Verificar links quebrados no Blog – Broken Link Checkers

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

broken-link-blog Quando publicamos com frequência e indicamos links externos e internos em nosso blog, eventualmente depois de um tempo esses links se perdem, seja porque algum mudou o endereço ou porque não existe mais. Mais comum é com link de imagens. Para que seu visitante não clique em link quebrados é bom sempre revisar seu blog. Vou mostrar algumas ferramentas para ajudar nessa busca.

Coisa chata é entrar num blog ou site e quando clicamos em algum link indicado esse não leva a lugar algum. Pior quando as imagens não abrem e o conteúdo fica descaracterizado. Para evitar esse constrangimento, vou mostrar dois serviços interessantes para você manter os links sempre em ordem e ativos no seu conteúdo. Serve tanto para o Blogger (Blogspot), quanto para o WordPress.

Encontrei dois serviços gratuitos via Web que verificam a URL de seu blog e vasculham seu conteúdo atrás de links quebrados/corrompidos. A terceira opção é um plugin para WordPress que verifica seu conteúdo constantemente.

1. Web Tools – Broken Link Checker

Esse é o mais simples e objetivo. Basta adicionar a URL da página que quer que seja verificada para obter uma lista de links ali contidos. Quando encontra algo quebrado, é marcado e você pode verificar.

broken-link-checker-blog-tools

Acesse: http://www.iwebtool.com/broken_link_checker

Basta colocar a URL de seu blog no campo indicado e clicar no botão “Check!”. O mais recomendável é que use a URL de seu Feed, pois esse serviço não vai até as páginas internas e o Feed contém todos os links principais de seu blog. Você verá uma lista e quando algo estiver corrompido, um “X” vermelho estará ao lado do link. Só é um pouco limitado, porque só permite 5 consultas por sessão.

2. W3C Link Checker

Muito completo e um pouco mais complicado de usar, pois o relatório é muito detalhado e até difícil de entender. Mesmo assim é mais eficiente que o anterior. Pode levar alguns minutos para exibir o relatório.

w3c-link-checker-blog

Acesse: http://validator.w3.org/checklink

Do mesmo modo que o anterior, coloque o endereço de seu blog ou de uma página interna. Não funciona com o Feed. Espere alguns minutos e todo o relatório será exibido detalhando tudo o que foi achado. Pode fazer quantas consultas quiser, sem limites de uso.

3. Plugin para WordPress – Broken Link Checker

Para quem usa o WordPress.org esse é o serviço mais recomendado. Bem completo, monitora todo o conteúdo de seu blog, verificando cada link, por mais interno e antigo que seja em seus posts e páginas.

Basta instalar normalmente como se faz para qualquer plugin e complemento para WordPress.org (se você não sabe como proceder, leia Como instalar Plugins no WordPress). Ele verificará constantemente seu blog e nunca mais você perderá nenhum conteúdo.

Outros artigos que podem ajudar:

.

7 Comentários

  1. Marcos,
    realmente é muito chato, não só nos links de referência nos artigos, mas coisa simples como o email de contato, twitter e outros.
    Ótima indicação e já corrigi um link (Broken Link Checker.
    Muito bom!

    Responder

  2. Parabéns, broder. Esta dica é de fundamental importância, pois muitas vezes perdemos os links de vista, devido à grande quantidade de artigos escritos. Blog cada vez melhor. Parabéns!

    Responder

  3. Pingback: #4 Projeto: Blog - SEO de configurações gerais - [ Ferramentas Blog ] | [ Ferramentas Blog ]

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.