Se não tem idéias, é melhor não publicar nada no Blog

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+

Trabalho todos os dias aqui no [ Ferramentas Blog ] para publicar ao menos um novo post por dia. Nesse ritmo já publiquei mais de 1000 artigos. A parte mais difícil é que faço isso praticamente sozinho. Só recentemente o Claudio Sanches entrou para o Blog e passou a publicar. A maioria dos blogs é mantido por uma única pessoa e isso dificulta muito manter um ritmo constante de atualizações.

Quer ser um(a) Blogueiro(a) de Elite? Acesse AGORA: http://blogueiro.pro

Se você não tem uma equipe para ajudar com as idéias de novos conteúdos para o seu blog, publicar todos os dias ou com uma periodicidade grande, pode ser uma tarefa ingrata e bem difícil. Fica mais complicado se temos que dividir nosso tempo de blogueiro com outras atividades rotineiras.

Eu mesmo sou professor, trabalhando todas as manhãs em 2 escolas. Além disso faço faculdade à noite, deixando apenas a parte da tarde livre para cuidar de meus projetos. Como meu blog virou minha atividade profissional também, acaba exigindo muitas horas. Sobrecarregado, não tenho boas idéias todos os dias e nem consigo criar todo o tempo para publicar algo novo.

A solução pode ser simples: se não tem idéias, não publique. As vezes é melhor não dizer nada, parar por algumas horas, fugir da rotina e deixar para depois.

Outra solução que recorro sempre é aproveitar os dias mais inspiradores e escrever o máximo que puder. Assim acumulo posts, idéias e rascunhos para os dias que não tenho o que escrever. Guardar idéias para dias sem idéias. Até já tratei sobre isso aqui, ensinando um esquema para você acumular conteúdo a longo prazo.

Quer ser um(a) Blogueiro(a) de Elite? Acesse AGORA: http://blogueiro.pro

28 Comentários

  1. Exato, mas acho uma boa usar imagens nos dias que a inspiração estiver em stand by.

    É um maneira de atualizar o blog, sem muitas palavras. Mas vale lembrar que essas imagens devem ser do mesmo nicho do seu blog. Assim você mantém a frequencia no seu blog.

    Abraço

    Responder

  2. Ótimo texto. Pra mim infelizmente não dá para salvar posts, BLOG de esportes é difícil. Parabéns pelo FB, nem parece que você trabalha de tão bom que são seus posts, de excelente qualidade.

    Responder

  3. Com certeza. Eu mesmo quando não tenho nenhuma ideia não pulblico e quando tenho uma e sei que não terei tempo para escrever esse post nos próximos dias eu agendo ele para esses dias.

    Responder

  4. Programar posts é uma ótima ideia, e também serve para período de férias e viagens, uso essa alternativa.
    E concordo que se não tem nada a dizer, melhor não publicar, mas também pode-se como o colega disse no comentário: usar imagens ou citações que traduzem seu pensamento para aquele dia, lembrando do foco do blog.

    Um abraço!

    Responder

  5. Também tenho esse problema, principalmente pela falta de tempo. Acho que é melhor mesmo não escrever e nos dias com mais inspiração, programar para outros dias.

    Responder

  6. Marcos na verdade o post indica-nos a tua, momentânea, falta de ideias para publicar,porém num pequeno gesto de humildade publicas este realista pensamento.

    Cá por Portugal as coisas não andam fáceis para TODOS nós,(económica e politicamente), por essa razão ando um pouco deprimido o que implica na minha falta de inspiração para publicar.O meu último artigo foi postado em 28 do último mês, ideias não me faltam, mas organizá-las é o meu actual dilema.

    Nesta fase em que Estamos a passar, foi bom ler um post diferente do politicamente correto do blog em questão. Para mim foi um fresco pensar de que afinal não sou só eu a ter este tipo de “falha”.

    Obrigado Marcos
    Asantix

    Responder

  7. Costumo fazer a mesma coisa Marcos pois quando temos muitas coisas para fazer ao mesmo tempo fica difícil mantermos um ritmo e é melhor nem falar nada mesmo pois a qualidade da informação é melhor do que dizer qualquer coisa apenas para manter blog atualizado..

