WordPress: Cuidados que devemos tomar na hora de instalar um plugin

FBlogHost - Hospede seu Blog

Recentemente escrevemos um post aqui no [ Ferramentas Blog ] desmistificando a história de que plugins e seu excesso sempre causam perda de performance no WordPress.

No post citei alguns cuidados que devem ser tomados para não ter problemas com plugins e hoje irei mostrar com mais detalhes como você deve analisar a necessidade de instalar um plugin e quais cuidados você deve tomar na hora de escolher os plugins.

O problema de utilizar plugins de terceiros:

Utilizar vários plugins de terceiros pode trazer certos problemas, porque o autor do plugin pode deixar passar alguns detalhes que irão causar graves problemas.

Desta forma, quanto mais plugins de terceiros você usar, mais riscos você pode correr.

Riscos como:

  • Códigos maliciosos.
  • Falta de validação de dados ou higienização de entradas de dados.
  • Falta de atualizações.
  • Desrespeito às boas práticas de programa exigidas pelo WordPress.

Então devemos tomar cuidados antes de instalar plugins e também avaliar a real necessidade de sua instalação. Fazendo a escolha certa, os plugins serão os maiores aliados da estrutura do seu Blog no WordPress.

Você realmente precisa instalar esta nova funcionalidade/plugin em seu blog?

Antes de instalar um plugin ou qualquer código encontrado na internet, você deve avaliar se realmente é necessário esta instalação. Muitas vezes instalamos coisas que não serão utilizadas em nosso dia a dia ou que não agregam nenhum valor.

É preciso sempre fazer pensar sério a respeito de instalar algo, desta forma evitamos até mesmo o erro de encher o blog de frescuras que irão apenas atrapalhar a leitura de nossos posts e causar desconforto para os nossos leitores.

Todo usuário que começa a utilizar WordPress sempre faz a pergunta “quais plugins são essenciais para um blog?”. A resposta para isso é simples, um plugin de cache, um de SEO e um de anti-span para comentários (este obrigátoriamente o Akismet que já vem pré-instalado com o WordPress).

Recomendo você gastar um tempo pesquisando sobre plugins de SEO e cache.

De resto depende muito das suas necessidades, que você deve estudar a respeito.

Não sei programar, como posso confiar em um plugin?

Para evitar os erros que citamos aqui você iria precisar ter noções de programação para avaliar se o plugin é bom ou se ele pode lhe trazer riscos.

Desta forma a dica de ouro para quem não sabe programar é verificar os seguintes pontos:

  1. Verificar a popularidade do plugin (quantas estrelas, votos e downloads ele recebeu).
  2. Verificar se o plugin recebe atualizações mensalmente ou pelo menos a cada três meses.
  3. Saber se o autor do plugin é ativo.

É bem simples verificar estes fatores, tudo o que você precisa verificar fica na página do plugin no WordPress.org.

Vou usar como exemplo o plugin Jetpack by WordPress.com.

Você deve primeiro olhar a barra lateral direita da página, pois nela iremos encontrar diversas informações sobre o plugin:

É possível observar que o plugin é muito popular. Possuindo mais de dois milhões de downloads e mais de 800 votos (resultando em 4 estrelas).

Todo plugin do repositório tem uma sessão de suporte, onde os visitantes podem abrir tickets para informar sobre qualquer tipo de defeito. Nesta coluna podemos observar que nos últimos dois meses foram abertos 64 tickets e 63 deles foram resolvidos.

Isso significa que os autores do plugin são ativos e que estão prontos para dar suporte para o usuário. Consequentemente o plugin recebe sempre atualizações.

No final desta barra ainda temos informações sobre compatibilidade com o WordPress, onde é possível saber se a versão do plugin funciona corretamente com a versão do WordPress instalada. No caso 16 pessoas estão dizendo que ele funciona enquanto 8 pessoas encontraram problemas (estes problemas com certeza foram corrigidos nos tickets do suporte).

Você ainda pode clicar no link “Support” para ver os tickets que foram abertos caso tenha algum problema com o plugin ou dúvida:

Observe que em poucas horas existem alguns tickets já resolvidos. Estes tickets fazem parte do fórum do WordPress.org.

