O que é Pagerank?

Todo blogueiro sempre quer receber mais visitas, mas nem sempre sabe como fazer. Pois bem, hoje, na internet, a maioria das visitas de 99% dos Blogueiros é enviada basicamente por mecanismos de busca, principalmente o Google, por si só, uma vez que é considerado o melhor mecanismo de busca da atualidade. Pois bem, o Google, para chegar ao posto de ‘melhor mecanismo de busca’, trabalha muito com rankings e pontuações diversos, e o Pagerank é apenas UM deles (não sendo o principal, segundo a empresa), mas, mesmo assim, serve como parâmetro para indicar a presença (presença, não qualidade) do seu blog frente à internet.

Pagerank é uma espécie de pontuação que o Google concede à cada PÁGINA (página, não site como um todo) da internet baseando-se em diversos fatores relativos à ela, como tempo de carregamento, número de links indicando para a página e outros fatores secretos que o Google não revela visando manter a qualidade da busca.

O que é Pagerank?

O que é Pagerank? Descubra aqui!

Pode parecer perfeito, mas o Pagerank não é: embora possa parecer uma boa idéia dar uma nota maior para quem recebe mais indicações (links), ficou provado que o Pagerank pode ser facilmente enganado através de uma técnica chamada Google Bombing, que consiste em criar centenas de milhares de páginas falsas indicando para uma página em conjunto. Foi através desta técnica, por exemplo, que foi possível que a busca ‘failure’ um dia retornasse a página da Casa Branca, uma vez que, além do Link por si só, o Google analisa o texto anexado junto ao Link. Ou seja…

Ao indicar uma página associando-a à um texto (ou seja, preenchendo o link com um texto qualquer), o Google associa esse texto à página, logo, quando alguém realizar uma busca contendo esse texto, o Google mostrará esta página entre os primeiros resultados.

Para verificar o seu pagerank, é muito simples. Basta para isso instalar a Google Toolbar e visitar o seu blog ou usar uma das ferramentas e websites listados abaixo:

  • Chrome SEO – Plugin para Chrome que permite descobrir o pagerank de uma página
  • PRChecker – Website que mostra o seu pagerank de maneira simples e rápida.
  • Marketing de Busca – Pagerank – Ferramenta brasileira que mostra o seu Pagerank de forma direta e objetiva.

Se você conhecer outras ferramentas para obter o pagerank, informe nos comentários.

3 Comentários

  1. Pingback: Por quê indicar(linkar) outras páginas é importante para o seu Blog?

  2. Pingback: Links ‘nofollow’ – O que são e onde usar

  3. Pingback: O que é um Link?

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.