Como criar um e-mail exclusivo do seu Blog no Google APP

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+

Uma das coisas mais importantes para um blog é registrar um domínio próprio, um endereço exclusivo do Blog. É possível, com esse endereço, criar emails também exclusivos como seunome@NOMEdoBLOG.com.br personalizando e profissionalizando ainda mais o seu trabalho. O melhor é poder contar com a estrutura e tecnologia da Google para ter isso gratuitamente, exatamente como funciona o GMail, um GMail exclusivo do seu blog. Mas não é só e-mail, como também outros serviços da Google.

Quer ser um(a) Blogueiro(a) de Elite? Acesse AGORA: http://blogueiro.pro

Já ensinamos aqui como registrar um domínio próprio para seu blog, se você usa o Blogger: Método para configurar Domínio personalizado no Blogger. Mesmo para quem tem blog no WordPress ou em outra plataforma e tem um domínio, qualquer um pode usar um serviço gratuito da Google APPs e gerenciar um serviço de e-mail próprio.

ATUALIZAÇÃO: Não é mais gratuito (tem um teste gratuito limitado), mas é muito barato com planos anuais que começam em US$50.00 (por ano). Vale a pena por ser uma estrutura da Google.

O melhor é que está disponível não só configurar até 10 contas de e-mail personalizados, como também o Google Calendar, o Google Docs e até o Google Sites.

Tudo o que você a fazer é se cadastrar no Google APPs com o seu domínio de qualquer tipo. É mais fácil de configurar para quem é usuário do Blogger e usou direto o painel do Blogger para registrar e ativar o domínio, mas não há segredo e o procedimento é simples em todos os casos.

A primeira coisa que você verá é uma janela de boas vindas, explicando um pouco sobre o serviço e um espaço para que você já adicione a URL do endereço do seu blog que você quer usar.

Depois de digitar o endereço e clicar no botão “Primeiros passos”, você será direcionado para uma página com formulário para dados seus e do Blog.

No formulário, onde está a parte que diz “Informações da organização”, pode ser deixado em branco. Isso se aplica se seu blog fosse uma empresa.

Depois desse ponto está praticamente pronto e você terá de criar a conta principal, que é a conta do administrador de toda a estrutura. Assim você já poderá registrar o primeiro e-mail personalizado do seu blog que termina com o endereço de sua URL.

Crie um nome de usuário, uma senha e confirme os caracteres que aparecem. Role a página até o final para ver os termos de serviço e clique no botão “Aceito. Continuar a configuração”.

Agora começa o ponto um pouco mais técnico.

Seu blog agora tem um painel de controle só para os recursos do App da Google. Para acessar o painel de configurações e ver todos os recursos disponíveis, basta acessar com o endereço da seguinte forma:

https://www.google.com/a/cpanel/NOMEdoBLOG.com

Quando você terma o cadastro eles oferecem um serviço mais completo, que não é gratuito. O melhor é o gratuito que só limitará a quantidade de usuários em no máximo 10 contas. Um blog comum não precisará mais do que isso. Escolha a opção “Personalizada” para sua conta ser gratuita.

O próximo passo são as configurações de DNS e dados gerais do seu domínio para que tudo funcione perfeitamente.

Os e-mails personalizados só funcionarão depois de serem feitas as configurações necessárias e depois de confirmado. Esse procedimento de confirmação pode levar até 72 horas para acontecer. Todos os processos de configuração são guiados e fáceis de implantar.

A primeira configuração é confirmar a propriedade do seu domínio. Provar que o endereço que você deu é realmente seu. Essa etapa leva poucos minutos para confirmar e configurar. Está tudo no menu “Configuração”.

Depois de confirmada a propriedade, segundo o procedimento que o sistema solicita, você já poderá configurar os aplicativos. Essa confirmação de propriedade é mais fácil para quem registrou o domínio na GoDaddy usando o painel direto do Blogger.

Finalmente, tudo o que você tem a fazer é clicar no menu “Configure seus aplicativos” para ativar seu serviço de e-mail e outros aplicativos. Tudo é bem explicado e fácil, mas é preciso ter paciência e ler com atenção para não errar.

