Configurando o Formulário de Comentários do seu blog

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Muitas pessoas têm dificuldades em configurar o formulário de comentários do blog especialmente no que trata sobre a forma como as pessoas podem ou não comentar e onde este formulário deve aparecer para facilitar a vida de seus leitores. A pergunta mais comum é “como evitar comentários anônimos” e como moderar tais comentários recebidos e ser notificado. Mas existem muitas outras coisas a se configurar.

 

Há um menu no Painel do Blogger só para tratar de configurações de Comentários e é disso que vamos tratar agora, entendendo o que se pode e deve fazer.

Temos uma série de artigos denominados “TUb – Tutorial de Utilização do Blogger”, onde ensinamos os princípios básicos e intermediários para se fazer bom uso da plataforma onde está hospedado seu blog. Por isso, para complementar a leitura deste artigo, recomendamos que se leia também este tutorial.

 

Configurando Comentários.

Entre em “Configurações” e clique na aba “Comentários”.

 

comentarios-blogger

 

A primeira coisa que se pode fazer é determinar se os comentários que os artigos de seu blog vão receber, ficarão ou não visíveis para os visitantes. Isso não exclui os comentários, nem impede que as pessoas comentem em seu blog, mas os deixa ocultos. Não recomendo isso. É bom que as pessoas possam deixar comentários e todos possam ler, pois é uma forma de interação de seus leitores e estes podem ver a opinião de todos e comentar sobre elas, além de sobre o artigo em questão.

 

Evitar comentários Anônimos.

Se vai deixar os comentários visíveis, como é recomendado, então diga quem e como se pode comentar em seu blog. A identificação de seus leitores é importante para que você saiba a quem responder e se evite constrangimentos ou pessoas maliciosas ou mesmo “spans” inconvenientes. Para isso recomendamos que deixe marcada a segunda opção de onde está indicado “Quem pode comentar?”, conforme a figura abaixo:

 

comentario-permitido

Deixe marcada a segunda opção “Usuários registrados”.

Por “usuário registrado” entende-se que a pessoa precisa ter algum tipo de conta em algum serviço, seja do Google ou de outra plataforma, mesmo que não tenha um blog, o que obriga o visitante a colocar algum nome de identificação e que pode redirecionar para algum perfil ou URL de página.

 

Postagem abaixo incorporada.

É fundamental que o formulário de comentários esteja visível e fácil de acessar por seus visitantes para que isso estimule novos comentários em seus artigos. Já ensinamos a fazer isso e é importante que tenha aplicado em seu blog o formulário logo abaixo dos artigos.

 

formulario-contato-incorporado

 

Mas não basta marcar essa opção. Alguns modelos de templates mais antigos será preciso adicionar umas linhas HTML no código-fonte para que funcione perfeitamente. Para saber se você vai precisar disso, basta marcar a opção indicada acima, salvar e ver se o formulário aparece no final dos artigos. Caso não aparecer, leia este tutorial:

  • Formulário de comentários na página da postagem

 

Mensagem do Formulário.

Outra coisa muito importante é deixar um pequeno texto, seja com instruções de preenchimento, seja com um estímulo ao comentário, para seus leitores. essa mensagem é personalizável e aparece logo acima da caixa de mensagens onde a pessoa digita o comentário. Assim, role a página de configurações de comentários até achar:

 

mensagem-contato

 

Aqui se pode até incluir linha HTML para editar e links para que redirecione as pessoas para outros lugares indicados.

 

Moderar Comentários.

Antes de um comentário ser publicado em seu blog, você pode moderar e aprovar ou reprovar o que recebe. Isso é muito útil até para se saber quais artigos receberam comentários e se precisão de resposta.

Os comentários podem ser publicados automaticamente, assim que a pessoa digita e envia. Mas isso é problemático, pois você perde o controle daquilo que estão escrevendo para seus artigos. Por isso, deixa marcada a opção de moderar e se for o caso até de receber notificações em seu email, quando novos comentários forem recebidos.

 

moderar-comentario-blogger

 

Assim você é sempre avisado e pode aprovar o que for mais conveniente.

 

Evitando Spam.

Uma coisa muito chata e comum são os “Spams”. Semelhantes aos e-mails, só servem para divulgar vírus, ou assuntos que não queremos ou links indesejados. Para evitar isso, você pode adicionar um confirmação de palavras e letras que só uma pessoa seria capaz de reconhecer, o que evita que programas maliciosos que só vasculham a internet para espalhar Spam, entrem em seu blog e deixem vários comentários inúteis.