Outra coisa que pode valer a pena olhar é o Changelog do plugin, onde encotramos informações sobre o que foi modificado de uma versão para outra.

É legal também visitar blogs ou sites de autores de plugins. Desta forma você pode ter um contato mais pessoal com ele.

Por exemplo meus plugins que vocês podem encontrar aqui no [ Ferramentas Blog ]:

Dicas:

Evite plugins que têm autores ausentes e que não fazem de 2 até umas 10 atualizações a cada 6 meses. Ou plugins que recebem atualizações todo dia, constantemente (isso pode indicar autores que não sabem como programar e que estão subindo atualizações cheias de bugs).

Também deve evitar plugins que tem poucas estrelas e que possuem vários usuários reportando erros que nunca são resolvidos ou que demorem um longo período de tempo para atender os tickets.

Colabore com os autores dos plugins:

É muito importante você ter uma conta no WordPress.org, desta forma você pode abrir tickets, informar erros ou dizer se o plugin esta funcionando.

Para criar a conta é bem simples e leva apenas alguns segundos, faça seu cadatro no link:

http://wordpress.org/support/register.php

Plugins Premium:

Os cuidados que estudamos a cima também valem para os plugins premiuns, entretanto você não irá encontra-los no repositório do WordPress.

Procure comprar plugins que tem suporte ou fórum para suporte. Geralmente todos os autores que produzem plugins premiuns fazem isso.

Lembre-se, você pagou e deve ser bem atendido.

Considerações finais:

O segredo do sucesso é primeiro analisar a necessidade de ter uma nova funcionalidade em seu blog. A partir do momento que você esta certo disso, deve-se gastar um tempo para pesquisar a melhor opção de plugin.

E pelo menos umas duas vezes por ano é necessário verificar as páginas dos plugins ou desenvolvedores para saber como tudo esta indo.

Fonte:

Este post foi inspirado em alguns questões que encontrei em um post do blog Six Revisions.

Nele o autor aborda o mesmo assunto, entretanto com algumas informações mais complexas e algumas para desenvolveres.

Caso você saiba inglês recomendo ler também:

FBlogHost - Hospede seu Blog

8 Comentários

  1. Eu tenho uma dúvida..
    Recente mente pressionei o botão de reset do meu blog e perdi todas as configurações dele. Tive que refazer tudo novamente. Tive que configurar novamente meus plugins. Até aí ok.. Neste dia, do momento que pressionei o reset até ajustar o blog da forma como ele era antes, o número de acessos ao site mais que dobrou. Depois de tudo ajustado os números voltaram à ser como estava antes do reset.

    A minha dúvida é a seguinte: porque houve esse aumento significativo no número de acessos ao meu blog? Pode ser que algum plugin que tenho instalado esteja atrapalhando meu blog aparecer nos resultados de pesquisas ou não tem nada a ver?

    Obrigada

    Responder

    • Carolina,

      É preciso analisar com cuidado isso. Pode não ter relação nenhuma uma coisa com a outra.
      As vezes algum artigo do seu blog ficou bem posicionado no Google para alguma busca sazonal, algum divulgação que você tenha feito ou mesmo um código de rastreamento de visitas que ficou duplicado.

      Responder

    • O que pode estar causando lentidão e menos acesso é a forma que você usa seu blog.
      Você carrega várias imagens pesadas na homepage dele.

      Acabei de testar e seu blog carrega 4.2 MB.
      Fiz o mesmo teste no Ferramentas Blog e a homepage carregou 177.9 KB.

      Responder

      • Claudio, isso é muito grave…
        Aqui pra mim o blog nem demora pra carregar, mas 4.2 MB é coisa demais.. Vou dar uma olhada nisso e tentar melhorar ao máximo.

        Como consigo fazer esse teste?

        Muito obrigada pelo retorno..

        Carolina..

        Responder

  2. Pingback: Wordpress: A verdade sobre desempenho e plugins - [ Ferramentas Blog ] | [ Ferramentas Blog ]

  3. Muito obrigado pelas dicas, me ajudaram muito!
    E tenho certeza que ajudarão outras pessoas…
    Você como sempre nos surpreendendo com belas frases e palavras, continue assim e seu sucesso permanecerá por muito tempo.
    Parabéns pelo artigo e pelo blog.
    Sucesso!

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.