Quer ser um(a) Blogueiro(a) de Elite? Acesse AGORA: http://blogueiro.pro

43 Comentários

  1. Eu só estou resolvendo algumas pendengas com meu domínio na UOL para fazer isso… O melhor é depois, quando dá para configurar para a página do Gmail por um subdomínio do site, como gmail.nomedoblog.com!

    Responder

  2. É possível acessar o e-mail também pelo http://gmail.com também.

    Antigamente isso era melhor, dava para ter 50 contas de e-mail, hoje apenas 10.
    Fico feliz de ainda ter uma conta antiga nele que uso até hoje e cada e-mail com 8 gigas de espaço.
    Sem dúvida é melhor que qualquer webmail de qualquer hospedagem.

    Responder

  3. Já uso este serviço a algum tempo, sem duvidas é bem melhor que a da hospedagem própria, como Claudio Sanches falou antigamente era ainda melhor.

    O hotmail tem um serviço parecido e oferece 500 email( podendo ampliar este numero gratuitamente), só não é tão personalizável como o do Google.

    Felipe Argôlo.

    Responder

    • Esse do Hotmail (Windows Live Admin Center) é muito ruim. Pena que o Google Apps baixou de 50 para 10 contas, mas mesmo assim é de longe a melhor solução (muito melhor que qualquer Email de hospedagem paga). Com o do Google você tem todo o domínio sobre os Emails e serviços criados, já no do Hotmail você só consegue excluir os Emails e não consegue nem alterar a senha caso o usuário esqueça.
      Existe também o Zoho. Eu nunca utilizei, mas já ouvi falar muito bem.
      Abraço!

      Responder

  4. Eu utilizo o e-mail do uolhost, para quem adquiriu um domínio através dele, é muito fácil criar também.
    As dicas citadas por você, Marcos, foram importantes pois a um tempo atras tentei criar dessa forma mas não consegui…

    Responder

  5. Estou precisando mesmo colocar um email personalizado. Registrei meu domínio tem um tempo já e ainda não troquei o email. Vou ver se faço o que está neste artigo, pois, não conhecia este serviço do Google.

    Responder

  6. vale lembrar que algumas pessoas nao conseguem usar o Google Apps pois o seu dominio tem palavras bloqueadas, que podem ser palavras pornograficas, chingamentos e dominios que tenham alguma marca do google ex dicasgoogle.com, perolasdogoogle.com.br, essas ultimas nem abrindo chamado no suporte do google eles liberam, mais as outras eles ate que analisam.
    em um dos meus blogs eu criei um artigo ainda na epoca que era possivel ter 50 contas, lembro tbem que era possivel.se increver em educacao e tinha todos os beneficios do pago só que de graca, porem agora nao dá mais.
    De tanto que eu gosto do apps que mesmo eu tento emails ilimitados em minha conta de hospedagem eu preferi continuar com o apps.
    outra coisa que eu gosto é poder configurar para ele pegar todos os emails enviados para o dominio, eu tenho apenas uma conta criada , mas posso divulgar qualquer email que irei receber na minha conta ex minh conta é meunome@meudominio, as pessoas podem enviar email para qualquernome@meudominio que eu recebo.
    desculpa pelos erros é que estou escrevendo pelo celular

    Responder

      • Davidson,
        Os domínios “CO.CC” foram punidos pelo Google e são péssimos para objetivos a longo prazo. Domínios gratuitos sempre são problema. O melhor é registrar um domínio pago. É barato e economizar com isso acaba sendo burrice mesmo (desculpa a expressão): é uma economia porca.

        Responder

        • Sim, concerteza, só o mencionei pelo fato de ser possível criar um endereço de e-mail personalizado com o mesmo; também possuía um domínio CO.CC para o meu site, mas logo comprei um domínio de “verdade” que é bem melhor do que o outro.

          Responder

  7. Marco eu uso o Windows live Admin Center que é a versao para usar o Hotmail , prefiri ele pois ja automaticamente utilizar o Msn Menssenger nele , depois de configurado o vom do Google App que depois que voce parte para a versao paga, vc pode modificar a logo do google e colocar a sua logo.

