NOVIDADE no Google altera exibição dos resultados de busca

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+

A Google está alterando a forma de apresentar os resultados de buscas, melhorando a experiência do usuário na hora de encontrar uma informação e tomar a decisão de clicar num link. Essa mudança adiciona mais informações além daquelas duas linhas de descrição.

Quer ser um(a) Blogueiro(a) de Elite? Acesse AGORA: http://blogueiro.pro

Leia também: 5 dicas para aparecer bem posicionado no Google

As descrições no Google estão maiores!

Já estamos acostumados ao padrão de exibição dos resultados orgânicos de buscas no Google, sempre mostrando o título da página, um link e duas linhas de descrição com no máximo 160 caracteres. Mas parece que esse formato começa a mudar e já está disponível para todos quando fazemos novas buscas.

Agora podemos ver uma descrição maior e mais completa dos links, apresentando em média mais de 230 caracteres, ultrapassando as 3 linhas de informações. Em alguns testes que fiz cheguei a contar até 322 caracteres.

Nova apresentação das descrições de links no Google

Isso significa que temos praticamente o conteúdo de um parágrafo inteiro para descrever os artigos de nossos blogs ou resumir um vídeo, entregando para o público algo mais completo e satisfatório.

Leia isso: Por que Técnica de SEO não funciona no seu Blog?

Resumir uma informação é uma tarefa bem complicada e ter pouco espaço para isso limita nossa capacidade de entregar o que realmente queremos. A Google sempre pensa na usabilidade de seus serviços e essa mudança vem em boa hora.

Ainda não há uma posição oficial e nem mesmo um padrão claro sobre como serão exibidos os novos formatos de descrição. Parece que estão fazendo testes antes de determinar qual serão o formato final, onde pode ser possível até alterarem a quantidade de caracteres dos títulos dos links.

Portanto, é interessante não fazer alterações nas descrições que já colocamos em nossos artigos, respeitando o limite de 160 caracteres, pensando inclusive no Bing que segue esse padrão.

Inclusive, um funcionário da Google confirmou a mudanças e reforçou que NÃO devemos fazer mudanças precipitadas agora na forma de criar as descrições (snippets) dos conteúdos e artigos.

É bem provável que este novo formato de exibição seja mais flexível e varie de acordo com o tipo de busca, conteúdo e necessidade de exibir mais detalhes sobre o link. Além de dar mais capacidade ao sistema do Google de criar vários tipos de padrões de resultados conforme o indivíduo que faz a busca.

Outro ponto que não pode ser descartado é que isso também amplia as possibilidades de uso dos Links Patrocinados, principal fonte de monetização do buscador.

Quer ser um(a) Blogueiro(a) de Elite? Acesse AGORA: http://blogueiro.pro

3 Comentários

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.