Como criar um Blog GRÁTIS passo a passo [Vídeo]

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Aprenda como criar um blog de qualidade, seguindo os passos certos. Este é um tutorial apresentando o que você deve fazer para criar um blog. Entenda o passo a passo, o que é mais importante para que você tenha tudo o que precisa para desenvolver um blog grátis, seja no Blogger, WordPress ou Tumblr. Comece agora mesmo a criar um Blog seguindo estes passos.

Tenho aqui 8 dicas e passos para você saber como criar um Blog. Essa lista mostra todos os passos importantes para quem quer entrar para a blogosfera e publicar conteúdo original e único. Assista o vídeo, veja os links e referências indicados abaixo para saber o que fazer ao criar seu novo blog.

Como criar um Blog do zero

Clique AQUI e Inscreva-se no nosso Canal no Youtube

8 dicas para criar um Blog GRÁTIS

1. Tenha uma boa ideia

O mais importante é, antes de criar o blog, ter uma boa ideia. Seu blog vai precisar de conteúdo e é importante que você saiba o que quer publicar. Tenha em mente um assunto específico, um tema principal para seu blog. Pode ser sobre temas variados, mas o melhor é que seja centrado em um único nicho. Isso facilitará a sua vida e o processo de criação de artigos para o Blog estar sempre atualizado.

Claro, que seu blog seja sobre um tema que você gosta e domina. Não vá só pela moda, mas pelo que agrada você.

Clique AQUI e Inscreva-se no nosso Canal no Youtube

2. Qual o nome do Blog?

Um blog precisa ter identidade e o nome é uma das coisas mais importantes. É desse modo que ele será conhecido, portanto seja criativo. O nome do Blog tem que ter relação com o assunto principal, além de ser fácil de memorizar.

Pense em algo criativo, único e que seja fácil de lembrar, que tenha relação com o conteúdo principal do seu Blog

3. Registrar um domínio

A escolha do nome do Blog tem outra importância. Todo blog precisa de um endereço, uma URL, conhecido como domínio. É a forma como as pessoas acessam o conteúdo. Existem várias extensões para se registrar como endereço de seu blog. Escolha as mais comuns: NOME_do_Blog.com.br por exemplo. O custo é muito baixo e dá mais profissionalismo para seu projeto.

Clique AQUI e Inscreva-se no nosso Canal no Youtube

4. Seja original

É muito importante que você tenha uma ideia original e crie sempre seu conteúdo sem copiar de outros blogs ou sites. Plágio é crime. Uma das coias mais feias na blogosfera é roubar conteúdo de outros. Crie sempre seu próprio conteúdo, mostrando ao seu público que você tem algo mais a oferecer.

Clique AQUI e Inscreva-se no nosso Canal no Youtube

5. Escolha a plataforma de Blog

Onde criar o Blog? Essa é a pergunta mais recorrente. Recomendamos que se crie um blog no WordPress.ORG (que vai precisar de hospedagem), mas existem plataformas gratuitas como o Blogger – http://www.blogger.com – e o Tumblr – http://www.tumblr.com. Fica a seu critério decidir qual é melhor para suas necessidades. Mesmo assim, usar o WordPress é mais profissional e tem milhares de recursos para todos os gostos e demandas.

Ganhar Dinheiro com Blog. É possível?

Outra pergunta recorrente é se é possível ganhar dinheiro com Blogs e como fazer isso. É possível, mas não deve ser a preocupação inicial de quem está começando. Leva algum tempo para que um blog seja rentável e o mais importante para todos que estão começando é aprender mais sobre blogs, criar conteúdo e conquistar público.

6. Tenha um layout exclusivo

A identidade visual de um blog é seu grande trunfo. Um template ou Theme limpo e fácil de navegar, com os espaços certos para os recursos pode dar trabalho para encontrar. Invista um pouco e dê preferência para layouts Premium. Evite layouts gratuitos. Melhor ainda seria ter um visual totalmente exclusivo, criado por um webdesigner.

Onde conseguir layouts Premium?

7. Publique constantemente

Seu blog precisa estar constantemente atualizado. Tenha uma boa frequência de publicações em seu blog, criando novos conteúdos sempre que possível. O conteúdo precisa ser renovado para atrair mais leitores e indexar bem no Google. Não há um ritmo certo, mas que seja ao menos um novo artigo por semana.