Para isso, marque a opção como indicada na imagem:

 

evitar-spam-blogger-comentario

 

Com tudo o que indicamos acima, seu blog fica mais eficiente no trato dos comentários que receber. Lembre-se sempre de responder os comentários, quando isso for conveniente:

 

E uma dica
importante, sempre recomende em seus artigos que as pessoas deixem comentários para você sobre o que leram e gostaram e faça do seu blog uma rede-social.

.

20 Comentários

  1. @ Michelle Ramos // Caso os comentários do seu blog tenham a sua moderação torna-se desnecessário a utilização de uma confirmação de palavras, porque esse bloqueio de spams poderá ser feito por você mesmo já que você estará moderando todos os comentários, e é bom porque é um trabalho a menos para seus leitores na hora de comentar.

    Caso você não modere seus comentários, ai sim é recomendado que você ative a confirmação de palavras.

    Responder

  2. Eu segui todos os passos mas os comentários são postados diretamente no blog. Não consigo fazer a moderação. Já revisei as configurações e esta tudo certo. Será que tem alguma coisa no meu template que esta interferindo?

    Responder

  3. @TecnoBlogge,

    Se vc marcou a opção de moderar comentários, difícil saber o que pode estar errado. Não acho que seja problema no template. Mas não sei como te ajudar, pois nunca vi ninguém reclamar de problema assim.

    Responder

  4. olá amigos, me tirem uma dúvida. tem como remover algumas opções da identificação dos comentário? por exmplo, quando alguem vai postar um comentário, aparece as seguintes opções:

    Conta do Google
    OpenID
    Nome/URL
    Anônimo

    Então gostaria de deixar apenas as opções de identificação

    Conta do Google
    Nome/URL

    é possível?:

    Responder

  5. Infelizmente não é possível configurar as opções de assinatura dos comentários.
    Isso é padrão do Blogger.

    Responder

  6. Ola Marcos
    Muita paz
    Sou um aposentado que preciso da nete +para ter mais alguma ajuda..
    Agradeço todas as dicas que vosso Blog me tem dado ..parabens
    Tenho conseguido colocar tudo como temn ensinado e tenho aprendido muito

    Grato Amigo

    Responder

  7. Muito legal as dicas. Ainda vou completar dois meses, mais de 600 visitas, mas apenas dois comentários e 6 seguidares… to me preocupando mas seguindo as dicas de divulgação! Obrigado
    Alexandre Capellie

    Responder

  8. Pingback: Comentários no Blogger com Nome/URL e outras opções | [ Ferramentas Blog ]

  9. Eu tenho uma opinião diferente com relação ao formulário abaixo incorporado. No caso do seu blog ele faz todo o sentido já que na página inicial os posts não aparecem inteiros e invariavelmente temos que abrir o post em outra aba pra poder ler. No entanto no caso de blogs sem a opção “leia mais” onde os texto já aparecem completos isso é muito incoveniente. Acompanhe meu raciocínio: você entra na página inicial de um blog vê o primeiro post, acha legal e quer comentar, então você clica no link e ele reabre somente aquele post com o formulário abaixo, o que significa q a pagina tem que recarregar toda de novo, só que você quer continuar lendo o blog então você volta pra página inicial (ou seja, recarrega tudo de novo), mais abaixo tem outro post legal, daí pra comentar outra página precisa ser aberta pra escrever o comentário embaixo do post. Isso é especialmente irritante quando o blog é lotado de gadgets e frescurices que faz ele ficar mais lento que uma tartaruga anciã. No caso a janela pop up é MUITO melhor, porque caso vc queira comentar, não será preciso sair da página em q vc está, basta abrir uma janelinha rapidinho, fazer o comentário, fechar ela continuar lendo o dito blog.

    Responder

  10. Marcos, voce sabe se o DISQUS atualiza os comentários automaticamente ou precisamos recarregar a página para ler novos comentários?

    Responder

  11. Marcos,
    Boa tarde, veja se vc pode me ajudar: migrei atualmente no meu blog para o perfil e comentários do Google+. Verifiquei que só podem comentar agora as pessoas que tiverem conta no Google. Como posso reverter essa situação e permitir que todos possam enviar seus comentários, e estes fiquem visíveis a todos os visitantes.
    Grato antecipadamente

    Responder

    • Nilda,

      usando o sistema de comentários do Goolge+ incorporado no Blogger, só tem jeito de comentar quem tem conta no Google. Para reverter isso, só voltando para o modelo padrão de comentários.

      Responder

  12. “Aprecio muito as dicas super relevantes do Ferramentas Blog, pois são realmente praticáveis e bem explanadas. Vou estar seguindo de perto. Parabéns, Marcos Lemos!” – Hélio.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.