Trocar sidebar de lado

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Achar um template que te satisfaça por completo é algo improvável, especialmente em se tratando da posição da sidebar (barra lateral; menu lateral; é onde ficam os elementos de página – gadgets). As vezes achamos um modelo muito bom, com os espaços que queremos, mas apenas as posições é q não agradam muito. Para solucionar esse problema da posição do seu menu, descobri um jeito de alterar o lado.

 

Eu só testei essa mudança em templates de menu simples, com apenas uma barra lateral e o texto. Mas se vc quiser tentar em modelos mais complexos, o esquema é o mesmo… basta ter atenção e cuidado na hora de fazer as mudanças. E, claro, antes de fazer qualquer alteração no código do seu HTML, faça um backup pra reverter qualquer erro.

 

Comece localizando uma tag em seu código HTML. Para isso, entre em “Layout” e “Editar HTML”. Lembrando que toda alteração no mecanismo do blog é preciso ser feita marcando o “Expandir modelos de widgets”.

barra27 janela03Passo 1: Esta é a tag: "#main"

Troque o texto “float:left;” por “float:right;” (se a sidebar estiver no lado direito e vc quiser mudar para o esquerdo – parece q escrevi errado, mas vc entenderá que não);

ou troque “float:right;” por “float:left;” (se a sidebar estiver na esquerda para passar para a direita).

 

Passo 2: Agora, encontre a tag "#sidebar" (esse é o lugar que troca o sidebar de lado)

Será preciso mudar tb “float:right;” para “float:left;” (aqui sim é q muda a barra da direita para a esquerda);

ou, se for o caso oposto, terá de trocar “float:left;” para “float:right;” (da esquerda para a direita).

 

É preciso atenção!

.

26 Comentários

  1. Parabéns pelo seu trabalho, que serve para ajudar muitas pessoas. No meu blog (www.zeduarte.blogspot.com), sem querer, eliminei uma configuração que colocava a suidebar do lado direito. Agora, ela aparece debaixo dos posts na parte central. Por favor, você pode me ajudar a colocar a sidebar de novo? Muito obrigado pela ajuda que me possa dar.

    P.S.: Em “Contatos”, não encontrei o botão “Submit” para clicar.

    Responder

  2. José Duarte,
    Seu problema ajuda a ilustrar a importância de um Backup do blog antes de fazer qualquer modificação. Vc terá q encontrar o modelo de template usado e reinstalar.

    Responder

  3. Fernando,
    a não ser que você tenha algum conhecimento de programação para criar templates, recomendo que procure um modelo de layout que tenha as funcionalidades que deseja.
    É mais fácil achar um pronto que aprender a fazer um ou modificar o que você já utiliza.

    Responder

  4. olá!
    rapaz, essa informação me foi muito útil! eu já tinha alterado SÓ o elemento na tag #sidebar e, óbvio, não havia dado certo. cheguei a pensar que nunca conseguiria mudar a posição da minha sidebar. graças a vc, consegui! muito obrigada!

    bjs

    Responder

  5. taí, queria a muito tempo mudar isto e não sabia, simples e pratico, muito legal.ta funcionando.vou pedir uma ajuda, ta dificil,minhas postagens antigas aparecem so os titulos, queria que aparecesse as postagens cmpletas na pagina e não so os titulos, acredito que foi uma modificação para os marcadores aparecerem so os titulos quando fossem visualizados e ai deu nisso, não sei como voltar ao que era, se puder ajudar.
    abraços, parabens pelo blog. vou acompanhar.
    moisesalba.blogspot.com

    Responder

  6. Moisés,
    sinto muito, mas nisso não tenho como ajudar.
    Não como é possível manter apenas os títulos nas páginas e nem como reverter isso..