8. Divulgue seu Blog nas Redes Sociais

Por fim, é muito importante que seu blog tenha páginas e perfis nas principais redes sociais. O Facebook, Google+ e Twitter são os mais importantes, mas cada nicho e público tem sua rede social preferida. Esteja presente em todas e aprenda como fidelizar o seu público e a usar esses espaços como fonte e divulgação e tráfego.

Com essas dicas e passos você tem grandes chances de criar um blog de qualidade e completo para fazer sucesso.

.

23 Comentários

  1. Parabéns Marcos Lemos, sempre te acompanhei e tenho noção da grande experiencia que você tem quando se trata de blogosfera. Sempre com dicas úteis e realmente relevantes. Já segui diversas dicas postados por você no Ferramentas Blog para aplicar em meu blog.

    Poste mais vídeos em seu canal do YouTube, gosto mais de assistir vídeos e ouvir podcasts do que ler longos textos.

    Abraço!

    Responder

      • Acho meio complicada essa perspectiva, pois o SAPO, para quem tem um blog com mais posts escritos, é mais completo que o Tumblr (e a busca funciona nele) – o Tumblr certamente é melhor em outros tipos de postagens.

        Agora, dizer que o WP.com é sem recursos não me parece correto; a versão de graça dele já é muito boa, e se a pessoa tiver condições de pagar 100 dólares por ano consegue fazer um blog arretado, com recursos nativos que funcionam melhor que os do Blogger (como, por exemplo, o de newsletter). Além disso, há toda uma comunidade de blogueiros em torno do WP.com, enquanto o Blogger perdeu isso na medida em que o Google transferiu a interação social de seus serviços para o G+ (aliás, essa transferência complicou a administração das mídias, como as fotos). As únicas limitações que vejo são na monetização e na colocação de widgets (o que, para a maioria, pode até ser algo bom, já que muitos blogs em outras plataformas ficam cheios de propagandas sem critério e de distrações sem limites).

        Responder

        • Thiago,

          Insisto que o WP.COM é inferior e sem recursos, mesmo pagando para poder acessar outras coisas. Ele é limitado, fraco e até sem recursos para personalizações.
          Se olharmos apenas para quem quer um espaço para publicar conteúdo, qualquer plataforma é boa. A questão está em quem quer ampliar seu blog, ter mais opções de integração, recursos e formas de fidelização do público.
          Perceba que em meus textos trato sobre o que é a necessidade do blogueiro. Existe uma plataforma para cada demanda. Se a demanda é apenas um espaço para publicar textos, o WP.COM, Tumblr ou SAPO são ótimos. Avançando um pouco mais o Blogger consegue ser mais completo e fácil de usar, especialmente para quem já precisar de recursos para SEO, Layouts mais personalizáveis e integração com outras redes sociais, além da possibilidade de monetização.

          Mas o WordPress.ORG é, indiscutivelmente, superior. Para quem precisa dar um salto, essa é a plataforma. Existem recursos que só são possíveis no WP.ORG.

          Repito, tudo vai depender da necessidade de cada blogueiro para saber o que é melhor ou pior. Para minhas necessidades o WP.ORG é o melhor. Para a de outros o Blogger e ainda o WP.COM. É isso que tem que ficar claro.

          Responder

  2. Marcos, a um tempo venho estudando blogger… Cara cheguei a conclusão que sabendo JavaScript, blogger pode se tornar uma plataforma mais que profissional.

    É claro que WordPress é WordPress.

    Mas é legal deixar claro isso, pois a imagem que se tem a respeito do blogger acaba ficando bem negativa, por conta de muitos acharem que a plataforma é muito limitada.

    Não estou defendendo a plataforma, gosto do WordPress, assim como gosto de explorar o blogger.

    Responder

  3. Olá, Marcos.

    Obrigado pelas dicas. Já uso o Wordipress.org em meu blog, embora seja um pouco complexo, é mais profissional de fato.

    Sigo seu blog constantemente e aprendo muito.
    Um abraço amigão e muito sucesso. Sempre!

    Responder

  4. Pingback: Alguns tutoriais para construir o seu blog | Archedigital's Blog

  5. – Existe algum sinalizador intermediário entre os polegares de “positivo” e “negativo” do YouTube, ou seja, um terceiro registro de avaliação de um vídeo, e que represente uma satisfação “mediana” do que foi apresentado?

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.