É melhor registrar domínio .com ou .com.br?

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

registrar-dominio-blog-extensao Essa é uma dúvida que sempre chega até o [ Ferramentas Blog ], não só dos novatos, mas até de blogueiros experientes: ao registrar um domínio para o blog ou site, o que é melhor, apenas .com ou .com.br? Existem outras opções de extensões, mas essas são as mais comuns e naturais. Isso também implica na duvida de se há influência na indexação. Vejamos.

Quem cria um blog, sempre recomendo que registre um domínio imediatamente, seja usuários do Blogger ou do WordPress:

Inscreva-se no nosso canal

Mas a dúvida é qual extensão usar. A minha resposta para isso é bem simples: registre todas as extensões disponíveis para o nome que você quer usar, mesmo que não vá usar todas. Aqui no [ Ferramentas Blog ] usamos o .com, mas registrei também o .com.br que redireciona para o principal.

O melhor a pensar é que registrando as várias opções, sempre que alguém digitar seu endereço, não irá errar, sempre sendo direcionado para seu blog. O mais importante é manter um domínio como o principal para onde os outros apontam. Não crie várias versões de seu blog com as diferentes extensões pois isso traria problemas de conteúdo duplicado.

Então entramos na questão de SEO (indexação para mecanismos de busca). Pelo que pesquisei não há uma extensão melhor que a outra. Vale mais o trabalho feito na contextualização de seu conteúdo, uso correto das tags, títulos e links, principalmente backlinks. Mas pense que o domínio principal deve ser aquele que atende melhor seu público e o mais fácil de memorizar.

.

28 Comentários

  1. Um detalhe importante e registrar o domínio assim que decidirmos qual o nome do Blog, isso evita de termos problemas no futuro e não encontrar-mos um domínio livre para comprarmos.

    Tive este problema com meu Blog sobre pássaros, os domínios .com.br e .com estavam indisponíveis, por isso tive que comprar o .net

    Seja qual for o domínio, registre-o o quanto antes.

    Responder

  2. De fato, é importante registrar vários domínios, não só pela questão da indexação que você citou no seu texto, mas também pelo fato de proteger a marca que você é dono. Já pensou alguém usar a sua marca em outro domínio de uma maneira que suje ou acabe te prejudicando? É importante prevenir isso adquirindo logo todos os domínios.

    Discordo com você no momento que se diz respeito a não existir um domínio melhor ou pior. Na minha opinião, o domínio .COM acaba sendo de maior qualidade já que não possui nenhuma extensão de regionalização como .BR, .US, .CA, se tornando uma espécie de domínio universal. Eu pessoalmente preferiria o .NET a ter que usar o .BR, justamente por esse motivo, mas claro, o mais importante é o conteúdo do seu blog

    Ótimo post!

    Responder

  3. Bom quanto a registrar varios dominios é uma tatica infalivél, más acredito que backlinks que apontam pra sua pagina são muito fundamentais.

    Eu mesmoe registrei o meu .com, não estava disponivél a extensão .com.br dai utilizei uma estrategia louvavel, e coloquei o meu dominio assim: jadson + net + .com que resultou em jadsonet.com
    acredito que fiz uma jogada de dominio muito boa, o que me dizem sobre?

    Responder

  4. ótimo post!
    Eu Preferi colocar .com não só porquê fica mais fácil de lembrar e também seu blog pode ser mais "forte" em outros países, pense que quando você for entrar em um site exemplo .mx (normalmente do méxico) entre outros , você fica meio assustado em você não entender a linguagem do blog! Preferi o .com e também é mais barato $$ vantagem $$

    Responder

  5. Olá, Marcos!

    Este seu artigo foi o incentivo final que eu precisava para registrar o domínio .com para meu blog.

    Eu já utilizo o .com.br há quase um ano, mas concordo com você que é uma boa estratégia registrar todas as variações possíveis, não só para cobrir os erros de digitação mas também para evitar o uso indevido da "marca".

    Um abraço!

    Adelson (Gerenciando Blog)

    Responder

  6. Eu comprei os domínios .com e .com.br.
    Gostaria que meu blog fosse acessado por ambos os endereços. Busquei ajuda no fórum do Blogger e até fui gentilmente orientada sobre como proceder, mas confesso que minha loirice ainda está esperando um super tutorial do FerramentasBlog.com (rs).

    Responder

  7. Marcos
    Considero que a extensão Com é melhor em qualquer caso. De seguida, a extensão net. O Com.br ou o Com.pt devem ser terceiras escolhas.

