Dicas para resgatar posts antigos do seu Blog

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

É preciso, para um blog sobreviver, produzir conteúdo de qualidade, relevante, mas também sempre atualizar (e já até tratamos sobre com que frequência se deve fazer isso). O problema é que blogs com muita atualização, sempre com conteúdo novo, gera posts que ficam esquecidos ou pouco lidos, como um arquivo morto. Vou mostrar aqui como reavivar esses artigos, aqueles que ainda são relevantes e melhorar a taxa de rejeição e o tempo médio de visitas que seu blog tem.

Recomendo que leia previamente:

E já tratamos sobre as tais taxa de rejeição e o tempo médio de duração das visitas, quando ensinamos a avaliar as estatísticas de seu blog. São questões importantes para manter a qualidade de seu trabalho:

São os primeiros passos para aprofundar nas dicas que darei aqui. É comum que as postagens mais antigas de seu blog se percam na quantidade de atualizações e isso não é bom para manter a qualidade das visitas e, se esses artigos são pouco visitados, pode ser sinal de uma péssima indexação no Google.

Dando nova vida aos seus artigos.

Artigos temáticos = artigos temáticos são aqueles que você pode reunir várias outras postagens e indicá-las. Faça isso escrevendo sobre um assunto específico em que você pode citar o que já foi publicado, dando destaque a tais outros artigos. Isso fica mais claro com um exemplo. Fiz exatamente isso para reunir o que tenho de melhor sobre dicas e como melhor o layout de um blog, onde cito, junto das dicas os artigos que poderão ajudar a resolver tal questão:

Artigos relacionados = indicar os artigos que têm a ver com o assunto/marcador do texto que o visitante acabou de ler é uma ajuda muito grande e é algo simples de se fazer. Coloque ao final de suas postagens uma pequena lista de artigos que você acredita serem relevantes e complementares e que pode interessar o leitor. você pode fazer isso manualmente ou usar um script/código que já faz isso automaticamente.

Usando marcadores = Os Marcadores são uma forma de organizar suas publicações por assunto, o que facilita a busca do visitante por algo específico. Além de usar os marcadores como os gadgets (elementos de página) da barra lateral (sidebar) do seu blog, você os pode adicionar ao longo dos textos (como estou fazendo nesse), quando uma palavra remeter a certo tema/marcador e linkar isso nela. Isso mostra ao leitor que aquela palavra remete a algo mais no seu blog e que pode aprofundar e ler outros assuntos que tenham aquela palavra como chave/tema.

Cuidar de seus artigos e sempre preparar conteúdo relevante para o seu público alvo já é uma boa garantia de que serão lidos. Mas não fique apenas esperando que as pessoas encontrem o que há em suas páginas e arquivos. Ofereça seu conteúdo, dedique tempo divulgando fora de seu blog, principalmente nos agregadores de conteúdo. E lembre-se sempre de pesquisar, ler muito para escrever sempre mais e melhor.

.

5 Comentários

  1. Oi, Marcos! Gostei do artigo!
    Nos também sempre tentamos ressuscitar velhos artigos de varias formas e uma das ferramentas que mais gosto é o plugin de artigos relacionados. A taxa de rejeiçao diminui mesmo.
    Abs!

    Responder

  2. Com Artigos Relacionados indicando artigos com os mesmos marcadores a taxa de rejeição passa a ser sempre baixa e os artigos são sempre muito vistos, é sem dúvida a melhor das opções!

    Responder

  3. Pingback: 10 Dicas para criar artigos interessantes no seu Blog | [ Ferramentas Blog ]

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.