O que é um blog e para que serve?

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

dicas bloggerNeste artigo veremos o que é um blog, o que pode se escrever nele, o precisa e como se faz. Se você esta lendo este artigo é porque realmente te interessa este assunto, portanto, você já tem algo que será muito importante no mundo dos blogs e redes sociais, que é a curiosidade para aprender e experimentar.

O que é um Blog?

Um blog não é nem mais nem menos que um diário. Este diário pode ser pessoal ou ter um carácter mais comercial e corporativo.
Cada vez que você escreve algo novo, você escreve em uma nova página que se chama Post ou entrada. Com a minha experiência depois de 3 anos que iniciei no blog, o mais importante são os conteúdos, devem ser de qualidade e atrativo tanto no fundo como na forma.

Sobre quais coisas posso escrever no blog?

  • Sobre os produtos, novidades, eventos e histórico da sua loja ou empresa.
  • Sobre jardinagem, fotografia, esportes, artesanatos, mecânica.
  • Sobre tecnologia, viagens, moda, atualidades, poesia, arte, música, cine.
  • Sobre a família, os filhos e etc.

Em cada artigo e a parte do texto, você poderá insertar fotos, vídeos e também áudio.

O que é mais importante os conteúdos ou o desenho do blog?
Sem duvida ambos os aspectos são importantes, mas é preciso dar prioridade aos conteúdos, deve ser como disse antes conteúdos originais (não copias) e de qualidade. É preciso ter certeza sobre o que escrever e a quem escrever; a forma e o propósito do blog. Por último é preciso ser constante e escrever todos os dias, exatamente vários artigos por semana. Realmente este último é o mais importante, como escrever ou a quem, você ira aperfeiçoando com o passar do tempo. Com respeito ao design você irá aperfeiçoando pouco a pouco, mas não pode ser a prioridade.

Agora te falta um gestor para o blog, e é quando te apresento o Blogger do Google. Este serviço (Blogger) lhe permite criar blogs, criar e editar entradas ou posts, personalizar o layout do mesmo, lhe permite configura-lo para por exemplo indicar se é um blog público ou privado para certas pessoas…o más importante, de forma gratuita e mais com o tempo tuas postagens apareceram no buscador do Google.

Portanto podemos concluir que um blog é a forma mais económica de marcar presença na Internet, e é aplicável para todos, seja pessoal, empreendedor, autônomo ou empresa. Se você quer criar uma comunidade de usuários o blog deve ser o centro da sua estratégia.

O que preciso para criar um blog?
Entusiasmo pelo que você vai realizar e dedicação para mantê-lo
Uma conta de Gmail (E-mail do Google). Se você ainda não tem um e-mail do Google, pode criar clicando aqui.

O que você não precisa:
Não precisa ter conhecimentos de HTML, nem programação Web.
Não precisa de um hosting (hospedagem) uma vez que, o Google lhe proporciona de forma gratuita.
Não precisa de um domínio, quando você criar o blog o Google te libera um gratuito para começar. Exemplo: www.meunovoblog.blogspot.com (que você poderá mudar por um domínio próprio)

Passos para criar um blog:
Conecta no blogger e siga o assistente até escrever seu primeiro artigo (post). Quando você publicar o primeiro post, já terá criado seu blog e terá um endereço na web ou url para convidar seus amigos.

Claro que eu te recomendo seguir este blog, uma vez que ele trata disso, de como desenvolver um blog e que aspectos deves ir considerando pouco a pouco. Todos os elementos que aparece neste blog estão explicados em sucessivas postagens. Veremos temas interessantes como o botão de “I like it” do Facebook em cada postagem ou como colocar ícones de redes sociais e inclusive um player de música.

Seja bem vindo e consulta o índice de conteúdos para começar.

.

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.