    Responder

  8. Visto que não influência a indexação, a escolha do domínio passará pela preferência do Blogueiro e pela disponibilidade do próprio domínio.

    A minha preferência recai sempre ou por um domínio .com ou por um do país do blogueiro, no meu caso .pt, visto serem estes os mais comuns de sites em Portugal.

    RicardoBR

    Responder

  9. Como eu pensei na hora de comprar eu queria um Blog nacional ou internacional pensei logo no SEO usando o .com poderia entrar até gente fora do Brasil então comprei .com o .com.br é bom só para blogs tipo o Luan Feeling's do @luanfr que é um blog de opiniões e também o Lemos Idéias agora se for um Blog tipo Tecnoblog, Ferramentas Blog é bom que seja .com pelo fato entendi porque a Juliana botou .com.br mais recomendável que seja .com por causa do SEO

    Responder

  10. O melhor mesmo é registrar todos (.com .br .net )

    O dominio .com é bom internacionalmente, atingindo todo o mundo. O .br (é muito usado no brasil e é amplamente aceito) o .net (é bom para o SEO e também é muito aceito mundialmente).

    Cercando assim as opções e todos eles podendo ser direcionados para o domínio principal que a meu ver seria o .com

    Um fato não pode ser despercebido. Usuários de portugal tendem a acessar mais o .com do que o .pt e atingir portugal é uma boa estratégia. O .br é pouco usado em portugal na hora da navegação.

    PS: Sou brasileiro e minhas estatísticas foram tiradas de Blogueiros de portugal

    Fonte: http://www.wptotal.com
    http://www.escolawp.com

    Responder

  11. Ao termos vários domínios com as várias extensões .com, .com.br, .net com podemos fazer para não termos o conteúdo considerado ‘duplicado’ pelo Google?

    Qual seria a melhor forma de fazer isso?
    Definindo um dos domínios como principal (.com por exemplo) e criando páginas ‘âncora’ para onde os domínios outros apontariam e onde constaria apenas um link para o domínio principal?

    Ou simplesmente usar o conceito de ‘canonicidade’ definido pelo Google?

    Me parece que a última alternativa é a melhor, ou seja, eleger um deles para ser o principal e nos outros configurar para que os robôs do Google identifique como ‘canônico’ o domínio ‘.com’ por exemplo….
    Ficou meio confuso esse comentário, mas é que o assunto é complicado mesmo…

    Responder

  12. Pingback: Como registrar e usar domínio próprio no Blogger | [ Ferramentas Blog ]

  13. Pingback: Domínio grátis é uma boa opção? (E como escolher um domínio) | Empreenda Online

  14. Olá Marcos, Possuo um domino .com há 5 anos e tem um bom trafego, mas agora me ofereceram o .COM.BR e estou em dúvida se comprar ou não; o que acha? Como isso impactaria meu trafego e minha relevância nos mecanismos de busca? Estou na dúvida sobre investir ou não…

    Responder

  15. Estou como uma duvida, mesmo estando um pouco fora do tema da postagem. Eu só conseguir um domínio com o nome do meu blog com .net.br e .blog.br e agora estou sem saber em qual registrar?

    Responder

    • Nem sempre. Pois isso não garante tráfego.
      É bom registrar vários domínios relacionados ao seu conteúdo, para evitar que seus concorrentes registrem, bem como estratégia para gerar conteúdo para esses sites e usar como redirecionadores de tráfego, mas sem produzir conteúdo duplicado. Tem que ser original.

      Existem estratégias de mini-blogs ou mini-sites, justamente pensadas para usar vários domínios relacionados.

      Responder

  16. Olá Marcos, tudo bem? Sempre tive uma dúvida, e através dela você poderá até me esclarecer uma dificuldade que temos aqui na empresa ha algum tempo. Na hora de ranquear o posicionamento, a idade do domínio interfere? Domínios mais antigos tem uma condição de aparecer em um melhor posicionamento?

    Responder

    • Depende. O fator de “idade do domínio” está relacionada com a Autoridade do Domínio. Uma coisa depende da outra. Domínios novos ainda têm pouca autoridade, mas domínios antigos também podem não ter muita. Assim, o simples fato do domínio ser antigo não confere a ele “poder” de aparecer bem no Google.
      O mais importante, sempre, é a relevância e qualidade do conteúdo que o Google encontrará dentro do site.

      Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.