Como criar e usar Sitemap no Blog

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+

O Sitemap é o índice completo do seu Blog, mostrando aos mecanismos de Busca, como o Google, o que podem encontrar e rastrear dentro de suas páginas. Ter um Sitemap e usá-lo no Search Console da Google é algo indispensável para garantir a indexação de todos os artigos do Blog.

Quer ser um(a) Blogueiro(a) de Elite? Acesse AGORA: http://blogueiro.pro

Todo blogueiro quer aparecer bem posicionado no Google para garantir isso você precisa ter certeza de que eles sabem que seu Blog existe e como devem catalogar o conteúdo publicado. Os links são o caminho certo para este processo. Basicamente um Sitemap é a lista de todos os links que levam a algum conteúdo do seu Blog.

Mas precisamos bem mais do que isso, então dá uma olhada nestas: 5 dicas para aparecer bem posicionado no Google.

Esta é uma das primeiras coisa que você tem que fazer ao criar um Blog.

Como criar um Sitemap para o Blog

Criar um Sitemap parar seu Blog é o primeiro passo das técnicas de SEO, garantindo que seu Blog seja rastreável e oferecendo ao Google uma forma de analisar seu Blog por completo. Cada link de seu Blog é um caminho para os artigos e você precisa mostrar pros buscadores quais são esses links.

Para entender melhor: O que significa SEO e para que serve?

Se você tem um Blog no Blogger, pode ler este outro artigo aqui para entender melhor o Sitemap padrão BlogSpot: Blogger agora tem Sitemap XML oficial.

Mas não há dificuldade. Basta pegar o endereço do seu Blog e adicionar ao final dele /sitemap.xml que esta é a URL do Sitemap de qualquer blog no Blogger da Google.

Já quem tem Blog no WordPress, recomendo que instale o plugin Yoast SEO, que é gratuito e gera um sitemap para seu Blog de forma automática.

Como adicionar Sitemap no Search Console da Google

O próximo passo é criar uma conta no serviço Search Console da Google – https://www.google.com/webmasters/tools/

Esta é uma ferramenta gratuita e fundamental para você mostrar ao Google que seu Blog existe e quais conteúdos devem ser analisados e indexados. Com o Search Console você é capaz de saber de que forma o Google vê seu Blog, se existem erros de rastreamento e estruturais.

Desse modo você garante que seu Blog aparecerá minimamente no índice do Google.

Quer ser um(a) Blogueiro(a) de Elite? Acesse AGORA: http://blogueiro.pro

2 Comentários

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.