O que significa “Conteúdo de Qualidade” no Blog?

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+

Fala-se muito sobre “produzir conteúdo de qualidade” no Blog e a importância disse para atrair público e ficar bem indexado no Google. Mas não vemos explicações claras sobre o que exatamente seria um “Conteúdo de Qualidade”. Vamos entender isso direito agora e determinar alguns parâmetros.

Quer ser um(a) Blogueiro(a) de Elite? Acesse AGORA: http://blogueiro.pro

Nem de longe quero fechar o assunto e acredito que existem algumas dezenas de fatores que determinam qualidade para Blogs. Inclusive com questões específicas para cada nicho e público alvo. Mesmo assim, não podemos descartar alguns padrões que se repetem e vão ajudar você a melhorar o nível de qualidade de seus posts.

Características do Conteúdo de Qualidade no Blog

  • Sem erros de Português
    Provavelmente este seja o fator com maior peso para a qualidade de um texto. E não falo aqui penas dos erros de escrita ou gramaticais. É preciso garantir que seu público entenda o que está lendo, que o artigo seja coerente e bem estruturado do ponto de vista redacional, inclusive.
    Os erros afastam seu público e podem prejudicar também a capacidade de indexação no Google (Erros de escrita e gramática afetam indexação do Blog no Google).
  • Que resolve um problema
    Seu conteúdo precisa ser útil e relevante para as pessoas que procuram informações sobre aquele assunto. Resolvendo um problema específico, mesmo que seja puro entretenimento. O propósito básico de um Blog é compartilhar experiências, conhecimento e opiniões.
  • Original, único, exclusivo
    As pessoas querem encontrar coisas nova, uma outra visão e algo que ainda não viram em outros blogs. Além do fato de que copiar artigos, plagiar, é extremamente prejudicial para o seu Blog. Você precisa se destacar de alguma forma mostrando seu próprio estilo e maneira de ver aquele assunto.
  • Texto bem estruturado e Otimizado
    Também não podemos esquecer dos elementos que dão forma ao texto, como o título, subtítulos, descrição e a organização do texto, mostrando sua coerência argumentativa e lógica. Isso também inclui as mais variadas técnicas de SEO.
    Sobre isso recomendo que veja esses dois outros posts:
    – A estrutura do Post para Blogs de Elite
    – Como Otimizar Conteúdo no Blog do jeito certo!
  • Completo, relevante e consistente
    Um bom conteúdo pode ser resumido nestas três palavras e não faz o visitante perder tempo. Ao chegar naquela página encontra o que procurava e percebe que o autor realmente trabalhou aquelas informações.

Blog

Isto é só uma parte sobre Qualidade no Blog

E aqui nem abordei questões como a preparação e pesquisa para elaborar o conteúdo, o uso correto das palavras chave e os elementos visuais como as imagens, que tornam a leitura mais agradável.

Poderia colocar na mesma lista a acessibilidade para os mais variados públicos (incluindo aqueles que têm algum grau de deficiência visual) e os mais variados formatos de conteúdo, onde hoje o vídeo é fundamental para atingir cada vez mais pessoas.

Por fim, teríamos que lembrar a estrutura do layout que tem que ser adequado aos aparelhos móveis (smartphones), leve, rápido e focado no conteúdo.

Como disse antes, não tenho o propósito de fechar esse assunto e definir de forma arbitrária e/ou definitiva o que é “Conteúdo de Qualidade”. Levantei alguns pontos que considero relevantes serem observados por todos os blogueiros. Você pode deixar nos comentários a sua opinião e visão sobre este tema.

Quer ser um(a) Blogueiro(a) de Elite? Acesse AGORA: http://blogueiro.pro

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.