Traduzindo Newsletter do FeedBurner – cadastro e confirmação

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+

newsletter_img Oferecer Feeds e Newsletter do conteúdo de seu blog para os seus leitores é uma opção indispensável para o crescimento no número de visitas de qualquer blog que se preze. E tenho percebido que preciso ter mais assinantes de Newsletter (que recebem as atualizações do meu blog via e-mail), mas descobri uma pequena falha: o e-mail de confirmação do cadastro está chegando para o novo assinante em inglês e muita gente deixa de fazer a confirmação. Isso significa que eu estava perdendo muitos leitores. Veja como traduzir o e-mail de conformação da sua newsletter enviada pelo Feedburner.

Quer ser um(a) Blogueiro(a) de Elite? Acesse AGORA: http://blogueiro.pro

 

Já publicamos e debatemos aqui diversas vezes sobre a importância de se oferecer o conteúdo do blog via Feed e Newsletter e já ensinamos como criar e ativar esses serviços para seu blog. Recomendo que leia:

 

Mas um problema aparentemente simples tem me feito perder assinantes de Newsletter. O fato de não ter traduzido ou feito um e-mail personalizado de confirmação do cadastro. Quando uma pessoas quer se cadastrar pra receber atualizações via e-mail, chegará antes um e-mail para confirmar o endereço e solicitar a confirmação do castro. Se isso aparecer em inglês, muita gente que não fala inglês pode confundir com Spam ou vírus e não clicar no link da confirmação.

 

Para a janela e formulários de cadastro em português.

O primeiro passo é ter uma conta no Feedburner ativa para o seu blog (como descrito nos links citados acima). Entre na sua conta e veja como adicionar links e formulários no seu blog já traduzidos para português.

 

traduzir-newsletter-feedburner

 

Clique no menu “Publicar” ~> “Email Subscriptions” ~> “Subscriptions Management” e selecione o idioma desejado. Abaixo terá os códigos para adicionar em seu blog tanto um modelo de formulário quando o link. Estes irão direcionar já para uma página de cadastro em português. Esse é o primeiro passo onde o usuários adiciona o e-mail dele que quer receber as atualizações de seu blog.

 

Para o email de confirmação do cadastro.

Mas o cadastro só será efetivando quando a pessoa receber um e-mail de confirmação com o link de finalização do cadastro e essa é a parte mais importante. É preciso que a pessoa entenda que tem que clicar no link recebido para a newsletter ser ativada. Mas se estiver em inglês, muita gente não vai nem ler, com medo de seu Spam e/ou vírus.

 

Comece clicando no menu “Publicar” ~> “Email Subscriptions” ~> “Comunication Preferences” e na janela que abrir siga as instruções, modificando o texto conforma seu desejo e que seja atrativo para o assinante clicar no link.

 

traduzir-newsletter-blogger-feedburner

 

Certifique-se, do mais importante, de manter o código “${confirmlink}” no local onde você quer que o link de confirmação apareça no texto do e-mail, pois sem isso as pessoas não terão onde clicar. Feitas as mudanças, role a página e clique em “Salvar” para confirmar as mudanças.

 

Agora é só divulgar e incentivar seus visitantes a assinar seu Feed e sua Newsletter, como uma forma de fidelizar seus leitores e conseguir atrair mais gente para o seu conteúdo.

 

Sobre Feeds e Newsletter, é importante ler:

18 Comentários

  1. Ai, o Feed ou Newsletter (boletim informativo) é realemente um óptimo recurso para blogs.
    Mantém os leitores informados e gera muito tráfego.
    Para além de que se o leitor gostar de seu blog pode automaticamente divulgar ele falando com amigos, familia ou até mesmo no blog do próprio!

    Responder

  2. Realmente interessante isso. Já implementei, como meu blog não é sobre tecnologia, sei que os visitantes tem alguma dificuldade nessas coisas "diferentes".
    Obrigada!
    Carolmay.

    Responder

  3. Excelente dica! A newsletter do DB também estava em inglês e eu vivia quebrando a cabeça para conseguir colocá-la em português. Vou até indicar este post lá no DB.

    Responder

  4. Acabei de indicar seu post para uma amiga que estava em dúvidas sobre este código “${confirmlink}” – parece que ele não é clicável nos e-mail de confirmação dela e muito menos possa ser transformado em link para colar no browser.
    Meu feedburner estava meso meso, primeira parte em português e segunda em inglês 😀 Obrigada!

    Responder

  5. muuito obrigado pela dica! realmente, isso atrapalha. Estava pensando que ninguém queria se cadastrar no site, ai vi o problema. e através da sua dica eu vi os email não confirmados e pude adicioná-los na lista de contatos do outlook. obrigado e abraço

    Responder

  6. Segui todas as dicas do tutorial, porém não recebi a atualização do meu blog por e-mail. Já coloquei o fuso do Brasil, estipulei um horário para o envio da newsletter mas não recebi nada no e-mail que cadastrei e utilizei como teste.

    Não consigo descobrir o que posso ter feito errado. Vc poderia me ajudar, por gentileza?

    Grata e no aguardo da resposta.

    Responder

    • @Marisa,
      Os envios da newsletter não são retroativos. Assim você só receberá um email depois que publicar novamente no seu blog.
      Parece que não funcionou pq vc não publicou no blog depois que configurou o sistema de newsletter e esperou o prazo estipulado.

      Responder

  7. Olá Marcos,

    Você sabe se é possível traduzir a mensagem para cancelar a Newsletter, que fica no rodapé?

    “To stop receiving these emails, you may unsubscribe now”

    Abraço!

    Responder

  8. Marcos.Consegui fazer tudo,só q não entendi a parte do código confirme link,q link eu coloco lá e como.pq eu deixei do jeito q vc falou aí entro c/ o endereço do meu e-mail e não aparece nenhum link apenas o código q vc disse p/ manter.Pelo amor de DEUS me ajude.Obrigada

    Responder

  9. Olá,

    realizei o procedimento e no meu caso deu tudo certo. Inclusive, meu template já vinha com um formulário personalizado, só tive que fazer alguns ajustes incluindo meu endereço do feed no html do template e deu tudo certo.

    Obrigado por compartilhar mais essa dica.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.