    Responder

  8. Quando li a dica do acumular conteúdo do ferramentas blog, resolvi colocar em prática. Fiz vários rascunhos com as idéias que iam surgindo ao longo dos dias.
    Aproveitei este final de semana para fazer vários posts dos rascunhos acumulados , pois no meu caso as postagens não depende só das idéias para o post, depende também de outros fatores.
    Como meu blog é de vendas e passo a passo de caixas decoradas é preciso, criar, projetar(desenho)e executar as caixas, tirar as fotos,fazer o vídeo e escrever o post. É complicado,mas como estou de férias estou conseguindo fazer em média três posts por semana; além de bordar toalhas para lavabo e postar juntamente com as minhas poesias.
    O Ferramentas blog, realmente, é 10.

    Responder

  9. Concordo em parte do que aqui foi escrito. Mas mesmo assim eu tento sempre escrever qualquer coisa, nem que seja a minha opinião pessoal sobre determinado assunto, ferramenta, estratégia etc! O conteúdo é rei! E podemos aproveitar estes posts com a nossa opinião, para link building interno!

    Cumprimnetos.

    Responder

  10. Cara isso que vou dizer é tema para um outro post seu Marcos. Minha dificuldade em programar é a seguinte: Você acaba de publicar o post do dia. Daí vem uma grande ideia e você faz um post incrível, fica tão empolgado que não se controla e publica também. Daí vem o outro dia e você não tem nenhuma ideia. Hehehe. O que fazer para se segurar e não publicar o artigo programado? Deixo essa questão para o Marcos e para os leitores debaterem. Abraço a todos!!!

    Responder

    • Olá Guilherme! Não deixe de publicar o artigo, mas programe ele para entrar no blog, só depois da meia noite; assim, você terá a satisfação de ter publicado o artigo e, além disso, o blog vai ter o artigo do dia seguinte!

      Forte abraço.

      Responder

  11. Olha, a dica é a aquela velha conhecida: leia, leia, leia.

    Outro dia eu vi um blogueiro se vangloriando de ter publicado 200 posts em um mês! Uma capacidade absurda de produção original, não acha?
    Nem Charles Bukowski conseguia ser tão prolífico assim.

    Originalidade absoluta? Também não precisa ser assim, desde que se dê os devidos créditos.

    Abraços.

    Responder

  12. Olá Marcos Lemos

    É bom você se expressar da maneira que fez neste post, assim ficamos sabendo como você administra suas atividades escolares e profissionais.

    Tenho enfrentado problemas semelhantes devido a um tratamento médico prolongado, que me desanima e até convida a parar as atividades.

    Mas logo a gente encontra motivo para continuar na luta.

    Infelizmente, percebo que muitos blogs que antes visitava com regularidade deixaram de funcionar. O pior é que os donos não explicam o motivo e nem se despedem dos leitores.

    Esperamos que você concilie as atividades e o lazer.

    Responder

  13. Eu concordo muito com isso. Acho bem mais válido não escrever nada do que escrever besteira. Prova disso são os blogs de humor que nos últimos anos cresceram em massa na blogosfera, a maioria deles repete conteúdo e postam coisas só só tem graça para eles mesmos, isso é prova da escassez de criatividade. Falta de criatividade pode acontecer com qualquer pessoa, mas sejamos honestos ao postar, é o mínimo que podemos fazer aos nosso leitores 😉

    Responder

    • O pessoal que faz esses blogs de humor não tem interesse em blogar. I interesse é ganhar uns cliques com propaganda. Nesse caso o problema não exatamente falta de criatividade, pois eles não tão nem aí pra isso.

      Responder

  14. Eu costumo escrever vários e vou programando para nunca estar desprevenida. Assim posso passar vários dias sem escrever para pesquisar, ler e buscar novas ideias.

    O problema é que tem blogs por aí que publicam qualquer coisa achando que o que conta é a quantidade.

    Responder

  15. Pô, Marcos. Já faz dois dias que estás sem idéias? Posta algo, senão seremos conduzidos para o mundo da falta de imaginação. O Ferramentas Blog também é um canal para ajuda na criação de artigos, então ajude-nos. Nós iniciantes dependemos muito dos seus conselhos, advertências e recomendações.
    Bom, espero que não esteja doente. Se estiver, sinta-se perdoado pela ausência e boa recuperação.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.