Definindo metas do seu programa de Automação de Marketing

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Automações de marketing permitem que você migre de ações de marketing aleatórias para um plano de marketing mais eficiente. Tecnologia é crucial, mas até os softwares mais sofisticados vão falhar caso você não tenha claro o que você quer atingir. Em outras palavras, você precisa definir metas claras para o seu programa de automação de marketing.

Independente de você estar ainda cogitando começando a fazer a automação de suas campanhas ou se você já é experiente nisso, esse artigo vai ajudar você a responder a questão principal sobre a automação de marketing – Quais meus objetivos com a automação de marketing?

Automação de marketing te permite definir metas

Automação de marketing baseado em regras SE-ENTÃO (IF-THEN) permite que você combine ações de marketing individual (por exemplo, enviar e-mail com um link para uma página de destino especial) com fluxos para criação de um padrão de comunicação.

Se você conseguir ver o contexto complexo da automação de marketing, você poderá ir além de avaliar métricas simples como Taxa de Abertura e Taxa de Cliques de e-mails e poderá amarrar suas ações diretamente a métricas mais relevantes da sua perspectiva de negócio. Você pode utilizar pequenos pedaços de dados coletados em cada interação para influenciar o objetivo de todo o seu processo de automação, por exemplo:

  • Trazer lead mais qualificados. Você pode coletar mais informações se expandir o número de formulários de cadastro disponíveis. Mas, os resultados da sua régua de automação vão mostrar como controlar o equilíbrio entre quantidade e qualidade através do controle do número de campos dos seus formulários de captura de lead.
  • Aumento de vendas. Você pode alterar o título do seu e-mail ou o design da sua página de destino para entender como eles impactam na sua taxa de conversão. Mas, no final das contas você pode avaliar a saúde do seu negócio pelas vendas geradas através do tráfego no seu site.
  • Melhore a fidelidade dos seus clientes. Mensure o engajamento para avaliar se o conteúdo que você oferece é relevante para a sua audiência. Crie relacionamento com seus clientes e faça eles ficarem mais tempo fiéis ao seu serviço.

Automação de Marketing para Blog

Como você pode ver, você pode definir métricas para cada um dos seus objetivos. Mas, existe muito mais coisas que você pode fazer. Como automação de marketing faz seus objetivos serem mensuráveis, você pode começar a ficar mais preciso.

Veja alguns exemplos de metas quando você fica mais específico e trabalha com deadlines:

  • Trazer 20 novos leads qualificados no próximo mês
  • Aumentar vendas em 10% mês a mês
  • Melhorar o engajamento dos usuários em 15% esse ano

Defina suas métricas dessa maneira e você vai ter certeza quando as tiver atingido

Utilizar metas para alinhar vendas e marketing

É extremamente importante coletar dados relevantes e utilizar eles para otimizar a conversão através dos fluxos de marketing de automação.

Não se limite a simplesmente enviar leads qualificados para o seu time de vendas. Mensure a conversão de outras formas. Quantas dessas pessoas de fato se convertem em consumidores? Mantenha-se em contato com o time de vendas e crie uma rotina de feedback.

Utilize seu time de vendas para melhorar o fluxo e aumentar a qualidade dos leads gerados. Mostra para eles que você espera fazer o trabalho deles mais simples e que seu objetivo final é gerar mais vendas. No fim, será mais fácil para o time de vendas e marketing trabalharem juntos para gerar mais lucro para a empresa.

E-mail marketing

Utilize a lógica de automação para criar processos de marketing mais claro

O seu programa de fidelidade oferece ótima experiência ao longo de toda a vida do cliente?
As recompensas são relevantes para os seus clientes?
O que acontece quando um cliente adiciona produtos ao carrinho, mas não finaliza a compra?

Essas são apenas algumas das perguntas que o time de automação de marketing pode ajudar a responder. Você pode realizar testes para melhorar seus processos de marketing.

Tome como exemplo o engajamento dos seus clientes. A maioria dos profissionais de marketing trabalham para engajar os clientes com sua marca. Com recursos de tageamento e pontuação de clientes, você pode de maneira simples identificar seus clientes mais valiosos, criar listas, segmentos e só então recompensar eles da maneira apropriada.

Saiba o significado por trás das métrica

Acompanhar métricas é uma coisa, mas entender o que eles querem dizer é outra completamente diferente. Por exemplo, todo profissional de marketing gostaria de ter uma base maior de e-mails. Quanto mais assinantes, mais receita, correto? Claro. Desde que a qualidade da sua lista se mantenha alta – de que as pessoas da sua lista queiram receber e-mails.

Se o seu objetivo é aumentar a lista de e-mails em 1000 nos próximos 3 meses, provavelmente você vai estar olhando suas taxas de opt-in e unsubscribe. Obviamente você gostaria de possuir a maior taxa de opt-in possível, mas e quanto à taxa de unsubscribe? Taxas maiores de unsubscribe são sempre algo ruim? Por que as pessoas desistem de receber seus e-mails?

Taxas maiores de unsubscribe querem dizer o seguinte:

  • Seus e-mails não são relevantes para sua audiência
  • Você envia e-mails em excesso
  • Você envia pouco e-mail e sua base se esquece de você
  • Seus e-mails são repetitivos
  • As pessoas foram muito incentivadas inicialmente (por exemplo, R$20 de desconto no primeiro pedido) e depois migram para a concorrência.

Como você pode ver existem várias razões por trás de cada métrica. Cada uma delas vai impactar sua meta final de uma maneira completamente diferente. Por isso que você deveria analisar cada um dos elementos do seu fluxo de automação e procurar por pequenas mudanças para melhorar sua performance.

Utilize a automação para criar processos de marketing focados em oferecer uma melhor experiência ao usuário.

Acompanhe as métricas individuais e veja como elas impactam o seu objetivo maior da automação.

Teste elementos individualmente e otimize a performance do programa como um todo.

.

* Publieditorial

.

1 Comentário

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.