5 Técnicas de SEO p/ seu Blog agradar o Google em 2018

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+

As técnicas de SEO são uma ótima forma para garantir que seu Blog seja encontrados nos resultados do Google e seu público goste do conteúdo. Separei 5 tendências importantes para a otimização de conteúdo dos Blogs para esse ano de 2018, que você precisa observar e que podem determinar diretamente as chances de aparecer no Google e gerar mais visitas.

Fazer download do e-book Como Ganhar Dinheiro com Blog

É bom saber o que são as técnicas de SEO e como isso pode influenciar a forma de seu conteúdo aparecer no Google. Não basta um ou dois fatores para conseguir uma boa otimização, já que a Google leva em consideração diversos fatores para determinar o ranking de uma página e como vai apresentar isso para as pessoas quando elas procurarem algo.

No vídeo a seguir, separei 5 desses fatores que terão grande peso nos próximos anos e que a Google tem dado mais importância de uns tempos pra cá. Dê uma olhada também nos links que estão logo abaixo e que podem te ajudar a melhorar a qualidade do seu Blog.

Como ser um Blogueiro de Elite

5 Técnicas de SEO para Blogs em 2018

Com toda certeza existem outras técnicas tão ou mais importantes que estas que estou descrevendo abaixo. Mas a minha experiência como blogueiro me leva a dar destaque justamente a estes pontos por refletirem mudanças recentes na Google, no comportamento dos usuários e que nós, como produtores de conteúdo, podemos ter um controle maior – ou seja: isso depende apenas de como criamos nosso conteúdo.

1. A Google fez uma grande mudança no tamanho da descrição dos links que aparecem nos resultados orgânicos. Isso afeta a forma como as pessoas escolhem em qual conteúdo vão clicar quando fazem uma busca.

Já tratei sobre isso com mais detalhes neste vídeo: NOVIDADE no Google altera exibição dos resultados de busca.

O formato e tamanho da descrição de nossas páginas agora é um fator de peso, quando é possível escrever bem mais que os antigos 160 caracteres e que resumiam demais a informação de um post. Dar mais espaço para a descrição de um link influencia de forma direta nossa capacidade de entregar conteúdo e convencer as pessoas em clicar.

2. O tamanho dos artigos sempre foi um fator de peso e agora ganham mais relevância quando a Google espera que um conteúdo seja o mais completo e eficiente possível na hora de entregar a informação que as pessoas estão procurando.

Pode ser que você fico procurando “o número mágico” de quantidade de palavras que uma publicação deva ter, mas o fato é que isso varia muito. existem especialistas que falam sobre mais de 2.000 palavras, mas cada nicho e cada público tem que ser levado em conta antes de determinar o tamanho.

Fato é que a Google não quer mais artigos muito resumidos, pequenos demais, com só 250 ou 500 palavras. É preciso criar conteúdos mais completos e relevantes, que realmente resolvam o problema do seu público. E isso exige bem mais do que 3 parágrafos.

Entenda melhor sobre isso neste vídeo: Qual o tamanho ideal dos artigos no Blog?

Claro… eu sei o que você está pensando: “ninguém lê artigos longos… blá blá bláááá…“. Já tratei sobre esse problema e como podemos contornar essa situação: Como superar o problema dos Artigos longos no Blog.

SEO - Otimização para mecanismos de busca

3. Otimizar conteúdo e estrutura do Blog para celulares é algo fundamental hoje em dia, já que boa parte das pessoas só acessa internet por aparelhos móveis.

Esta é uma tendência que a Google já observou e é um fator determinante para definir o ranking de conteúdos no buscador. A experiência do visitante do Blog em telas pequenas precisa ser observada e boa parte do seu trabalho tem que ser pensado sobre isso.

Desde 2014 que a Google já desenvolve um ranking diferenciado para páginas amigáveis para aparelhos móveis. Por isso mesmo você não pode mais adiar essa otimização.

4. A satisfação do seu público é medida pelo engajamento e este é outro fator determinante de posicionamento nos resultados orgânicos do Google. Existem diversas técnicas de SEO pensadas sobre a experiência do usuário que podem te ajudar a melhorar esse engajamento.

Não se trata apenas do tempo de permanência numa página, mas inclui as ações do visitante: se clica nos links para ver outros conteúdos, deixa um comentário e até se clica para compartilhar nas redes sociais.

Saiba que a Google tem como medir a satisfação das pessoas nas páginas. Por isso, dedique tempo para saber como garantir que seu público chegue e não queira mais sair de dentro do seu Blog.

5. Os vídeo são a maior tendência para os próximos anos e os criadores de conteúdo não podem ficar presos apenas ao texto. Mesmo que um vídeo no blog não seja diretamente um fator, uma técnica de SEO, isso pode ajudar a melhorar o engajamento de seu público.

Um vídeo faz as pessoas passarem mais tempo dentro do Blog, estimula a vontade de comentar, clicar para ver outros conteúdos relacionados, melhora a acessibilidade da página, é amigável para telas pequenas e as pessoas gostam mais de assistir e ouvir um conteúdo do que ler um texto em telas pequenas.

Some ao vídeo um bom texto, referências e mais informações complementares, você terá a receita perfeita de um conteúdo de qualidade para seu Blog.

E se você não sabe  o que é “Conteúdo de Qualidade”, recomendo que veja isso aqui: O que significa “Conteúdo de Qualidade” no Blog?

3 Comentários

  1. Seguir estas tendencias e encaixar-las em meu blog que é difícil!
    Principalmente conciliando a profissão de professor durante o dia e noite “dou aula até as 23;00” boa sorte e sucesso em 2018.

    Responder

    • Olímpio,
      Entendo sua dificuldade e isso é normal para boa parte dos blogueiros que têm suas profissões. E é ainda mais difícil sendo professor. Eu mesmo comecei o blog e era professor, tudo ao mesmo tempo.
      Uma sugestão: tente montar uma planilha com seus horários e veja como encaixar a rotina do blog.

      Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.