    é por isso mesmo que insistimos sempre para que todos tenham backup de seus templates para evitar erros e situações difíceis como a que vc está passando agora…

    Responder

  7. vc sabe como eu posso fazer para ter uma barra tanto na direita como na esquerda??

    pois se pegar outro templa eu perco tudo postado e organizado mo meu site né??

    se não onde pego um assim e como instalo

    Responder

  8. É mais fácil vc procurar um modelo de template que seja o mais próximo do que vc quer e precisa.
    Se vc não tem familiaridade com HTML e CSS, é melhor nem tentar.

    Trocar o modelo de Layout (template), não faz perder nada do que está no seu blog. Seus artigos e textos não estão salvos no template e sim num outro tipo de arquivo, como num banco de dados do Blogger.
    Assim, vc pode mudar o que quiser!

    Responder

  9. ola, consegui resolver, eu havia pego uma dica do templatesnovoblogger para aparecer somente os titulos quando selecionado um marcador ou data de postagem e isto causou a falha, ou seja, quando clicado em postagens mais antigas aparecia somente os titulos, desfiz e voltou ao normal, para o colega que quer adicionar nova coluna é facil, facil, pesquisa o templatesnovoblogger que tem a dica e funcinou muito bem.

    Responder

  10. Oi! Eu gostei muito da dica mas tenho uma dúvida: eu tenho um template que gostaria de usar no meu blog, com três colunas.

    A de texto está na esquerda e as outras para a direita. Como eu poderia fazer para colocar a de texto para o meio?

    Obrigada pela atenção.

    Responder

  11. Emanuelle,

    se vc não tem conhecimento suficiente em HTML, não recomendo que tente fazer essa mudança. Teria que ver qual o template que vc quer mudar para saber como fazer a alteração.

    O melhor nesse caso é vc entrar em contato co quem criou o modelo e pedir para fazer a mudança pra vc!

    Responder

  12. Aconteceu comigo a mesma coisa que aconteceu com o moises.
    É que o live writer, diferente de quando você publica pelo blogger, não confere se há erros no código html. Foi só editar as postagens, sem mexer em nada, no modo html para os erros aparecerem e aí corrigir as tags erradas. Havia algumas tags sem fechamento.

    Responder

  13. Para encontrar a Tag indicada, cada template tem um modelo.

    O padrão é "#main" como indicado, mas pode aparecer como "#main-wrapper".

    Veja qual é o seu caso.

    Responder

  14. Olá Marcos!

    Aiiii que legal!!! Estou contente porque consegui mais essa graças a seu blog!

    Eu antes fiz o backup e tb fiz a alteração em meu blog de testes, mas como deu tudo certinho, então alterei em meu blog original. Nem ia fazer esta modificação na verdade, mas li em algum artigo teu acredito eu, sobre otimização de blogs, e um dos itens falava algo sobre a mudança de lado da sidebar (será que li muito errado?). E então como a dica veio de ti, achei melhor alterar.
    Deu tudo certo mesmo meu template sendo um modelo personalizado, e já alterado em muitos códigos.

    Muito obrigada mais uma vez.
    Paz e sucesso a ti,

    Beijos, Lucy

    Responder

  15. Marcos,
    gostei muito do site; dei vários upgrates no meu blog a graças a vc.
    Mas me enrolei nesse, porque o meu tem duas sidebars (eu adcionei uma a partir de um tutorial daqui msm. Elas estão do lado esquerdo e quero mudar só uma para o lado direito.
    O negócio é que não encontro de jeito nenhum as “float:left;”s =/
    Mesmo assim estou tentando aqui. rs

    Se puder ajudar… =)
    Abraço.

    Responder

  16. Pow vlw mesmo ,eu gostava muito do meu modelo mais ele era para o lado direito e eu nao queria trocar.agora mudei o lado sem presisar trocar de modelo.

    Responder

  17. Nossa, suas dicas são demais, estão me ajudando muitoooo, eu sou totalmente leiga em edição de cod html, não entendia nada, mas agora com seus post, estou fazendo altas mudanças no meu blog, fiz esta alteração de lado do menu e ficou muito legal, do jeito que eu queria. Você é demais!!! rsr Parabéns e obrigada mesmo!

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.