Como criar um Mapa do Site no WordPress

Antes de começarmos vamos entender melhor o que é um mapa do site. Bom, o termo “mapa do site” é utilizado para designar uma listagem completa de todos os artigos de um determinado blog, além de exibir para o leitor todas as postagem de forma organizada, o mapa do site também é um grande aliado quando se trata em SEO, já que os motores de busca (Google, Bing, etc…) poderão tomar de princípio uma base para a indexação dos conteúdos presentes naquela página.

Quer ser um(a) Blogueiro(a) de Elite? Acesse AGORA: http://blogueiro.pro

Sem mais delongas vamos ao que interessa: como criar um mapa do site no wordpress.

[note color=”#F2F2F2″]01 – De princípio para criarmos um mapa do site no wordpress vamos utilizar o plugin Sitemap Generator.

02 – Na página do plugin escolha a versão do seu WordPress (se utiliza o 2.8 ou superior clique em “Latest Release“) e faça o download.

03 – Em seguida descompacte o arquivo ZIP e faça o upload da pasta  através do caminho /wp-content/plugins/ – leia mais em: Como configurar o FileZilla FTP -.

04 – No painel do wordpress clique em “Plugins” e ative o plugin “Dagon Design Sitemap“.

Pronto, agora vamos criar a página para exibir o mapa do site. Para isso recomendo a criação de uma página estática, portanto ainda no painel do seu wordpress vá em: “Páginas -> Adicionar Nova“.

Dê um título a página e mude a exibição para “HTML”, feito isso cole o seguinte código no editor de texto: <!– ddsitemapgen –>

Visualize e publique normalmente a página.[/note]

Gostou? Deixe sua opinião ou dúvida nos comentários abaixo.

Até a próxima!

6 Comentários

  1. Oi, tudo bem?
    Já acompanho o FB há muito tempo e meu site só está como está graças as suas dicas.
    Não sei o que está acontecendo, mas meu site não exibe o SITEMAP. Fiz exatamente como descrito no tutorial, mas a página fica em branco.
    O Plugin está ativado, configurado, coloquei o código na página em modo HTML, porém sem sucesso.

    Poderia me ajudar?

    Obrigado!

    Responder

  2. Oi Leonardo. Desculpe ter postado o comentário antes de pesquisar mais.
    Consegui encontrar o problema, apenas atualizei o código para . Este eu encontrei no próprio site do plugin.
    Obrigado pelo maravilhoso tutorial.

    Responder

  3. Excelente. Uma outra opção também é usar o XML- Sitemap Generator, encontrado ao pesquisar “sitemap” nos plugins do wordpress. Dispensa download e é muito fácil de configurar. Basta alguns cliques.

    Responder

  4. Olá. Gostaria de saber se posso criar um mapa do site manualmente, adicionando um a um os novos links de postagens criadas. Não tenho gostado do visual do mapa do site gerado por plugins.
    Gostaria de saber também se preciso adicionar ao menu essa página criada por mim para que a Google acesse mais facilmente todo o meu site. É que já tenho uma lista de categorias na página principal para que o internauta se localize e encontre o que deseja. Acho redundante uma página Mapa do Site no Menu para o internauta, a não ser que a Google exija que a página Mapa do Site esteja acessível para qualquer um para que os mecanismos de busca atuem mais eficazmente.

    Se puder me ajudar, ficaria muito grata! Não encontrei em lugar algum algo que me esclarecesse sobre a divulgação (deixar à mostra) ou não do Mapa do Site.

    Seu site é muito bom.
    Obrigada.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.