente no post. Disse que, se o Blogger/Google+ criou um recurso automático, era plausível de esperarmos que a notificação também fosse. Entende a diferença?

      Claro que, se a citação for manual, nunca seríamos notificados mesmo. Mas aqui se trata de um recurso nativo. Entendeu o ponto?

      Responder

      • Sim Marcos, perfeitamente. Mas tal como você disse, este recurso parecia mais completo do que é. E o facto de não lhe ser possível remover uma marcação é um ponto bem negativo.
        Mas lá está, voltamos ao ponto de partida, porque no tal exemplo de uma referência feita de forma manual, você também não poderia remover. É um recurso novo e interactivo mas com alguns pontos a serem melhorados se quer de facto ser diferente daquilo que já podíamos fazer manualmente.

        Responder

    • O problema é não poder retirar uma citação se a pessoa não quiser ser citada e o fato de não ser enviado um aviso automático de que foi citado(a), independente do compartilhamento ou não.

      Entendo a lógica do sistema, mas ele falha se a parte que publica não compartilhar e não avisar que citou alguém.

      Responder

  2. Eu entendo que deveria, sim, haver uma notificação. É uma questão de respeito à privacidade e à liberdade. Não posso impedir alguém de falar de mim, elogiando ou não, mas tenho o direito absoluto de ter conhecimento que isto está ocorrendo.

    Responder

  3. Esperava uma coisa bem mais supérflua, mas que bom que cliquei e me identifique com a causa. Devo dizer que sou a favor dessa frase sua ‘Não ligo em ser citado, mas quero ser notificado, mesmo que o autor não envie o link para compartilhamento’ mas também devo dizer que antes do recurso aparecer eu já podia fazer menções a você e quem eu encontrasse com perfil em qualquer rede social tendo o link do perfil e quantas vezes será que eu ou você e os leitores já foram mencionados por pessoas estranhas em blogs(e não estamos sabendo)? O ‘legal’ é que mencionar o blog é certamente mais fácil pra encontrar quem mencionou pelas estatísticas e análises, mas e um perfil? Qual análise pode ser feita com um perfil que não é um blog? rsrsr achei válida a ideia do artigo por conta desse pensamento.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.