O Orkut voltou? Será que foi reativado?

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+

O Orkut foi uma das mais importantes redes sociais e parece que está de volta. SERÁ? A surpresa tomou conta da internet, começando pelo Twitter nesta noite do dia 12 de Julho/17, com rumores sobre a volta das atividades do Orkut. Mas pode ser que não seja bem o que todos estavam esperando.

Quer ser um(a) Blogueiro(a) de Elite? Acesse AGORA: http://blogueiro.pro

Vamos direto ao ponto. A confusão começou porque o endereço https://www.orkut.li leva para uma página que tem a mesma aparência do antigo Orkut. É possível fazer seu cadastro, criar um perfil e comunidades. Inclusive já existem as clássicas comunidades como “Eu Odeio Acordar Cedo“. Mas tudo indica que é apenas um clone funcional daquela que foi a original.

Página do novo Orkut

O Orkut foi reativado?

Este NÃO é o Orkut original que tem o endereço http://www.orkut.com/.

No endereço original vemos uma carta do fundador da Rede Social contando sobre sua trajetória e divulgando seu novo projeto. Um aplicativo para celular chamado Hello Network – http://www.hello.com.

Fiz algumas pesquisas e descobri que o novo Orkut está registrado por um brasileiro chamado Murilo Faga (pode ser um nome fake) e este domínio foi ativado ainda em 2006. Mas não consta nenhuma forma de contato, apenas que ele é de São Paulo.

A parte mais curiosa é que este “novo” Orkut funciona exatamente como o antigo e tem a mesma estrutura e características. NÃO pense que estou recomendando que você vá lá e crie uma conta. Isso pode não ser seguro, mas eu fiz um cadastro e fiquei bem impressionado com o resultado.

Comunidade no Orkut Eu Odeio Acordar Cedo

Fato é que este NÃO é o nosso amado Orkut original, mas uma obra de alguém que só quer manter viva a nostalgia. Ou, como muitos suspeitam, usar para roubar dados dos desavisados que interligarem a conta com o Facebook.

Não podemos esquecer de que a Google é a dona do antigo Orkut e cancelou definitivamente o projeto em 2014, excluindo as contas e o acesso em Setembro de 2016. Agora em 2017 deu o golpe final excluindo o histórico dos fóruns das Comunidades.

A Google até chegou a dar um tempo para as pessoas fazerem o backup de suas contas, incluindo fotos, mensagens e depoimentos pessoais. Mas tudo foi mesmo encerrado e não temos mais nenhum tipo de acesso ao Orkut. Agora eles investem no Google+ e outros serviços.

Nada funciona corretamente. Este “novo” orkut” é apenas um lugar para simular o que foi o original. Até consegui criar uma comunidade, mas o Fórum não funciona, mesmo tentando participar de outras comunidades, não conseguimos entrar ou interagir com os perfis que existem lá.

Por fim tentei deletar minha conta, mas esta opção não existe e não é possível acessar as configurações, nem diversos menus da estrutura do site.

Conclusão? O Orkut NÃO está de volta.

Fica a lição para não cairmos em golpes e não nos registrarmos em sites só pela euforia.

Quer ser um(a) Blogueiro(a) de Elite? Acesse AGORA: http://blogueiro.pro

2 Comentários

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.