    Mas ambos sao serviços para fugir da exploração da uol,por cobrar dos usuarios 9,90 por mes para ter emails.

    Responder

  8. Gostei da Postagem já utilizo este serviço e confesso que quebrei a cabeça pra configurar, também utilizo do do Windows Live que possibilita a criação de mais contas, porém o painel de administração aparece de forma estranha como tivesse algum “Bug” de Fato o Gmail é melhor opção, pois acho ruim d+ estes emails padrões das hospedagens .

    Responder

  9. Fiz o e-mail certinho só que não recebo e-mail nenhum. Já confirmei meu domínio e tudo só que ele recebeu os primeiros 3 e-mails do google e depois não recebeu mais nada, como e-mails do meu formulário do blog ou e-mails enviados por mim mesmo de outra conta.

    E agora?

    Responder

    • João,
      Verifique no painel de controle se todas as configurações foram feitas e se já está marcado como aprovado e certo o redirecionamento do DNS. Também verifique se você incluiu o DNS do email corretamente no painel de onde está registrado seu domínio.
      Depois disso, todo esse procedimento leva 72 horas para aprovar e começar a funcionar.

      Responder

    • Uma forma simples de configurar também, é enviando um arquivo que o Google gera para o host do seu site e abrí-lo, e pronto, ja vai funcionar certinho, no meu domínio .info que comprei esses dias só fiz isso e funcionou, nem precisei de configurar DNS e talz.

      Responder

  10. Cara, já tentei mundo e fundos e meu e-mail não funciona. Ele está criado, acesso ele com minha senha e tudo, mas só chegaram os três e-mails da Google. Quando tento enviar de outra conta aparece a seguinte mensagem:

    Delivery to the following recipient failed permanently:

    Technical details of permanent failure:
    Google tried to deliver your message, but it was rejected by the recipient domain. We recommend contacting the other email provider for further information about the cause of this error. The error that the other server returned was: 550 550 #5.1.0 Address rejected (state 14).

    To pensando em deletar minha conta de e-mail e fazer tudo de novo, será que tem algum problema?

    Responder

    • Daniel,
      Se a configuração do DNS foi feita corretamente, então é preciso esperar o prazo de 72 horas para tudo ser ativado. Só depois disso é que o email funcionará.

      Responder

      • Cara, a coisa ta feia aqui. Nem excluir minha conta do google apps eu consigo, pois comprei meu domínio no GoDaddy e o google não permite a exclusão quando a conta é aberta com domínio registrado em sites parceiros. Nunca mexi nas configurações de DNS, apenas segui os passos que iam aparecendo nas janelas, não sei onde errei. Consigo enviar e-mails da conta do blog, mas não recebo nenhum, nem de outras contas e nem do formulário do blog. Como faço pra configurar corretamente meu DNS agora que já criei a conta no apps?
        Obrigado.

        Responder

  11. acho que a opção gratuita não pode mais, alguém me confirma isso? só acho no google a opção trial 30 dias, após 30 dias a conta é travada totalmente e todos os recursos?

    Responder

      • Espera… Allan,

        É.. tem algo diferente… o link para registrar uma conta gratuita no Google App sumiu e agora só tem a de “testar”… vou ver se descubro algo mais.
        Mesmo assim, quem já usava o serviço não parece ter sido afetado. Ou seja, quem tem uma conta gratuita, continuará com ela gratuita…

        Responder

        • Já descobri o que aconteceu.

          A Google mudou a página de cadastro para usuário individual de lugar. Já refiz o link do artigo. continua gratuita como antes. Foi só um susto… rs!

          Responder

  12. Oi Marcos, registrei meu domínio pelo WordPress.com e não sei como confirmar a propriedade do domínio… Você pode me ajudar, por favor? Obrigada

    Responder

  13. Pingback: Google Apps é a melhor solução de Email personalizado

  14. Pingback: Como criar E-mail personalizado grátis no Windows Live

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.